Equipe Mitsubishi Petrobras inicia preparação para enfrentar Baja Portalegre e Rali Dakar nos próximos meses

A Equipe Mitsubishi Petrobras vai ter duas provas importantes nos próximos meses. Em Portugal, partem para o Baja Portalegre, última etapa do Mundial de Rali Cross-country, enquanto, em janeiro, é a vez do Rali Dakar

Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Carlos Sousa/Paulo Fiuza, pela Equipe Mitsubishi Petrobras, e João Franciosi/Gustavo Gugelmin, pela Equipe Ralliart Brasil, estarão a bordo do ASX Racing em duas importantes provas internacionais nos próximos meses.
 
Entre os dias 23 e 24 de outubro, as duplas disputam a final do Mundial de Rali Cross-country, o Baja Portalegre. E, a partir de 3 de janeiro, partem para o Rali Dakar, a mais importante e desafiadora prova do off-road mundial.
 
"Vamos com uma equipe forte. Nosso objetivo no Baja Portalegre é avaliar os últimos acertos que fizemos no carro depois do Rali dos Sertões. Teremos a volta do Carlos Sousa, que não corre desde o Dakar e a estreia do Franciosi que irá correr em pela primeira vez uma prova internacional. Este também será um treino para as duplas, para afinarmos o entrosamento", garantiu Spinelli.
 
Será a estreia de Franciosi a bordo do ASX Racing. Com a L200 Triton SR, o piloto é tricampeão do Rali dos Sertões na categoria Protótipos T1.
 
"Não estou dando muita ousadia ao coração, senão dispara. Estou contando os dias para sentar nesse carro, andar e poder senti-lo. Mas estou dando bastante ênfase a meu preparo físico, já que o ASX Racing tem características diferentes da L200 Triton SR que estou acostumado", afirmou.
Carlos Sousa e Paulo Fiuza partem para mais duas importantes competições (Foto: Victor Eleutério)
Pela primeira vez, ele terá a seu lado o navegador Gugelmin, que retorna à equipe após ter participado do Rali Dakar de 2014. "Fui muito vitorioso com o Rafael Capoani, especialmente nestes três últimos títulos do Sertões. O Gugelmin tem muita experiência internacional. Ele já conhece os adversários e é um cara que vai me ajudar a somar na performance. Tendo alguém com essa vivência sempre soma muito", explicou Franciosi.
 
A próxima competição será a 29ª edição do Baja Portalegre, em Portugal, nos dias 23 e 24 de outubro. A tradicional prova marca a final do Mundial de Rali Cross-country e um dos diferenciais é o grande público que acompanha os pilotos durante todo o trecho da prova. Com um prólogo e três especiais, serão 435 km.
 
"Faz cinco anos que não disputo uma prova em Portugal e isso traz uma grande motivação. É a única prova do campeonato português que nunca venci. Mas sei que os adversários estão fortes e correram nos últimos anos, o que acaba sendo um diferencial para eles. Além de que todos irão querer me derrotar. Por isso estou com uma vontade enorme e cheio de motivação", destacou Sousa que corre ao lado do navegador Paulo Fiuza.
 
O Rali Dakar será entre os dias 3 a 16 de janeiro, com largada em Buenos Aires e chegada em Rosario, na Argentina, passando também pela Bolívia. A prova é a mais desafiadora e exigente do mundo e terá mais de 9.000 km de percurso.
 
"Com a saída do Peru do roteiro do Dakar, teremos uma prova com características bem diferentes dos últimos anos, com menos dunas e mais trechos de estradas. E é exatamente esse tipo de piso que teremos na prova de Portugal, por isso será um excelente teste para todos nós", afirmou o português.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.