Etapa de Joinville do Mitsubishi Motorsports abre temporada 2016 com trilhas complexas e clima seco

Duplas percorreram mais de 200 quilômetros pelo interior catarinense, passando por áreas de reflorestamento, mata fechada e até plantações de arroz em um sábado marcado pelo calor

Tradicionalmente, a cidade de Joinville é caracterizada pela chuva e o clima típico da região Sul do país. Mas para a abertura do Mitsubishi Motorsports 2016, as temperaturas estavam mais para o Nordeste brasileiro: com os termômetros marcando acima dos 30ºC, os competidores se divertiram pelas trilhas, abrindo o ano das competições Mitsubishi.
 
"A adrenalina, a emoção e o mundo Mitsubishi são fantásticos. Isso nos motiva a ir a qualquer lugar", garante Antonio Jorge Fernandes, que saiu de Cotia (SP), com toda a família para estar presente na abertura da temporada. "A gente se diverte e é uma forma de passear com as crianças. E ver a alegria dele dirigindo e pilotando é a minha também", afirma a esposa, Silvia.
Etapa de Joinville do Mitsubishi Motorsports (Foto: Mitsubishi)
A prova largou no Expoville e seguiu por estradas vicinais e áreas de reflorestamento, com trechos cheios de matas e morros, até o neutro em São João do Itaperiu. De lá, os competidores passaram por trechos com mata, trilhas estreitas com valetas, poças e curvas lisas, além da passagem por arrozais, margeando o belo Rio Itapocu.
 
Nas categorias Graduado e Turismo, as duplas seguiram para Araquari, onde percorreram o trecho da Mineração Veiga, local com muita dificuldade de navegação e pilotagem, onde os navegadores são exigidos ao máximo e qualquer erro pode ser fundamental para um bom resultado.
 
A bordo de uma L200 Triton GLX, Alexander e Artur Mittelstedt, pai e filho, encaram a prova pela segunda vez. A família saiu de Castro, no interior do Paraná. "É muito bom poder fazer as trilhas, acompanhar o movimento e toda a estrutura. Sem contar que o carro vai muito bem", garantiu Alexander. A dupla garantiu o segundo lugar na categoria Turismo Light.
 
Já para o casal João de Andrade e Ana Claudia Wornes, o rali ainda é um bom motivo para interagirem ainda mais. "Já dirigi e agora estou navegando. É uma emoção, adrenalina. E o trabalho em equipe. Aprendemos muito estando juntos na prova", afirma Ana. "Toda essa animação e o espírito 4×4 são muito bons", completa João.
 
"O rali da Mitsubishi é o mais esperado do ano", é o que garante Adilson Gomes Betim, de Joinville. "Depois da prova, ainda temos a oportunidade de andar por essas trilhas. Descobrimos muitas coisas novas na prova. Ás vezes não tem nada pra fazer, pegamos o carro e vamos de novo percorrer o trajeto. Nosso Pajero TR4 é o mascote da família. Nosso filho de seis anos o apelidou de Gru, do filme Meu Malvado Favorito", empolga-se.
 
Na categoria Graduados, vitória de Fabio Carvalho e Gustavo Schimidt. "Foi a melhor prova do Mitsubishi Motorsports que já andei", garante Gustavo. "Nunca tinha ganho no meu Estado, muito bom. Hoje a prova foi de arrepiar os cabelos. Tivemos a sorte e a competência de não errar nada. Não íamos andar em uma das etapas do ano, mas agora já estamos revendo os planos, andar em todas, para sermos campeões", completa.
O pódio de Joinville (Foto: Mitsubishi)
Na categoria Turismo, os brasilienses Paulo Rochadel Lima e Icaro M.C.A. Macedo garantiram o lugar mais alto do pódio. "O primeiro trecho foi mais lento e estava muito quente. Mas a segunda parte foi espetacular, muito mais dinâmica. Tivemos dificuldade porque tinha facão, lama, areia e o navegador trabalhou muito", contou o piloto. "Tentamos andar o mais próximo possível do zero. Foi uma prova muito técnica, uma das mais difíceis", finaliza o navegador.
 
Já na Turismo Light, destinada a duplas iniciantes, vitória de Reginaldo Rocha Lemos Junior e Evaldo Indig Alves, de São Paulo. "As paisagens estavam muito bonitas e as trilhas desafiadoras. Foi bem gostoso. No final ainda tinham mais velocidade, o que deixou tudo emocionante", vibra Reginaldo. "Há alguns anos estamos tentando a vitória e finalmente chegou. A sensação é fantástica", afirma Evaldo.
 
A segunda etapa do Mitsubishi Motorsports será no interior de São Paulo, em Mogi Guaçu, no dia 9 de abril. Pela primeira vez, a prova partirá do Autódromo Velo Città, um dos mais modernos do Brasil e homologado pela FIA e CBA. Os competidores terão a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura do local e aproveitar uma prova repleta de desafios.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.