Final da temporada 2015 da Mitsubishi Cup terá carros de rali na pista do Autódromo Velo Città neste fim de semana

Última etapa do rali cross-country de velocidade será neste sábado em Mogi Guaçu e trará novidades que tornarão a disputa ainda mais emocionante. Evento contará ainda com a final da Mitsubishi Lancer Cup e as provas de regularidade Fun Day e Lancer Day

Neste sábado (14), as duplas da Mitsubishi Cup se reunirão em Mogi Guaçu para a última etapa da temporada 2015. Além de definir os campeões do ano, que protagonizaram disputadas acirradas ao longo do campeonato, a final do rali cross-country de velocidade terá um desafio inédito para os competidores: um trecho inicial de aproximadamente 2,5 km no asfalto do Autódromo Velo Città. As duplas mais rápidas no asfalto ainda ganharão cinco pontos adicionais no campeonato, que podem fazer a diferença para a conquista do título.
 
"A suspensão, altura e principalmente pneus de carros de rali não são preparados para competir no asfalto. Além disso, os pilotos não têm experiência nessas condições. Certamente será curioso vê-los se adequando a essa situação", explicou Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil, divisão de alta performance da Mitsubishi Motors. 
 
Além do piso diferente, outras características do autódromo, como largura da pista, grandes áreas de escape e visibilidade perfeita, deixam o desempenho das duplas ainda mais imprevisível. "Os participantes terão que achar o ritmo perfeito para não perderem tempo, entendendo bem o limite do carro para não errar e sair da pista", disse Spinelli.
Etapa de Jaguariúna foi o penúltimo desafio da temporada 2015 da Mitsubishi Cup (Foto: Tom Papp/Mitsubishi)
No trecho inicial não haverá roteiro na planilha de navegação, o que não diminui a importância do trabalho em equipe. "Um bom navegador, ajuda muito olhando o traçado e auxiliando o piloto a entender o ritmo de cada curva", completou Guiga. 
 
Depois de sair do autódromo, os competidores entrarão em uma zona de radar, seguindo até o ponto onde começa a especial de aproximadamente 48 km na terra. Serão duas provas marcadas por piso duro, freadas fortes e relevo repleto de subidas e descidas. "O desafio em provas mais longas é manter o ritmo durante toda a especial", afirmou Spinelli. 
 
Além das últimas provas da Mitsubishi Cup, o Velo Città também será palco da grande final da Mitsubishi Lancer Cup. Na competição de pista da Mitsubishi Motors, que está em sua terceira temporada, o título segue em aberto nas duas categorias, Lancer RS e Lancer R. Por isso, as duas provas de 25 minutos, mais duas voltas, prometem muitas emoções. 
A Lancer Cup também encerra sua temporada (Foto: Cadu Rolim/Mitsubishi)
"O Bruno Mesquita tem uma vantagem, mas corrida é corrida e só termina na bandeirada. Vou tentar até o fim", comentou Elias Jr., que está na segunda colocação na Lancer RS com uma diferença de 25 pontos para Mesquita.
 
A disputa também está acirrada na Lance R. Dividindo o mesmo carro, Ricardinho Feltre e Mauro Neuenschwander estão na frente, com uma vantagem de 39 pontos para Rodrigo Mange. Mesmo na primeira colocação, Mauro garante que manterá a concentração até a bandeirada final. "Vai ser só comemoração na última etapa", garantiu Neuenschwander.
 
O evento ainda guarda espaço para as provas de regularidade Fun Day e Lancer Day, onde proprietários dos modelos Lancer, ASX e Outlander poderão se divertir com toda a família na pista do Velo Città.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.