Goiânia é palco de inédito Mitsubishi Racing Day e reúne quatro eventos no Autódromo Ayrton Senna

O belo circuito goiano foi palco de um evento inédito promovido pela Mitsubishi durante todo o sábado (20). Além da Lancer Cup, a montadora dos três diamantes realizou mais uma etapa do Mitsubishi Motorsports Sudeste, o Evo Day e o Fun Day, resultando em atividades de pista quase ininterruptas ao longo do dia

Um dia para a história. Goiânia recebeu neste sábado (20) a primeira edição do Mitsubishi Racing Day, evento que buscou englobar várias categorias num só dia e na mesma base: o belo e remodelado Autódromo Internacional Ayrton Senna. Com o clima amplamente favorável à prática do automobilismo, a montadora dos três diamantes brindou o amante do esporte a motor com uma verdadeira festa da velocidade: além de uma etapa da Lancer Cup, a marca também realizou mais uma prova do Mitsubishi Motorsports, o rali de regularidade mais tradicional do Brasil, além do Evo Day e também do Fun Day, track day de regularidade.

Além de toda a atmosfera e ótimo clima durante todo o dia na região do circuito, o evento foi especial para a Mitsubishi por ter sido realizado no seu ‘estado-mãe’ no Brasil, uma vez que a única fábrica da montadora no país está localizada na cidade goiana de Catalão, distante cerca de 210 km da capital.

No Mitsubishi Racing Day, a Lancer Cup correu pela primeira vez fora do Velo Città (Foto: Cadu Rolim/Mitsubishi)

Pela primeira vez, a Lancer Cup foi realizada fora de sua base, que é o autódromo do complexo do Velo Città. Um desafio a mais para a maioria dos gentlemen-drivers, que tiveram a chance de guiar num dos circuitos mais históricos dos Brasil no fim de semana. Pilotos das categorias Lancer RS, cujos carros são equipados com motores de 340 cv, e da Lancer R, veículos com potência de 306 cv, disputaram uma bateria única em Goiânia. A prova marcou o domínio de dois pilotos, um em cada categoria.

Na Lancer Cup desde 2013, Bruno Mesquita fez sua estreia em Goiânia neste sábado e coroou o grande fim de semana com uma vitória de ponta a ponta. O paulista largou na pole-position e depois da largada imprimiu uma pilotagem segura e jamais chegou a ser ameaçado. Mesquita cruzou a linha de chegada com seu Lancer RS #46 na frente, com Sergio Alves e Maurício Zanella fechando o top-3.

Ao GRANDE PRÊMIO, Mesquita falou sobre a jornada vitoriosa do último sábado. “Goiânia foi uma grande novidade para mim. É uma pista muito prazerosa, e o carro se comportou muito bem. Para a categoria e para todos, é algo muito bom. Para a evolução dos pilotos, essa vinda para cá foi muito positiva. Foi um fim de semana sensacional, deu tudo certo, larguei bem e me mantive na frente. Deixo Goiás bem satisfeito”, declarou o vencedor, líder na sua categoria.

Rodrigo Mange triunfou na Lancer R, também de ponta a ponta, e contou depois que teve o auxílio do vídeo game para aprender a pista e levar vantagem perante seus adversários na preparação para a etapa deste fim de semana. Alexandre Navarro terminou em segundo, logo à frente de Mauro Neuenschwander, terceiro colocado.

O Mitsubishi Motorsports reuniu famílias e amigos em Goiânia (Foto: Adriano Carrapato/Mitsubishi)

Por sua vez, o Mitsubishi Motorsports abriu sua etapa em Goiânia no autódromo, sobretudo para as categorias Graduados, para competidores mais experientes, e Turismo, destinada a pilotos e navegadores com grau intermediário de experiência, que tiveram a largada de suas respectivas provas no próprio circuito, enquanto a classe Turismo Light largou nas cercanias da pista. O trajeto mais longo compreendeu passagem não somente por Goiânia, mas por municípios vizinhos como Senador Canedo, Caldazinha, Bela Vista de Goiás, Piracanjuba e Hidrolândia.

Otávio Enz e Allan Enz, naturais de Apucarana, venceram na classe Graduados e chegaram ao fim da prova com apenas 265 pontos perdidos. O conjunto exaltou a chance de poder correr num circuito fechado e também se mostrou feliz com o desempenho no trecho em que está mais acostumado, no fora de estrada. “O mais divertido e o que mais nos surpreendeu foi poder andar com nosso 4×4 na pista do autódromo na primeira parte da prova. No off-road, o trecho cronometrado estava sensacional Com certeza essa etapa ficará em nossa memória, não só pela vitória”, afirmou o piloto.

Na classe Turismo, o triunfo ficou com a dupla formada por Carlos Frederico Bauer e Alexandro Silvo, da cidade catarinense de São Bento do Sul. Na categoria Turismo Light, vitória para Wilson Rodrigues Pinto e Carina Tricarico, de São Paulo.

Os pilotos enfrentaram grandes desafios nas trilhas de Goiás (Foto: Ricardo Leizer/Mitsubishi)

Além da competição propriamente dita, o Mitsubishi Motorsports realizou o trabalho de ação social Mitsubishi Pró-Brasil e arrecadou 4,5 toneladas de alimentos com as inscrições dos conjuntos participantes. Os mantimentos foram entregues à Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus e será distribuído entre as cidades que fizeram parte do roteiro da prova.

O show da velocidade ficou completo com o Fun Day e o Evo Day. O Fun Day consiste num desafio veloz e divertido de regularidade em pista, no qual os pilotos têm de percorrer todo o circuito de acordo com as marcações de tempo e velocidade estabelecidos numa planilha desenvolvida pela direção de prova, numa filosofia semelhante ao do rali de regularidade, porém com vários carros dividindo o mesmo espaço. Foram 72 veículos inscritos e divididos em dois grupos.

Já o Evo Day é um track day proporcionado pela Mitsubishi aos donos de Lancer Evolution X, que tiveram a chance de acelerar num circuito utilizado por grandes nomes do automobilismo brasileiro e mundial para testarem suas habilidades e acelerar seus carros num local nascido com tal finalidade.

A próxima etapa da Lancer Cup será disputada em 25 de julho, marcando o retorno da categoria ao Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Já o Mitsubishi Motorsports Sudeste volta às trilhas de off-road daqui a duas semanas, em 4 de julho, na cidade de Curitiba.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.