Mitsubishi Cup tem campeões mundiais e recordista de ondas gigantes em Jaguariúna

Na etapa deste sábado (3) em Jaguariúna, a Mitsubishi Cup contará com a presença da família Varela, de Carlos Burle, um dos mais importantes surfistas do mundo, e Helena Deyama, a mulher que mais vezes pilotou na prova

A etapa deste sábado da Mitsubishi Cup vai reunir convidados para lá de especiais em Jaguariúna, no interior de São Paulo. No ano que comemora 20 anos, o rali cross-country de velocidade faz homenagens a pessoas que fazem parte da história, além de trazer convidados para experimentar o off-road e personalidades para reviver o duelo das pistas.
 
A competição será realizada no Haras Patente e terá a presença de um dos maiores campeões do surf nacional, Carlos Burle; da recordista feminina de participações na Mitsubishi Cup, Helena Deyama; e da família Varela, com o pai Reinaldo e os filhos Rodrigo, Gabriel e Bruno, disputando entre si para ver quem se sai melhor, além da Nani Varela, esposa e mãe, que é a chefe de equipe e sempre acompanha a família nas disputas.
 
Pela primeira vez na temporada serão duas disputas de 50 km cada, no maior trajeto do ano. Cerca de 60% do percurso está com cana baixa e dará mais visibilidade para os pilotos.
A Mitsubishi Cup vai ter convidados especiais em Jaguariúna (Foto: Adriano Carrapato)
Homenagens a cada etapa
 
Figuras importantes que fazem parte dos 20 anos da competição são homenageadas e convidadas a disputar a prova. Na primeira do ano, o homenageado foi o piloto Edu Piano, primeiro campeão da competição. Já em Ribeirão Preto, foi a vez de Marcelo Mendes, único tricampeão consecutivo, e ainda em três categorias diferentes. Na etapa anterior, em Indaiatuba, foi a vez do navegador Marcos Panstein e agora é a vez da pilota que mais vezes disputou a prova, Helena Deyama, que irá acelerar a nova L200 Triton Sport R.
 
Além de pilota, ela é palestrante e instrutora de direção preventiva e defensiva e também atua como instrutora em cursos e eventos automotivos. Fora das pistas, trabalha como designer gráfica e artista plástica e é diretora da Luart Studio Arte e Criação.
 
São 24 anos de experiência em automobilismo. A estreia no rali cross-country foi em 1999, compondo a primeira dupla feminina a competir no Rali dos Sertões. Já são mais de 15 participações na maior prova off-road do Brasil. Ela também é a primeira mulher a vencer o Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country (categoria Super Production) e acumula seis temporadas na Mitsubishi Cup.
 
Convidados especiais
 
Rivais históricos também são convidados a acelerar na Mitsubishi Cup. Já passaram pelas trilhas nomes como Mauricio Neves, Ulysses Bertholdo, Ingo Hoffmann e Paulão Gomes.
 
Na etapa de Jaguariúna, a família Varela irá pilotar o ASX RS. O pai, Reinaldo, e seus três filhos, encaram as mais diferentes provas de rali pelo mundo. Reinaldo é bicampeão mundial de rali cross-country, campeão do Rali Dakar e bicampeão do Rali dos Sertões.
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Atualmente, a família disputa o Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country e Baja e a Copa do Mundo de Rali Cross-country, a bordo do UTV Can-Am Maverick X3.
 
Da água para a terra
 
Pode-se dizer que Carlos Burle, no rali, é “o peixe fora d’água”. Mas motivação não falta para o surfista campeão de ondas gigantes. Ele estará a bordo da L200 Triton Sport R para encarar pela primeira vez o rali Mitsubishi Cup.
 
Burle é um dos maiores campeões do surf. Aos 50 anos, já conquistou todos os principais títulos do circuito mundial: foi duas vezes Campeão do Mundo de Ondas Grandes em 1998 e 2009/2010 e entrou para o Guinness Book of Records em 2001, quando surfou a maior onda do mundo até então, com 22,6 metros de altura.
 
Várias atrações para o público
 
O dia será repleto de atrações para o público que comparecer ao Haras Patente a partir das 8h da manhã.
 
Além de ver de perto os carros de rali em ação, o evento terá teste ride em cavalos Mangalarga, uma corrida a pé, organizada pela Galera do Pace, presença da barbearia Corleone, teste drive em veículos Mitsubishi, além de uma completa praça de food trucks com diversas opções.
 
A Mitsubishi Cup é disputada em seis categorias ― L200 Triton Sport R, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS, ASX RS Master e a novíssima L200 Triton Sport RS ―, com carros preparados para encarar as mais difíceis situações.
 
Os veículos são produzidos pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de veículos de corrida, e estão disponíveis para venda para os pilotos e equipes com condições especiais. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
 
#GALERIA(9771)

Programação – Mitsubishi Cup
Etapa Jaguariúna (SP)
 
Sexta-feira, dia 02 de agosto
08h00 – Abertura da secretaria de prova
09h00 – Vistoria técnica
13h30 – Treinos livres
18h00 – Briefing pilotos e navegadores
 
Sábado, dia 03 de agosto
08h43 – Largada da Prova 1
11h23 – Largada da Prova 2
13h30 – Início da premiação
 
Local: Haras Patente
 
Calendário Mitsubishi Cup 2019*
4ª etapa – 03 de agosto – Jaguariúna (SP) / Haras Patente
5ª etapa – 28 de setembro – Cordeirópolis (SP) / Autódromo V. Fragnani
6ª etapa – 19 de outubro – a definir
7ª etapa – 23 de novembro – Mogi Guaçu (SP) / Autódromo Velo Città
*Datas e locais sujeitos à alterações.
 
Paddockast #26
Acidentes que alteraram carreiras

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube