Mitsubishi estreia curso exclusivo de técnicas off-road com aulas teóricas e práticas de 4×4 no Velo Città

O Mitsubishi Drive Club, plataforma de eventos da montadora dos três diamantes que é baseado no complexo do Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, ganhou um novo programa. O Mitsubishi 4x4 Experience nasceu para oferecer cursos de direção em provas off-road

Marca responsável pelos principais ralis cross-country de velocidade e também de regularidade, a Mitsubishi dá mais um passo no seu trabalho de excelência com veículos 4×4 no off-road. O Mitsubishi Drive Club, que é a plataforma de eventos realizados no complexo do Autódromo do Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, agora passa a contar com o Mitsubishi 4×4 Experience. O projeto nasceu com a proposta de oferecer ao apaixonado pelo off-road a chance de desenvolver sua pilotagem em cursos de direção e provas neste tipo de pista.

Detlef Altwig, gerente de projetos especiais da Mitsubishi Motorsports, explica o objetivo do novo 4×4 Experience. “Usamos todo o nosso know how em realizar cursos de direção e provas off-road para criar esse programa. Ele é destinado a quem tem pouca ou nenhuma experiência em conduzir seus veículos em situações que exijam o uso do 4×4”, declarou.

O curso do Mitsubishi 4×4 Experience dura o dia todo (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

O curso, ministrado no Mitsubishi Drive Club, espaço que conta com sala de briefing, espaço para almoço e área específica para treinamento, dura o dia todo e compreende lições teóricas e atividades práticas. Isac Pinto, um dos responsáveis pela organização do Mitsubishi Motorsports, o mais importante e tradicional rali de regularidade do Brasil, está à frente do Mitsubishi 4×4 Experience e lidera uma equipe de seis instrutores de notória experiência em veículos 4×4.

No período da manhã, a partir das 8h os alunos são apresentados às funcionalidades da tração 4×4, um pouco da história desta tecnologia, detalhes dos veículos e também um vídeo com técnicas de direção. Após a pausa para o almoço, os alunos, a bordo dos próprios veículos Mitsubishi, aplicam na prática as lições teóricas recebidas num percurso off-road de aproximadamente 2500 metros dentro do complexo do Velo Città.

No ato da inscrição, o aluno participa com seu próprio Mitsubishi das linhas L200, Pajero ou ASX nas versões 4×4. Caso o aluno não tenha um 4×4 da Mitsubishi, há a possibilidade de locar um carro da marca.

O circuito off-road percorrido pelos alunos do Mitsubishi 4×4 Experience no Velo Città (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

O percurso é composto por 17 obstáculos dos mais variados tipos, como rampas de inclinação lateral, atoleiro, piso com pedras, aclives, declives, erosões e vários outros, simulando situações constantes a esse tipo de piso. Cada volta no circuito dura pelo menos 20 minutos.

“Caso o participante não se sinta confortável com algum obstáculo, a pista conta com opções by-pass, por onde ele pode contornar o exercício e seguir para o próximo. Tudo isso com a instrução de uma equipe com vasta experiência no assunto”, comentou Altwig.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube