Única dupla brasileira nos carros, Spinelli e Haddad largam no próximo sábado para 9 mil km do Rali Dakar

Equipe Mitsubishi Petrobras terá dois ASX Racing, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, na prova, que passará pela Argentina, Chile e Bolívia a partir da largada que já acontece no próximo dia 3 de janeiro

O Rali Dakar está prestes a partir. No próximo sábado, dia 3 de janeiro, competidores de todas as partes do mundo partem de Buenos Aires, na Argentina, para enfrentar o Dakar em um percurso de mais de 9 mil km, em meio ao desconhecido, durante 14 dias.
 
Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Equipe Mitsubishi Petrobras, partem para o desafio após um ano de muita preparação e conquistas, já que venceram o Rali dos Sertões, maior prova do off-road nacional. Eles serão a única dupla brasileira nos carros. "É uma grande responsabilidade. Mas vamos enfrentar todos os outros países e todas as outras equipes para representar o Brasil da melhor forma possível", afirma Guiga Spinelli.
Equipe Mitsubishi Petrobras terá dois ASX Racing no Rally Dakar (Foto: Gustavo Epifânio/Mitsubishi)
Desde 2009, o Rali Dakar é realizado na América do Sul. A mudança de continente não tirou o lado glamouroso que consagrou a prova em todo o mundo; Também não diminuiu sua dificuldade.
 
Os roteiros são inéditos, o dia pode ser sob o forte calor do Deserto do Atacama, com suas gigantescas dunas, ou enfrentando o frio e a altitude da Cordilheira dos Andes. Todos esses elementos, somados a alta quilometragem, tornam este um dos maiores desafios do off-road mundial.
 
Na edição 2015, a ASO, organizadora da prova, traz de volta a etapa maratona, onde os competidores não podem ter apoio mecânico de suas equipes. "É bem crítico, pois não temos a revisão tradicional no carro. Serão dois dias que passam a ser somados como um, totalizando 1.380 km e 553 km de especiais", explica Guiga. A etapa maratona abrange o décimo e 11º dias, entre as cidades de Calama (CHL) e Termas Rio Hondo (ARG).
 
Outras peculiaridades já preocupam os competidores, como o dia mais longo da história, com 1.024 km, entre as cidades de Termas Rio Hondo e Rosario, na Argentina. Mas é na divisa entre Bolívia e Chile que será realizada a maior especial, com 781 km, de Uyuni até Iquique. "Estamos com dois carros e com uma equipe bastante experiente que irá nos ajudar a buscar os melhores resultados possíveis", garante Spinelli. O total de especiais do Dakar 2015 é de 4.578 km.
UM ANO DEPOIS

Foi no dia 29 de dezembro de 2013 que o maior vencedor da história da F1 iniciou uma batalha sem precedentes por sua vida. Heptacampeão e aposentado pela segunda vez das pistas, Michael Schumacher passava férias com a família e os amigos em uma charmosa estação de esqui nos Alpes franceses, como foi bastante comum em anos anteriores, quando sofreu um grave acidente. Embora praticante habitual do esporte, o alemão não pôde evitar a queda enquanto esquiava com o filho, Mick, e bateu a cabeça com violência em uma pedra. Começava ali um drama que dura até hoje, há exatos 365 dias.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

DIRETOR DA WILLIAMS DIZ QUE MASSA SUPEROU EXPECTATIVAS EM 2014 
O diretor-técnico Pat Symonds analisou a temporada 2014 de Felipe Massa pela Williams e disse que o brasileiro superou as expectativas em seu primeiro ano no time de Grove. Para o engenheiro inglês, agora o brasileiro se encontra em um ambiente perfeito para ter seu melhor desempenho na F1
 
 
MELHORES DO ANO

E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.