Veterano Elias Jr. e novato Corrêa triunfam na primeira rodada da Mitsubishi Lancer Cup no Velo Città

Elias Jr. venceu de ponta a ponta a primeira bateria da temporada 2013 da Lancer Cup. Na prova da tarde, o triunfo ficou com o jovem maranhense Daniel Corrêa, de apenas 27 anos, que conquistou a vitória após vencer a prova mais empolgante do fim de semana em Mogi Guaçu

Depois de meses e meses de preparação e planejamento, o automobilismo brasileiro viu a largada da primeira temporada da Mitsubishi Lancer Cup. A primeira rodada dupla de 2013 foi realizada no sábado (9), no circuito Velo Città, de propriedade da montadora, em Mogi Guaçu. O circuito teve um grid bastante significativo para uma primeira corrida e contou com 17 carros. Dentre os competidores, dois tiveram mais motivos para sorrir: um deles, o veterano Elias Jr, vencedor da bateria da manhã. Já na corrida da tarde, o triunfo ficou com o novato maranhense Daniel Corrêa, que ainda um iniciante no automobilismo.

Elias Jr., dono de experiência em várias outras categorias turismo, conquistou a pole-position após a sessão classificatória de meia hora, disputada logo pela ensolarada manhã de sábado no Velo Città. Do começo ao fim, o dono do carro #11 não ofereceu a menor resistência aos adversários, com a disputa por posições ficando restrita do terceiro lugar em diante. Isso porque o segundo melhor posicionado no grid, Bruno Mesquita, também manteve sua colocação e não enfrentou problemas.

A Mitsubishi Lancer Cup realizou sua primeira rodada dupla no Velo Città (Foto: David Santos Jr.)

Mais atrás, aí sim uma grande briga por posição que envolveu os experientes Fabio Viscardi, Sylvio de Barros e Sergio Alves. Quem levou a melhor na disputa acabou sendo Alves, que sustentou a pressão dos adversários do início ao fim.

Após 16 voltas completadas, Elias Jr. cruzou a linha de chegada em 29min44s684 de tempo total de prova, terminando 7s508 à frente de Mesquita. Alves alcançou o terceiro lugar, logo à frente de Viscardi e Sylvio de Barros, que completaram o pódio da etapa de abertura da temporada 2013 no Velo Città.

Logo após a prova, Elias Jr. falou ao Grande Prêmio e destacou o potencial da mais nova categoria do automobilismo brasileiro. “Estou impressionado com a organização e a estrutura do evento. Realmente, a Mitsubishi está de parabéns”, destacou o carioca.

“Os carros são bastante competitivos e bons de guiar, e como todos os carros são iguais, isso é bom, você sabe que estará sempre disputando no mesmo nível com os outros pilotos, então acho que encontrei um bom lugar para correr neste ano. É um privilégio poder fazer parte desta categoria”, vibrou o vencedor da etapa inaugural do sábado.

Eis o top-5 da primeira corrida da Lancer Cup em 2013 (Foto: David Santos Jr.)

Com a regra do grid invertido, os posicionados entre primeiro e oitavo da primeira corrida inverteram suas respectivas posições para formar o alinhamento de largada para a segunda prova do fim de semana. Assim, Elias Jr. largou em oitavo. O pole-position foi Daniel Corrêa, oitavo colocado pela manhã, seguido por Carlos Faletti, José França, Sylvio de Barros, Viscardi, Sergio Alves, Mesquita e Elias Jr. Na categoria Premium, para pilotos acima de 45 anos, Carlos Faletti, sétimo no geral, foi o vencedor, seguido por Sidney Campos e Luiz Barcellos.

A segunda prova acabou sendo a mais emocionante do fim de semana. Segundos antes da volta de aquecimento dos pneus, uma garoa caiu na região do circuito e deixou a pista um pouco úmida. A direção de prova optou por iniciar a corrida sob bandeira amarela, com o safety-car à frente dos 17 colocados no grid. Entretanto, a fina garoa cessou rapidamente e não houve a necessidade de mudança para pneus de chuva. Assim, a bandeira verde foi acionada duas voltas depois.

Como é de praxe em todas as corridas com grid invertido, a segunda bateria no Velo Città foi repleta de ultrapassagens e lutas por posição. Largando em oitavo, Elias Jr. deu um show à parte ao conquistar várias colocações em poucas voltas. Logo no primeiro giro com bandeira amarela, o carioca era o sexto colocado, mas tudo indicava que chegaria ao topo em pouco tempo.

Por outro lado, Faletti, menos experiente, foi perdendo terreno para os adversários. Numa dessas disputas por posição, o dono do carro #6 acabou tendo seu pneu traseiro direito furado. Valente, o piloto até tentou seguir na corrida por algumas voltas, mas, com seu Lancer Evo R já sem condições, abandonou a corrida a poucas voltas do fim.

Elias Jr. duelou com Mesquita pelo segundo lugar na segunda bateria (Foto: David Santos Jr.)

Elias Jr., por sua vez, seguia crescendo na prova, assim como Bruno Mesquita, que depois de ter partido em sétimo, já era o segundo lugar depois de cinco voltas. Elias Jr. veio em ritmo tão forte quanto seu adversário e não levou muito tempo para chegar à terceira posição. Assim, Corrêa seguia na liderança, mas não tão confortável, já que tinha Mesquita e o carioca Elias no seu encalço.

Mesquita segurou o quanto pôde, mas não resistiu à pressão de Elias Jr. e caiu para terceiro. Entretanto, o vencedor da primeira bateria ainda estava um pouco longe de Corrêa. Por isso, o piloto carioca apertou o ritmo para tentar triunfar pela segunda vez seguida no Velo Città. Depois de se aproximar demais do maranhense, Elias tentou tudo e tentou ultrapassá-lo na última volta. Mas Corrêa, mesmo com pouca experiência, conseguiu sustentar a liderança, mesmo após um toque entre os carros, e seguiu para sua primeira vitória na Lancer Cup. Elias Jr. conseguiu permanecer em segundo e saiu de Mogi Guaçu como líder do campeonato.

Mesquita completou o top-3 da segunda bateria, enquanto Fabio Viscardi e Sergio Alves fecharam o rol dos cinco primeiros. Já na categoria Premium, Eduardo Souza Ramos garantiu o triunfo depois de ter abandonado a primeira bateria, sendo seguido por Sidney Campos, novamente segundo colocado.

Destaque para o maranhense Corrêa, o piloto mais novo do grid da Mitsubishi Lancer Cup, com apenas 27 anos. Contudo, o vencedor da etapa da tarde não se disse totalmente satisfeito. “Fecharia com chave de ouro se tivesse vencido de ponta a ponta tranquilo, apenas fazendo meu trabalho. Mas o Elias Jr. e o Bruno vieram muito rápido no último trecho da corrida, mas consegui defender minha posição. Foi horrível, pior sensação do mundo”, brincou o novato Daniel. “Ainda não consegui assimilar [a vitória], mas a sensação é ótima”, vibrou o piloto.

Ingo Hoffmann sobe no alto do pódio com Daniel Corrêa (Foto: David Santos Jr.)

Após duas etapas, Elias Jr. tem 47 pontos, cinco a mais que Mesquita. Sergio Alves e Fabio Viscardi somam, cada um, 36 pontos. Corrêa, apoiado pelo governo do Maranhão e por empresas do estado, ocupa o quinto lugar.

A próxima rodada dupla da Mitsubishi Lancer Cup será disputada no dia 20 de abril, novamente no Velo Città, em Mogi Guaçu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.