2s5 à frente de Miller, Márquez anota em Brno maior diferença no grid em 42 anos

Marc Márquez fez uma grande mágica na classificação do GP da Tchéquia. Neste sábado (3), arriscou nos pneus slicks em um asfalto úmido, ficou com a pole-position com uma vantagem de 2s5 e ainda anotou a maior distância entre o primeiro e segundo colocados do grid em 42 anos

Marc Márquez é um piloto que tem feito o inimaginável no Mundial de Motovelocidade e, neste sábado (3), voltou a encantar os seus torcedores e o esporte a motor como um todo. Na classificação do GP da Tchéquia, o espanhol ficou com a pole-position com uma vantagem de 2s524, a maior da era MotoGP e também em 42 anos.
 
Na tomada de tempos em Brno, as condições estavam bastante complicadas para os competidores. No início do Q2, a chuva havia dado uma trégua, mas voltou a aparecer na reta final dos 15 minutos de cronômetro.

Marc Márquez (Foto: Reprodução)

E o titular da Honda decidiu ousar. Indo com pneus slicks, para pista seca, em um asfalto que estava bastante únido, levou sua moto até o limite para cravar a marca de 2min02s753 e ficar com a posição de honra do grid com margem confortável superior a 2s.
 

A distância do pentacampeão para o segundo colocado, Jack Miller, foi tão grande que, inclusive, nunca havia sido vista na era da MotoGP. A maior anterior havia sido entre Aleix Espargaró e o próprio piloto, em 2014 na Holanda, quando 1s405 separavam os pilotos.
 
Se for olhar mais para trás, desde a época das 500cc, é difícil encontrar tamanha extensão entre o primeiro e o segundo colocado do grid, precisando voltar nada menos que 42 anos. Coincidentemente também foi em Brno, em 1977. Johnny Cecotto teve um respiro de 3s96 para Pat Hennen. Detalhe: o circuito tinha o dobro do tamanho, com 10,8 km.
 

 
Paddockast #27
Schumacher e Vettel: UNIDOS POR UM RECORDE

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube