9º, Bagnaia dá à Ducati título da MotoGP. Rins vence em Valência no adeus da Suzuki

Enfim, a Ducati pode soltar o grito: Francesco Bagnaia é campeão da MotoGP 2022! Ele terminou a prova em nono, mas foi suficiente para conquistar o título tirar a marca de Borgo Panigale de um jejum de 15 anos

Enfim, a Ducati pode soltar o grito: Francesco Bagnaia é campeão da MotoGP 2022! Depois de uma recuperação verdadeiramente histórica, o piloto da moto #63 encerrou o GP da Comunidade Valenciana em nono lugar, que foi suficiente para conquistar o título. Com sete vitórias, cinco poles-position e nove pódios, Pecco se torna primeiro italiano campeão desce o triunfo de Valentino Rossi em 2009 e tira a marca de Borgo Panigale de um jejum de 15 anos.

O vencedor foi Álex Rins, após uma ótima largada. Na ‘última dança’ com a Suzuki, tomou a ponta na primeira curva e não soltou mais. Atrás dele, Brad Binder e Jorge Martín completaram o pódio.

E Fabio Quartararo? Fez o que tinha ou dava para fazer com chances difíceis para conquistar o bi. Correu como quem realmente não tinha nada a perder, com um excelente ritmo, mas finalizou apenas na quarta posição.

▶️ Bagnaia desafia improvável e faz história pela Ducati com primeiro título na MotoGP
▶️ Ducati encerra espera de 15 anos com título que coroa trabalho de Dall’Igna
▶️ Stoner, o pioneiro: como foi a primeira conquista da Ducati na MotoGP

Francesco Bagnaia é campeão! (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Miguel Oliveira, Joan Mir, Luca Marini, Enea Bastianini, Bagnaia e Franco Morbidelli fecham o top-10. A corrida contou com muitos abandonos: sete no total, incluindo as duas Aprilia, que retornaram aos boxes aparentemente com problemas nas motos. Marc Márquez caiu e também abandonou.

Saiba como foi o GP da Comunidade Valenciana de MotoGP:

Como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o sol seguiu brilhando em Cheste, o que elevou discretamente a temperatura. Às vésperas da largada, os termômetros mediam 28°C, com o asfalto chegando a 32°C. A umidade relativa do ar estava em 15%, com o vento soprando a 10 km/h no sentido leste.

Na saída dos boxes, todos os pilotos escolheram os pneus dianteiros duros, enquanto a maioria optou pelo traseiro médio, com exceção de Pol Espargaró, Takaaki Nakagami e Álex Márquez, que calçaram os macios.

Na hora da largada, os 92.166 espectadores viram o pole-position Jorge Martín não sustentar a ponta, que foi para as mãos de Álex Rins, que fez uma excelente largada. Pecco também partiu muito bem, se instalando atrás do rival pelo título logo nos primeiros metros.

Largada da MotoGP em Valência (Vídeo: MotoGP)

Jack Miller logo começou a escalar e primeiro passou Bagnaia, depois atacando Quartararo. O francês respondeu e o #63 foi atraído para a briga. Os dois se tocaram e um pedaço da Yamaha acabou se soltando, provavelmente uma asa.

Brad Binder até mergulhou por dentro de Fabio e tomou a posição, mas levou o troco de imediato. Mesmo sem a asa direita a M1, o #20 se recompôs e manteve o sexto posto, ainda bastante perto de Bagnaia, que já estava 1s4 atrás de Miller.

Ainda na quarta volta da corrida, Aleix Espargaró abandonou a disputa, o que resultaria provavelmente na perda do terceiro lugar do Mundial.

Bagnaia e Quartararo disputam a quinta posição da prova (Vídeo: MotoGP)

Pouco depois, Quartararo atacou Bagnaia de novo e tomou a quinta colocação. Mas o francês ainda tinha 1s7 de atraso para Miller, que era o quarto.

Darryn Binder e Pol Espargaró não tiveram mais sorte e caíram, abandonando o GP da Comunidade Valenciana.

Na ponta da corrida, Rins seguia liderando, mas sem muita folga em relação a Martín. Miller, por outro lado, tina acabado de tomar o terceiro posto de Marc Márquez. E Quartararo ia cortando a diferença.

Aleix Espargaró volta aos boxes e abandona em Valência (Vídeo: MotoGP)

Pelo replay, foi possível ver que a moto de Quartararo não foi a única danificada pelo toque de mais cedo. A Ducati de Pecco também perdeu uma asa, o que abala o equilíbrio da Desmosedici.

Álex Márquez caiu, mas chegou a voltar para a pista antes de se dirigir aos boxes e abandonar.

Com 19 voltas para o fim, Bagnaia era pressionado por Brad Binder e levou um belo susto, mas conseguiu se manter na pista. O italiano acabou perdendo a posição e ainda tinha Joan Mir chegando atrás.

Na volta 10, Marc Márquez caiu na curva 8 quando rodava em quarto, promovendo Quartararo uma posição. O espanhol não se machucou no acidente.

Aos poucos, Mir chegou em Bagnaia e passou a pressionar pela sexta colocação. A ultrapassagem veio no fim da volta 14, por dentro, mas Pecco ainda tentou devolver na reta, mas pensou melhor e optou pela prudência ao não dividir a freada da curva 1.

Miguel Oliveira era quem vinha próximo agora, chegando para disputar a sétima colocação com o líder do Mundial. Ainda que o português passasse, atrás vinha uma trinca de Ducati: Luca Marini, Enea Bastianini e Johann Zarco. Era mais seguro para Bagnaia estar com eles.

Faltando 12 giros para a bandeirada, Johann Zarco caiu, deixando um escudeiro a menos na proteção a Pecco. Logo depois, Oliveira passou Bagnaia e tomou a sétima colocação, deixando Marini atrás do líder do Mundial.

Na ponta, Rins ia se aproximando de 1s de vantagem em relação a Martín, enquanto Brad Binder tomava de Quartararo a quarta colocação. O sul-africano vinha em ritmo forte e ia para cima para brigar pelo pódio.

Marini ultrapassa Bagnaia numa disputa bem próxima (Vídeo: MotoGP)

Na volta 19, Marini passou Bagnaia de forma limpa deixando o #63 para se proteger de Bastianini. Os dois já estão acostumados a brigar e Enea admitiu essa semana que pensa no futuro na hora de brigar com Pecco, já que não quer chegar na Ducati em 2023 em um climão.

Com seis voltas para o fim, Bastianini também passou Bagnaia, que escancarou a passagem para Enea. Agora, ele tinha 1s8 de frente para Morbidelli, que vinha em décimo.

Faltando só quatro voltas para o fim, Miller caiu na curva 11, se despedindo da Ducati com um abandono. Assim, Quartararo recuperou o quarto posto, diante de Oliveira, Marini, Bastianini e Bagnaia.

Faltando dois giros para o fim, a batalha pelo segundo posto esquentou, já que Binder chegou em Martín e passou a pressionar. O sul-africano tomou a posição do posição, já com 0s7 de atraso para Álex, que caminhava para vencer a última corrida da Suzuki na MotoGP.

Atrás, Morbidelli pressionava Bagnaia pela nona colocação. Os dois são amigos, mas Franco anda precisando de uma trégua de um ano terrível. O ítalo-brasileiro, porém, não passou, e Pecco confirmou o título da nona colocação.

MotoGP 2022, GP da Comunidade Valenciana, Ricardo Tormo, Corrida:

1Á RINSSuzuki41min22s25027 voltas
2J MARTÍNPramac Ducati+0.396 
3B BINDERKTM+1.059 
4F QUARTARAROYamaha+1.911 
5M OLIVEIRAKTM+7.122 
6J MIRSuzuki+7.735 
7L MARINIVR46 Ducati+8.5524 
8E BASTIANINIGresini Ducati+12.038 
9F BAGNAIADucati+14.441 
10F MORBIDELLIYamaha+14.676 
11M BEZZECCHIVR46 Ducati+17.655 
12R FERNÁNDEZTech3 KTM+24.870 
13R GARDNERTech3 KTM+26.546 
14T NAKAGAMILCR Honda+26.610 
15F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+31.819 
16C CRUTCHLOWRNF Yamaha+1:28.870 
17A MÁRQUEZLCR Honda+1 volta 
18J MILLERDucatiAbandonou 
19J ZARCOPramac DucatiAbandonou 
20M VIÑALESApriliaAbandonou 
21M MÁRQUEZHondaAbandonou 
22P ESPARGARÓHondaAbandonou 
23D BINDERRNF YamahaAbandonou 
24A ESPARGARÓApriliaAbandonou 
GRANDE PRÊMIO preparou uma cobertura especial para a decisão do título da MotoGP. Confira aqui (Foto: Divulgação | Arte: Rodrigo Berton)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.