Stoner, o pioneiro: como foi a primeira conquista da Ducati na MotoGP

Em 2007, a Ducati pegou a classe rainha do Mundial de Motovelocidade de surpresa e triunfou com um jovem Casey Stoner. No segundo ano na categoria, o australiano somou dez vitórias e seis poles e se tornou o primeiro campeão mundial da equipe de Borgo Panigale

CASEY STONER NÃO ESTÁ MAIS SOZINHO NO PANTEÃO DA DUCATI. Primeiro campeão pela marca de Bolonha, o australiano esperou 15 anos, mas agora tem a companhia de Francesco Bagnaia, que conquistou neste domingo (6), em Valência, na Espanha, o título da MotoGP 2022.

Em 23 de setembro passado, a conquista de Stoner na classe rainha do Mundial de Motovelocidade completou 15 anos. Naquela temporada 2007, o australiano, então na segunda temporada na classe principal, pegou todo mundo de surpresa. Calçando pneus Bridgestone em um grid amplamente dominado pelos Michelin, o piloto que tinha ficado conhecido no ano anterior como ‘Rolling Stoner’ pintou e bordou.

▶️ Bagnaia desafia improvável e faz história pela Ducati com primeiro título na MotoGP
▶️ Ducati encerra espera de 15 anos com título que coroa trabalho de Dall’Igna

Casey Stoner foi o primeiro e, até hoje, era o único campeão pela Ducati (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Depois de passar pelas 125cc e 250cc, Stoner subiu para a MotoGP em 2006, à época com a LCR de Lucio Cecchinello. O piloto surpreendeu por conquistar uma pole-position logo na segunda corrida, mas, ao longo da temporada, sofreu muitas quedas. Terminou na oitava posição do Mundial. No ano seguinte, chegou à Ducati para ser segundo piloto, ao lado de Loris Capirossi. Mais uma vez, chamou atenção: o australiano venceu a primeira prova do ano, no Catar, depois de uma disputa intensa com Valentino Rossi.

A maior característica do então jovem de 21 anos era a de tirar até mais do que a Desmosedici podia oferecer, com um modo de guiar muito particular e agressivo. Naquele ano, foram dez vitórias e seis poles. Ninguém foi capaz de andar junto com o australiano, nem mesmo um Rossi já multicampeão. Para se ter uma ideia do domínio imposto naquele momento: a pior posição em uma corrida foi um sexto lugar, no Japão. Ainda assim, curiosamente, foi o suficiente para arrebatar o primeiro título na classe rainha — bem como se tornar o primeiro campeão mundial com a Ducati.

A conquista de Stoner foi impactante. À época, foi o primeiro triunfo de um fabricante não-japonês desde Phil Read, com a MV Agusta, em 1974. Até agora, ele era o piloto mais bem-sucedido da Ducati, que vinha batalhando nos últimos anos para repetir o feito de 2007.

Depois do campeonato, Casey se manteve competitivo na MotoGP. Foi forte candidato ao título em 2008, enfrentou problemas de saúde em 2009, temporadas essas vencidas por Valentino, o grande rival e, depois, substituto em uma malsucedida passagem por Bolonha. Em 2011, foi contratado pela Honda, marca pela qual venceu o segundo e último título naquele mesmo ano.

Da seleta lista da MotoGP, mais de 30 pilotos diferentes venceram na categoria, sendo Rossi o recordista de triunfos, com 76. Stoner está empatado com Jorge Lorenzo — ambos têm 47 e estão atrás de Marc Márquez (59).

Stoner deixou o esporte no fim da temporada 2012, aos 26 anos.

GRANDE PRÊMIO traz especial da decisão do título da MotoGP. Confira aqui (Foto: Divulgação | Arte: Rodrigo Berton)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.