Ogura resiste a Aldeguer e vence GP dos Países Baixos de Moto2. García fica em terceiro

Ai Ogura assumiu a liderança do GP dos Países Baixos após a punição sofrida por Fermín Aldeguer, mas precisou segurar os ataques do espanhol no fim para vencer a segunda prova no ano. Diogo Moreira andou no top-10, mas acabou apenas em 16º

O GP dos Países Baixos foi recheado de drama até o último instante deste domingo (30) na Moto2. No fim, Ai Ogura conseguiu mostrar habilidade nas ultrapassagens e muita força para segurar a pressão de Fermín Aldeguer nas últimas voltas da corridas. Com isso, o japonês levou a melhor em Assen com apenas 0s5 de vantagem para o espanhol.

Aldeguer liderou boa parte da corrida, mas foi punido com uma volta longa por exceder os limites de pista. Chegou a andar no terceiro posto, mas acabou em segundo. O pódio em Assen foi fechado por Sergio García, que segue líder do campeonato em 2024.

Relacionadas

Jake Dixon fez boa prova de recuperação e terminou em quarto. Outro que escalou o pelotão foi Somkiat Chantra, que fechou na quinta colocação depois de largar em 17º.

Tony Arbolino fechou na sexta colocação, seguido por Marcos Ramírez, Alonso López, Manuel González e Celestino Vietti fechando o top-10. O brasileiro Diogo Moreira andou boa parte da prova nas primeiras posições, mas perdeu rendimento no fim e acabou apenas em 16º.

Ai Ogura venceu pela segunda vez na temporada (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Moto2 volta a acelerar entre 5 e 7 de julho para o GP da Alemanha, em Sachsenring, 9ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi o GP dos Países Baixos de Moto2:

Apesar do céu mais nublado do que no restante do fim de semana, a Moto2 encontrou boas condições para o GP dos Países Baixos deste domingo. A temperatura estava em 21°C, com o asfalto chegando a 38°C. A velocidade do vento era de 3 km/h, com a umidade relativa do ar em 57%.

Na escolha de pneus, a maioria optou por um par de pneus macios. A exceção foi Manuel González, que colocou médio na dianteira.

No apagar das luzes, o pole Fermín Aldeguer perdeu a ponta para Ai Ogura ainda nos primeiros metros, com Sergio García ficando em terceiro, diante de Arbolino, González, Alonso López e Diogo Moreira.

A largada da Moto2 nos Países Baixos (Vídeo: MotoGP)

Ainda na primeira volta, Aldeguer passou Ogura para retomar a liderança. Arbolino pulou para terceiro, ganhando quatro posições neste início de corrida, seguido por López, González e Garcia. Moreira vinha em sétimo.

Uma vez na ponta, Aldeguer passou a abrir vantagem, se afastando quase 0s3 de Arbolino, que tinha tomado o segundo posto de Ogura. López já pressionava o japonês.

Ogura deu o troco em Arbolino e recuperou a segunda posição. López também foi ao ataque e tomou o terceiro posto. A situação de Tony ficou ainda pior com a chegada de García, que se instalou na quarta posição. Atrás, Moreira desceu para oitavo, superado por Dixon.

García seguiu escalando e passou López para ser terceiro. Com a briga rolando atrás, Aldeguer se afastou mais de 0s9. Na volta 4, Sergio passou a conduzir a caçada, já que superou o companheiro de MSi para ocupar a segunda colocação.

Sergio García atacou o companheiro e subiu para a segunda posição (Vídeo: MotoGP)

Na volta cinco, Arón Canet caiu na curva 4 e abandonou. O espanhol ficou na brita visivelmente com dores, mas amparado pelos fiscais. No mesmo ponto e quase no mesmo instante, Albert Arenas também caiu, mas conseguiu se levantar mais facilmente para deixar a brita.

Na ponta, Aldeguer viu a margem cair um pouquinho, apenas para 0s8. Ogura era o terceiro, diante de López, Arbolino e González. Dixon vinha em sétimo, pressionado por Moreira.

Ayumu Sasaki foi mais um que abandonou. O japonês escapou da pista após um toque de Mario Aji e não teve como se manter de pé.

Após uma ligeira aproximação de García, Aldeguer subiu o ritmo e se distanciou ainda mais, abrindo 1s2. Lá atrás, Somkiat Chantra, que largou em 17º, vinha chegando em Moreira para brigar pela oitava colocação.

Chantra não demorou em passar Moreira, que desceu para nono, mais de 1s3 à frente Senna Agius. Na frente, Dixon passou Manuel González e assumiu o sexto posto.

Somkiat não passou muito tempo na mesma posição e logo passou González para ocupar a sétima posição. Na ponta, García errou e escapou da pista na curva 12, entregando o segundo posto para Ogura.

No fim da volta 12, Agius conseguiu passar Moreira, que desceu para 10º. Marcos Ramírez vinha não muito distante do brasileiro.

Com nove voltas para o fim, Aldeguer foi punido com uma volta longa por ter excedido os limites de pista. O espanhol tinha 1s5 de margem na liderança da corrida.

Ramírez também passou Moreira, que agora vinha 0s9 à frente de Dennis Foggia, o veterano companheiro de Italtrans. Vietti, porém, deu o bote nos dois e subiu para 11º.

Foi na volta 15 que Aldeguer entrou para pagar a volta longa, descendo para o terceiro lugar, 0s6 atrás de García. Ogura tinha a liderança.

Fermín Aldeguer cumpriu a punição e caiu para terceiro (Vídeo: MotoGP)

Vendo a chance de vitória diante dos olhos, García passou a cortar a distância de Ogura, enquanto Aldeguer também vinha tentando chegar.

Faltando cinco voltas para o fim, García vinha colado em Ogura, mas com Aldeguer mão muito mais distante. Ai, aliás, abriu um pouco e deixou o companheiro de equipe mais ao alcance do rival da Speed Up.

García, então, atacou e passou Ogura antes de abrir a volta seguinte, mas o troco veio metros depois. Aldeguer só acompanhou, mas não tentou ataque. Que, por sinal, veio logo depois, com o #54 tomando o segundo posto.

Ogura, então, passou a sofrer uma intensa pressão, mas, com 3 voltas para o fim, abriu 0s3 para tentar respirar mais um pouquinho. García não acompanhava e já estava a mais de 1s do companheiro de equipe.

No fim da volta 20, Aldeguer grudou em Ogura, que deixou a porta fechadinha para conter o rival. Nos metros seguintes, o japonês voltou a se afastar um pouco, abrindo 0s3 mais uma vez.

Aldeguer jantou a diferença no trecho final da pista, mas Ai abriu a volta final na frente, com pouco mais de 0s2 de margem. Ogura, contudo, tinha guardado um pouquinho de ritmo para o final e abriu 0s6 pouco depois, garantindo a vitória em Assen.

Moto2 2024, GP dos Países Baixos, Assen, Corrida:

1A OGURAMSI Kalex35:27.29322 voltas
2F ALDEGUERSpeedUp Boscoscuro+0.571 
3S GARCÍAMSI Kalex+4.252 
4J DIXONCFMOTO Aspar Kalex+8.985 
5S CHANTRAHonda Team Asia Kalex+9.949 
6T ARBOLINOMarc VDS Kalex+10.069 
7M RAMÍREZAmerican Racing Kalex+12.488 
8A LÓPEZSpeedUp Boscoscuro+12.592 
9M GONZÁLEZGresini Kalex+12.734 
10C VIETTIRed Bull KTM Ajo Kalex+12.986 
11S AGIUSHusqvarna Intact GP+13.945 
12D FOGGIAItaltrans Kalex+14.689 
13J ALCOBAYamaha VR46 Kalex+17.047 
14B BENDSNEYDERPreicanos Racing Team+17.623 
15D BINDERHusqvarna Intact GP+23.003 
16D MOREIRAItaltrans Kalex+23.522 
17B BALTUSRW-Idrofoglia Kalex+29.642 
18M SCHROTTERRed Bull KTM Ajo Kalex+33.235 
19I GUEVARACFMOTO Aspar Kalex+33.311 
20D MUÑOZPertamina GAS UP Kalex+42.661 
21A ESCRIGForward Factory Team+50.523 
22M AJIHonda Team Asia Kalex+52.031 
23X ARTIGASForward Factory Team+52.469 
24J MASIÀPertamina GAS UP Kalex+52.531 
25A SASAKIYamaha VR46 KalexNC 
26A CANETFantic KalexNC 
27A ARENASGresini KalexNC 
28Z VD GOORBERGHRW-Idrofoglia KalexNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!