Aleix Espargaró diz que Pol já perdeu 8 kg na recuperação, mas “vê luz no fim do túnel”

Piloto da Aprilia contou que o irmão mais novo já retirou o aparato colocado para estabilizar a mandíbula e que o impedia de se alimentar corretamente. O #41 indicou, ainda, que o titular da GasGas Tech3 percebeu que teve muito mais sorte do que azar no acidente de Portimão

Aleix Espargaró revelou que o caçula Pol Espargaró já está “vendo a luz no fim do túnel” após o grave acidente que sofreu no primeiro dia de treinos para o GP de Portugal. O catalão destacou, porém, que o irmão já perdeu 8 kg por causa da dificuldade de se alimentar.

Pol sofreu uma forte queda em Portimão no segundo treino da abertura da temporada 2023 e acabou se chocando com a barreira de pneus. O #44 fraturou a mandíbula no acidente, além de ter sofrido uma fratura de vértebra e uma contusão pulmonar.

Aleix Espargaró contou que o irmão percebeu que o acidente poderia ter sido muito pior (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na quinta-feira, o GRANDE PRÊMIO procurou a GasGas Tech3 para atualizar o estado de saúde do piloto, mas a equipe respondeu que não tinha informações no momento. Aleix, porém, deu um quadro mais positivo do irmão.

“Pol já está vendo a luz no fim do túnel”, contou Aleix em entrevista ao diário espanhol As. “Me surpreendeu um pouco a maneira como ele foi capaz de encontrar energia positiva nesta situação, pois isso é uma das coisas que faltam em Pol. Quando ele está ferrado — e desta vez ele estava muito ferrado — ou ofuscado por alguma coisa, ele se fecha no mundo dele e não quer saber de nada, nem de ninguém, nem de mim”, contou.

“Desta vez, por outro lado, eu o vi mais reflexivo e mais positivo. Levando em conta que ele tem uma lesão importante, acho que lhe deu ânimo estar em casa com a família, as filhas”, avaliou.

De acordo com Aleix, os médicos já removeram o aparelho que tinha sido colocado para estabilizar a mandíbula após a cirurgia, mas a dificuldade de se alimentar resultou em 8 kg a menos para Pol.

“Já removeram o aparato que ele tinha na boca e que o fez perder oito quilos, pois ele ficou três semanas sem poder comer nada sólido. Nem uma pastilha entrava na boca dele”, relatou. “Pol começa a ver a luz no fim do túnel e parece que a fratura na coluna está melhorando. Acho que isso é positivo”, comentou.

“Ele também se deu conta de que a queda foi apenas mais uma. Foi muito grave e ele entendeu que teve muito mais sorte do que azar, e isso também o ajudou”, apontou.

Na visão de Aleix, ainda que Pol tenha tido outras quedas ao longo da carreira, nenhuma foi tão forte quanto a de Portimão.

“Foi a pancada mais forte que ele teve na carreira. Com folga. A da República Tcheca foi grave, mas a de Portugal foi muito grave, pelo que não aconteceu e que podia ter acontecido, mas também pelo que aconteceu”, afirmou. “Fraturar a mandíbula usando um dos melhores capacetes do campeonato, contra uma parede, pois esses pneus, naquela velocidade, são uma parede. O impacto foi… Não sei como ele não ficou com sequelas em nível cerebral, por exemplo. Se a moto chega a atingi-lo, ele teria sido destroçado. Pol percebeu que, na realidade, teve muito mais sorte do que azar”, frisou.

O repórter Mela Chércoles comentou que o acidente de Pol lembrou o que custou a vida de Luis Salom, na Catalunha, em 2016, e Aleix concordou.

“Também fui um dos que lembrou de Luis Salom quando vi o replay da queda. E acho que o impacto de Luis contra a parede não foi tão grave, longe disso. O do meu irmão foi muito mais grave e, acima de tudo, ele poderia ter sido atingido pela moto. Por isso, acho que Pol entender”, concluiu.

O segundo treino da MotoGP para o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

📺 Onde assistir ao vivo ao GP da Espanha de MotoGP

Ufa! “Vitória de Rins no GP das Américas é respiro necessário para Honda”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.