Rins descarta ter V4 antes de meados de 2025 e pede que Yamaha “encontre algo antes”
Álex Rins avaliou que o motor V4 da Yamaha pode entrar em uso em meados de 2025, mas frisou que, até lá, é preciso encontrar alternativas para o desempenho da YZR-M1
Álex Rins não acredita que o motor V4 da Yamaha estará pronto para o início da temporada 2025. O espanhol disse que talvez o novo propulsor possa ser usado em meados do próximo ano e frisou que é importante encontrar outras soluções até lá.
Desde o início da era da MotoGP, em 2002, a Yamaha usa motores de 4 cilindros em linha, mas, após a saída da Suzuki, ficou como a única construtora a utilizar essa configuração. Recentemente, porém, a casa dos três diapasões confirmou que está trabalhando em um propulsor V4.
Relacionadas
A Yamaha frisou ao GRANDE PRÊMIO, porém, que ainda não decidiu pela substituição do 4 em linha, mas quer testar a possibilidade de um V4.
“Com certeza, não teremos o V4 nas últimas corridas [de 2024]”, disse Rins. “Felizmente, se tudo correr bem, talvez possamos tê-lo em meados da temporada no próximo ano”, seguiu.
LEIA TAMBÉM
▶️ Alonso coroa temporada magistral com título e faz história para Colômbia na Moto3
▶️ GRANDE PREMIUM | 10 fatos sobre David Alonso, campeão da Moto3
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Mas isso é um projeto, precisamos, pelo menos, encontrar algo antes de lá”, defendeu.
Álex colocou como preocupação imediata a falta de aderência na traseira da YZR-M1, um problema que também afetou Fabio Quartararo e Remy Gardner em Motegi.
“Os três pilotos estão sofrendo com a mesma coisa. Falta aderência, a traseira sai do chão [na freada]”, contou. “Talvez Fabio tenha tido mais contato com a traseira nos pontos de freada aqui. Talvez ele tivesse um acerto melhor do que nós. Quer dizer, ele está há muitos anos com a mesma moto”, ponderou.
“Mas não quero encontrar desculpas. Ele foi simplesmente mais rápido do que Remy e eu. Então precisamos encontrar alguma coisa”, concluiu.
A MotoGP volta à pista entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP da Austrália, em Phillip Island, 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.