Alpine olha para MotoGP e fecha acordo para patrocinar Pramac a partir de 2025

Parceria firmada para a próxima temporada é fruto da amizade entre o dono da Pramac, Paolo Campinoti, e CEO da Renault, Luca de Meo

A Alpine se tornará uma das principais patrocinadoras da Pramac a partir de 2025, quando a equipe se tornará satélite da Yamaha na MotoGP. Depois de parceria de sucesso como equipe satélite da Ducati, inclusive com o título de Jorge Martín em 2024, a Pramac firmou acordo multianual com o time japonês e passará a correr com a YZR-M1 no próximo ano. 

De acordo com a revista inglesa Autosport, a equipe que terá como titulares Jack Miller e Miguel Oliveira, contará com a marca de carros esportivos da Renault e equipe na Fórmula 1 e no Mundial de Endurance (WEC) como cliente. Contudo, a seguradora italiana Prima segue como patrocinadora principal até o final da temporada 2027.

Esta não é a primeira vez que a Pramac tem uma parceria com a F1. Em 2021, Martín e Johann Zarco exibiram o logotipo oficial da categoria na traseira de suas motos. A iniciativa foi resultado do interesse compartilhado e da amizade entre o dono da Pramac, Paolo Campinoti, e o CEO da F1, Stefano Domenicali, que viu isso como uma oportunidade de fazer um crossover entre os dois campeonatos.

Neste caso, o acordo de patrocínio entre a Alpine e a Pramac é sustentado pelo forte relacionamento de Campinoti com o CEO da Renault, Luca de Meo. Segundo a Autosport, de Meo considera a MotoGP uma oportunidade atraente para promover marcas de automóveis.

A Alpine será parceira da Pramac na MotoGP (Foto: AFP)

Durante sua gestão como diretor do Grupo Fiat, a empresa foi a principal patrocinadora da Yamaha, com seu logotipo exibido com destaque nas motos de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo entre 2007 e 2010.

A revista classifica, ainda, o acordo entre Pramac e Alpine como uma parceria “de longo prazo”. Como já é de praxe, a pintura da Pramac e de todas as motos do grid só serão divulgadas poucas semanas antes do início da temporada, no ano que vem.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.