Após polêmica em Misano, FIM altera regras para saída de pista na última volta

A partir do GP de Aragão, comissários vão precisar analisar se houve ou não favorecimento ao piloto que sair da pista. MotoE também tem mudanças

A ultrapassagem de Augusto Fernández sobre Fabio Di Giannantonio na última volta da Moto2 em Misano continua rendendo polêmica. Na ocasião, o piloto espanhol saiu da pista com as duas rodas e ganhou potência para realizar a manobra que lhe garantiu a vitória. A partir do GP de Aragão, neste domingo (22), os comissários terão novas instruções em casos semelhantes.
 
Antigamente, a grama ou caixas de brita eram utilizadas para segurar os pilotos dentro do limite da pista. Agora, com grama artificial e áreas de concreto ao lado das zebras, há uma maior segurança dos pilotos para abusar da velocidade e sair do circuito, mas é isso que a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a MotoGP querem acabar.
 
"De agora em diante, uma infração na última volta que afetou o resultado da prova deve ter a indicação de que o piloto em questão não foi favorecido por exceder os limites da pista. Se os comissários julgarem que não houve claro desfavorecimento, o piloto será penalizado com a mudança de posição ou acréscimo de tempo. Isso é para garantir que nenhum piloto que saia exceda os limites da pista na última volta esteja em uma posição pior do que os demais competidores na briga por uma posição final", disse a FIM em um comunicado.
Augusto Fernández (Foto: Pons)
A mudança foi feita em reunião da Comissão de Segurança, em Aragão, após a reclamação de diversos pilotos, inclusive de Marc Márquez, atual campeão e líder da MotoGP.
 
Em nota, a FIM ainda divulgou mudanças para a regras na MotoE. Por ser uma prova mais curta, agora cada piloto poderá sair da pista apenas três vezes, com avisos a partir da primeira infração. Antes, cada piloto podia sair do traçado até cinco vezes.
 
O GP de Aragão de MotoGP está marcado para o domingo, às 8h (de Brasília). Acompanhe aqui a cobertura do GRANDE PRÊMIO
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.