Aprilia fecha acordo de quatro anos com Gresini e garante retorno ao Mundial de MotoGP já na temporada 2015

Confirmando os rumores, a Gresini anunciou nesta sexta-feira (12) a parceria que garante o retorno da Aprilia ao Mundial de MotoGP. Acordo entre a fábrica italiana e o time de Fausto Gresini é válido por quatro anos

A cobertura completa do GP de San Marino no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A Aprilia está de volta ao Mundial de Motovelocidade. Confirmando os rumores, a Gresini aproveitou a passagem do campeonato por Misano e anunciou nesta sexta-feira (12) o retorno da marca italiana ao grid da MotoGP.

Começando em 2015, o time de Fausto Gresini vai cuidar das motos da Aprilia na categoria rainha do Mundial de Motovelocidade. O acordo tem duração de quatro anos.
Marco Melandri é um dos mais cotados para vestir as cores da Aprilia na MotoGP em 2015 (Foto: Getty Images)
A volta da Aprilia em parceria com a Gresini não chega como novidade, já que os rumores se intensificaram bastante desde o início da segunda metade da temporada. 
 
Parceiro de longa data da Honda, Gresini vive uma situação financeira complicada e não vinha conseguindo reunir os recursos necessários para manter sua RC213V satélite em 2015. 
Vendo a MotoGP com um regulamento mais estável e os custos controlados, a Aprilia decidiu que era hora de voltar com um esforço de fábrica e encontrou na Gresini uma parceira para esta nova aventura.
 
“Estou muito orgulhoso por a Aprilia ter identificado a Gresini como uma parceira ideal para entrar no Mundial de MotoGP”, comentou Gresini. “Eu gostaria de agradecer ao Grupo Piaggio por me dar esta oportunidade fantástica, que é trabalhar perto de uma fábrica tão gloriosa. Uma marca italiana que se tornou sinônimo de paixão por corrida e bons resultados em todo o mundo”, continuou. 

“O acordo de quarto anos entre a Gresini e a Aprilia abre um novo capítulo em nossa história: neste momento, sinto uma grande responsabilidade, mas a motivação de ser bem sucedido neste desafio empolgante e completamente italiano é ainda maior”, ressaltou Fausto. “O mundo dos GPs é parte da marca Aprilia e representá-la na classe rainha, no Mundial de MotoGP, é fonte de grande orgulho para todos nós. Uma incrível recompensa pelo trabalho feito em todos estes anos pela Gresini”, concluiu.

A Aprilia disputou a MotoGP pela última vez como time de fábrica em 2004, mas tinha motos na configuração CRT/Aberta no grid desde 2012. Agora, o time vai atualizar a ART deste ano para 2015 e preparar uma moto nova para o ano seguinte, data originalmente programada para o retorno ao Mundial. 
 
Até o momento, a Aprilia não confirmou quem serão seus pilotos no próximo ano. A expectativa, entretanto, é que a marca promova o retorno de Marco Melandri, atual estrela do time no Mundial de Superbike, para formar dupla com Álvaro Bautista, titular da Gresini.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.