Às vésperas de GP, Espanha confina 200 mil pessoas perto da cidade de Márquez

O governo da Espanha voltou a confinar parte da população por conta de um aumento nos casos de coronavírus. Lérida fica cerca de 58 km a oeste de Cervera, a cidade de Marc e Álex Márquez

A pandemia do novo coronavírus voltou a colocar a Espanha em alerta. Às vésperas do início da temporada 2020 da MotoGP ― programada para o dia 19 de julho, em Jerez ―, a comarca de Segrià, no nordeste da Catalunha, foi colocada em confinamento perimetral no último sábado (4) por conta do aumento nos casos da doença.

A medida abrange mais de 200 mil pessoas na comarca, que inclui a cidade de Lérida. Ao contrário do que aconteceu em março em todo o território espanhol, a população não está confinada em casa, mas não pode deixar a região desde o meio dia de sábado.

Marc Márquez costuma comemorar suas conquistas em Cervera (Foto: Repsol)

“Decidimos confinar perimetralmente Segrià devido ao notável crescimento de casos de Covid”, disse Quim Torra, presidente da Catalunha.

A região registrou mais de 4 mil novos positivos para coronavírus na última semana. Apenas no sábado, 155 novas infecções foram confirmadas.

Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no domingo (5) mostram que a Espanha teve 250.545 casos de Covid-19, mas nenhum novo registro nas últimas 24 horas ― o último positivo aconteceu há um dia. No total, foram 28.385 mortes, nenhuma no último dia.

A OMS considera que a Espanha vive hoje uma situação de casos apinhados, daí a necessidade de o governo adotar medidas para impedir a circulação do vírus.

A Espanha vai ser a base da temporada 2020 da MotoGP, recebendo sete das 13 etapas confirmadas até aqui: os GPs da Espanha, da Andaluzia, da Catalunha, de Aragão, de Teruel, da Europa e da Comunidade Valenciana.

Além disso, Lérida fica localizada pouco mais de 58 km a oeste de Cervera, onde vivem os irmãos Marc e Álex Márquez.

A Espanha, porém, segue com o processo de reabertura e retomada das atividades. No fim de semana, por exemplo, a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, voltou a abrir as portas após mais de três meses.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.