Bastianini toma ponta na largada em Brno e vence segunda seguida na Moto2

Depois de estrear no rol dos vencedores no GP da Andaluzia, o piloto da Italtrans se colocou dominante em Brno para alcançar o topo do pódio pela segunda vez seguida. Longe do pódio desde 2016, Sam Lowes bem que tentou, mas acabou em segundo, à frente de Joe Roberts

LEIA TAMBÉM
Máscaras, marmitas, distância e confinamento: a nova rotina da pandemia na MotoGP

Le jour de gloire est arrivé!: Quartararo reescreve história da França na MotoGP

Enea Bastianini dominou o GP da Tchéquia de ponta a ponta neste domingo (9). O italiano assumiu a liderança logo na largada e sequer deu atenção à pressão de Sam Lowes para conquistar a segunda vitória consecutiva na temporada 2020 da Moto2.

Terceiro no grid de Brno, Bastianini largou bem e tomou a ponta ainda nos primeiros metros, de cara abrindo vantagem. Lowes teve uma saída ruim, mas logo se recuperou para tomar o segundo lugar e tentar cortar a diferença do rival.

Apesar de ter lançado mão de todos os truques que tinha na manda, Lowes não conseguiu se aproximar o suficiente para ameaçar o #33, que ainda usou as voltas finais para abrir mais e mais vantagem. Nos dois giros finais, Sam ainda conseguiu se aproximar, mas apenas para cortar a vantagem de Bastianini para 0s423 na bandeirada.

Enea Bastianini está no segundo ano de Moto2 (Foto: Italtrans)

Joe Roberts acabou isolado ainda cedo na corrida e ficou com o terceiro lugar, à frente de Luca Marini. É o primeiro pódio de um piloto dos Estados Unidos na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade desde que John Kocinski conseguiu o terceiro lugar no GP da Holanda de 250cc em 1993.

Augusto Fernández superou Marco Bezzecchi pela quinta colocação, com Jorge Navarro quebrando a sequência de Kalex para colocar a Speed Up no sétimo posto. Mais de 10s atrás do vencedor, Jorge Martín ficou com a oitava colocação, com Hafizh Syahrin e Arón Canet fechando o rol dos dez melhores nesta quarta etapa da temporada 2020.

Com a segunda vitória no ano, Bastianini tomou a liderança do Mundial e agora tem 15 pontos de frente para Marini, o segundo colocado. Nagashima caiu para terceiro, à frente de Lowes, Canet, Martín, Bezzecchi, Roberts, Lorenzo Baldassarri e Remy Gardner.

Na disputa do Mundial de Construtores, a Kalex já soma 100 pontos, 59 a mais que a Speed Up. MV Agusta e NTS aparecem na sequência. No Mundial de Equipes, a Red Bull KTM Ajo lidera com 89 pontos, um a mais que a VR46. A Italtrans tem o terceiro posto.

Saiba como foi o GP da Tchéquia de Moto2:

A classe intermediária alinhou no grid para disputar o GP da Tchéquia. No momento da prova da Moto2, a temperatura estava a 30ºC e o asfalto chegava a 43ºC. A umidade estava a 40% e o vento soprava a 13 km/h.

Quem saiu da pole-position foi Joe Roberts, que conseguiu seu segundo posto de honra do grid da classe e da carreira. Ainda, é a primeira vez que um norte-americano sai da primeira posição mais de uma vez em uma temporada da classe intermediária desde John Kocinski em 1990.

Sam Lowes é quem aparece na segunda colocação do grid. Essa é a primeira vez que o competidor consegue três primeiras filas consecutivas desde 2016, quando alinhou na Argentina, Estados Unidos e Espanha. Enea Bastianini era terceiro.

Tatsuta Nagashima, líder da classificação, teve uma classificação bastante complicada. Após uma queda nos primeiros treinos, o japonês passou pelo Q1 e conseguiu apenas a 21ª colocação de largada.

Largada autorizada em Brno e Bastianini fez ótima saída para se colocar na primeira colocação. Outro piloto que fez boa saída foi Jorge Martín, que logo tratou de se colocar na terceira posição. Pouco depois, era o segundo.

Enquanto Enea começava a se desprender do pelotão e já estava com respiro de 0s675, a briga pelas colocações do pódio estava bastante animada. Robert vinha em segundo, mas precisando lidar com Sam e Martín. Schrötter completava o top-5.

Bastianini anotou a volta mais rápida da prova com 17 voltas para o fim. O italiano anotou 2min02s763 e já tinha vantagem de mais de 0s9 na primeira colocação.

Nos primeiros giros da corrida, Nagashima já havia escalado boa parte das colocações e vinha em prova de recuperação. O japonês aparecia no 11º posto, ganhando dez posições e a 4s297 do primeiro colocado.

Kasma Daniel foi a primeira vítima do circuito tcheco. O piloto, que estava na 24ª colocação, acabou caindo na curva 10 e abandonou a disputa. Quando deixava o traçado, apareceu mancando. Pouco depois, foi a vez de Hector Garzó ir ao chão na curva 13 em uma queda bastante forte.

Com 13 voltas para a bandeira quadriculada, a ordem era Bastianini, Lowes, Roberts, Marco Bezzecchi, Martín, Luca Marini, Augusto Fernández, Marcel Schrötter, Jorge Navarro e Hafizh Syahrin.

Com o andamento da corrida, a situação do campeonato mudava completamente. Quem estava na pronta provisória da classificação era Enea, com Marini assumindo o segundo posto. Nagashima caia para terceiro.

A vida de Bastianini estava tranquila na ponta. O italiano da Italtrans tinha respiro de 0s893 para Lowes, o segundo colocado. Roberts, Marini e Bezzecchi fechavam os cinco primeiros colocados. Restavam cinco voltas para o fim.

A corrida seguia sem grandes mudanças e muita ação em Brno. Enea estava na liderança com 1s021 de distância para Lowes, o segundo colocado. Por sua vez, o piloto da Marc VDS tinha 3s353 de vantagem para cima de Roberts, o terceiro.

Com a bandeira quadriculada, Bastianini garantiu a vitória do GP da Tchéquia. Lowes cruzou a linha de chegada na segunda posição, encerrando jejum de quatro anos sem terminar no top-3. Roberts completou o pódio, seu primeiro na Moto2.

Moto2 2020, GP da Tchéquia, Brno, Final:

1E BASTIANINIItaltrans Kalex39:13.92619 voltas
2S LOWESGresini Kalex+0.423 
3J ROBERTSAmerican Kalex+5.948 
4L MARINIVR46 Kalex+8.797 
5A FERNÁNDEZMarc VDS Kalex+9.392 
6M BEZZECCHIVR46 Kalex+10.306 
7J NAVARROSpeed UP+10.575 
8J MARTÍNRed Bull KTM Ajo+11.366 
9H SYAHRINAspar Speed Up+12.875 
10A CANETAspar Speed Up+14.266 
11T NAGASHIMARed Bull KTM Ajo Kalex+15.378 
12X VIERGESIC Kalex+19.031 
13R GARDNERSAG Kalex+19.282 
14N BULEGAGresini Kalex+19.598 
15M SCHROTTERIntact Kalex+19.638 
16F DI GIANNANTONIOSpeed UP+22.245 
17T LÜTHIIntact Kalex+24.406 
18B BENDSNEYDERRW NTS+25.065 
19M RAMÍREZAmerican Kalex+25.170 
20E PONSGresini Kalex+26.727 
21D AEGERTERRW NTS+27.004 
22L BALDASSARRIPONS Kalex+29.986 
23S CHANTRATeam Tady Kalex+36.034 
24L DALLA PORTAItaltrans Kalex+36.411 
25F IZDIHARTeam Tady Kalex+45.780 
 S MANZIForward MV AgustaNC 
 J DIXONSIC KalexNC 
 H GARZÓPONS KalexNC 
 K BIN KASMAYUDINSAG KalexNC 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar