Binder classifica como “triste” ausência de Kyalami no calendário: “Espero voltar logo”

Único sul-africano no grid da MotoGP, Brad Binder lamentou a ausência do circuito de Kyalami no calendário. Titular da KTM destacou que a pista precisaria de apenas algumas pequenas adaptações para atender ao padrão de segurança do Mundial de Motovelocidade

Brad Binder classificou como “triste” a ausência de etapas de MotoGP e Fórmula 1 em Kyalami. O titular da KTM avaliou que a pista é “muito louca” e torceu para que o Mundial de Motovelocidade retorne em breve.

A MotoGP correu na África do Sul pela última vez em 2004, naquela que foi uma corrida histórica, já que marcou a primeira vitória de Valentino Rossi com a Yamaha. A F1, por sua vez, se despediu de Kyalami em 1993.

Relacionadas

Antes dos testes da pré-temporada, Binder fez um track-day no circuito e avaliou que pouco precisaria ser feito para que a MotoGP pudesse retornar.

“Sinceramente, estive em Kyalami [recentemente]. Fiz algumas voltas lá antes de vir para cá”, disse Binder. “É uma pista muito louca e lugar tão legal que é, de fato, triste não termos Fórmula 1 e MotoGP. Então realmente espero voltar logo”, seguiu.

Brad Binder torceu pelo retorno da MotoGP à África do Sul (Foto: KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na visão de Binder, Kyalami precisaria de algumas mudanças para atender aos padrões de segurança da MotoGP, mas sem necessidade de “reconstrução”.

“Para a Fórmula 1, obviamente, eles não precisam mudar nada, mas, para a MotoGP, claro que tem algumas pequenas mudanças”, avaliou. “Tem algumas coisas, é asfalto em todas as áreas de escape. Então, eu certamente conheço as regras e precisa ter brita. Tenho certeza de que teriam de fazer algumas pequenas mudanças”, destacou.

“De forma alguma precisam reconstruir. É literalmente fazer algumas pequenas mudanças e tenho certeza que ficaria bom”, encerrou.

Kyalami está passando por reformas para conseguir a homologação máxima da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em uma tentativa de receber o GP da África do Sul. A pista localizada ao norte de Joanesburgo, porém, enfrenta a concorrência de outras localidades, como, por exemplo, Ruanda.

MotoGP agora volta às pistas apenas para a abertura da temporada 2025, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, com o GP da Tailândia, em Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.