Brno inicia obras para receber MotoGP, mas prevê novo asfalto apenas em 2025
Após anos ausente do calendário, Brno volta a receber a MotoGP em 2025, com o GP da Tchéquia. Uma das principais mudanças será o novo asfalto, mas a administração do circuito espera o início da obra apenas no próximo ano
Após cinco anos ausente, o GP da Tchéquia retorna ao calendário da MotoGP em 2025, novamente no icônico circuito de Brno. A pista, que fechou acordo de cinco temporadas com a Dorna — detentora dos direitos do Mundial de Motovelocidade —, passa por diversas reformulações. Uma delas, envolve um novo asfalto.
Karel Hubacek, empresário que assumiu o circuito em agosto de 2023, anunciou nesta semana que conta com apoio do Automóvel Clube local e também da governo local para financiar os eventos previstos, além das reformas em Brno. Para isso, houve assinatura de um documento das obras no traçado.
“Estamos trabalhando no que podemos fazer para este ano. Por exemplo, conversamos com a Dorna sobre algumas mudanças nas curvas. Não podemos trabalhar no novo asfalto até a primavera [no hemisfério norte] porque o clima não permite. Já estamos preparando tudo, mas o novo asfalto não chega até março”, disse o dirigente.
“Para mim, este documento é outro feito marco histórico em nossa longa tradição. Apreciamos os esforços de todas as partes envolvidas para dar apoio a longo prazo a um evento que vai além do esporte a motor”, completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Marketa Vankova, prefeita de Brno, também esteve presente no local e destacou o impacto econômico da etapa do Mundial de Motovelocidade na cidade tcheca.
“Ao assinar esse documento, deixamos claro o quanto nos interessa o Mundial. Estamos estimando cerca de €1,4 milhão — aproximadamente R$ 8,6 milhões — em investimentos para a promoção global de nossa cidade. A MotoGP pertence a Brno, estou ansiosa por esse terceiro fim de semana de julho, quando os melhores pilotos de moto vão correr em nosso circuito”, declarou.
A MotoGP volta a acelerar no próximo fim de semana, entre 25 e 27 de outubro, com o GP da Tailândia, em Buriram, 18ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

