MotoGP encerra hiato e confirma retorno à Tchéquia na temporada 2025
Fora do calendário desde 2020, a MotoGP confirmou nesta quarta-feira (28) que a Tchéquia vai voltar ao calendário da categoria a partir da próxima temporada
A quarta-feira (28) foi recheada de anúncios na MotoGP. Além da confirmação de que a Gresini estendeu a parceria com a Ducati e vai contar com Fermín Aldeguer no ano que vem, a categoria também anunciou o retorno à Tchéquia a partir de 2025. O acordo foi firmado por cinco anos e o Automotodrom Brno vai voltar a ser um palco da categoria de duas rodas.
Apesar de não ter marcado presença nas últimas temporadas, a etapa é uma das clássicas na história da MotoGP. A primeira aparição da categoria em Brno foi em 1965, em um época que os eventos ainda eram realizados em um circuito de rua. O autódromo da cidade só foi construído em 1987 e, desde então, o local recebeu a categoria de duas rodas em quase todos os anos até 2020 — com a exceção acontecendo apenas em 1992.
Relacionadas
Petr Fiala, primeiro-ministro da Tchéquia, mostrou seu contentamento por conseguir levar a MotoGP de volta ao país.
“As corridas de motos têm uma tradição no Circuito Brno Masaryk que remonta à década de 1950. A MotoGP é um evento global de prestígio que traz dezenas de milhares de visitantes ao país. Estou muito satisfeito por termos conseguido continuar essa tradição e que a corrida de MotoGP retornará a Brno após cinco anos”, destacou Fiala.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, grupo que detém os direitos da MotoGP, falou sobre a importância de se ter um circuito “clássico e com layout fantástico” a partir de 2025.
“Estamos muito felizes em poder anunciar nosso retorno a Brno. É um clássico, com um layout fantástico que encenou alguns momentos realmente memoráveis em sua longa história na MotoGP. Estamos realmente animados para retornar e apresentar mais um espetáculo com as corridas sprint”, destacou o executivo.
A MotoGP volta a acelerar entre 30 de agosto e 1º de setembro com o GP de Aragão, na Espanha, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.