Gresini estende parceria com Ducati na MotoGP e abriga Aldeguer até 2026

Sem surpresas, a equipe de Nadia Padovani confirmou nesta quarta-feira (28) que Fermín Aldeguer vai formar par com Álex Márquez na MotoGP nas próximas duas temporadas. Espanhol já tinha tido a confirmação do salto para a MotoGP meses atrás, quando assinou com a Ducati

A Gresini será mesmo o abrigo de Fermín Aldeguer na MotoGP. Acertado com a Ducati há alguns meses, o espanhol foi confirmado ao lado de Álex Márquez nas próximas duas temporadas do Mundial de Motovelocidade.

Ainda me meados de março, a Ducati anunciou um robusto contrato com Aldeguer, que assinou por dois anos com a opção renovação por mais dois. Inicialmente, a Pramac era o destino mais provável, mas a equipe de Paolo Campinoti não renovou com a casa de Bolonha e será satélite da Yamaha a partir de 2026.

Relacionadas


VR46 e Gresini, então, se tornaram as únicas possibilidades, mas, na etapa passada, a equipe de Valentino Rossi fechou o line-up com Fabio Di Giannantonio e Franco Morbidelli. Assim, a menos que a Ducati rompesse o contrato assinado, restaria apenas o lugar na estrutura italiana.

Além de confirmar a chegada de Aldeguer, a Gresini anunciou, também, que estendeu o acordo com a Ducati até 2026.

Fermín Aldeguer vai defender a Gresini nos próximos dois anos (Foto: Gresini)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Estou extremamente feliz em me juntar à família Gresini. Esta é uma oportunidade incrível para eu estrear na MotoGP com a melhor moto do grid e com uma equipe fantástica que teve muitos pilotos icônicos”, disse Aldeguer. “Espero pegar a mão rapidamente com a GP24: vamos precisar encarar as coisas passo a passo, mas mal posso esperar para o primeiro teste da temporada, em Valência. Gostaria de agradecer Nadia e Gigi [Dall’Igna] pela confiança deles, que será recompensada”, completou.

Dona da Gresini, Padovani celebrou a chance de receber o que classificou como um dos “jovens mais promissores” e falou em proteger e ajudar Aldeguer, que chega com a tarefa de substituir Marc Márquez na equipe, já que o multicampeão vai mudar para a Ducati.

“O espírito familiar é o conceito que baseia nossa equipe e se aplica a toda nossa história no Mundial. É um grande prazer receber um dos mais promissores jovens talentos da série e nossa meta será protegê-lo e ajudá-lo a alcançar o tipo de resultado que nos distingue”, falou Nadia. “Ele estará conosco pelas próximas duas temporadas, e a Ducati também vai ficar na nossa garagem pelo menos até 2026. Estamos duplamente felizes, então bem-vindo à equipe, Fermín”, encerrou.

Diretor-geral da Ducati Corse, a divisão de corridas da fábrica de Borgo Panigale, Gigi Dall’Igna celebrou a ampliação do vínculo com a Gresini e relembrou o histórico de sucesso da equipe com jovens pilotos.

“Estamos muito felizes em ampliar nossa parceria com a família Gresini até 2026. A equipe liderada por Nadia Padovani conseguiu atingir grandes metas nos últimos anos mostrando força e profissionalismo”, apontou Gigi. “A Gresini também levou vários pilotos — alguns muito jovens — à vitória. É por isso que temos certeza de que este é o esquadrão ideal para Fermín Aldeguer e para acompanhá-lo na estreia na MotoGP”, seguiu.

“Gostaria de, mais uma vez, agradecer Nadia e a família Gresini. Estou ansioso para mais momentos empolgantes juntos”, completou.

Com o anúncio da Gresini, restam agora apenas três vagas no grid da MotoGP para 2025: duas na Pramac, que devem ficar com Miguel Oliveira e Jack Miller, e uma na LCR Honda, que tem Takaaki Nakagami e Somkiat Chantra como opções.

MotoGP volta a acelerar entre 30 de agosto e 1º de setembro com o GP de Aragão, na Espanha, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.