Stoner vê área de escape como “pior coisa que já aconteceu para corridas de moto”

Campeão mundial de 2007 e 2011, Casey Stoner falou sobre o assunto quando questionado sobre os acidentes graves em 2021

AUMENTO NA IDADE MÍNIMA É REAÇÃO NECESSÁRIAS A TRAGÉDIAS DO MOTOCICLISMO | GP às 10

A temporada 2021 do motociclismo internacional contou com uma quantidade impressionante de acidentes fortes e algumas mortes de pilotos jovens. As discussões sobre o que fazer no âmbito esportivo para dificultar eventos trágicos no esporte seguem acontecendo. Quem tem uma opinião sobre a questão é Casey Stoner.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

De acordo com o bicampeão mundial da MotoGP, as circunstâncias criadas nos últimos anos, com o acréscimo de áreas de escape onde antes havia gramado e a falta de clareza e contundência na aplicação das regras, facilitam situação sérias.

“A ajuda deve vir mais da direção de prova e é preciso que haja mais clareza ou decisões definitivas sobre como guiar e coisas assim, porque não tem criado problema há anos. Com todo esse espaço, a pista não tem mais limites. A pista continua e é limitada somente por uma tinta verde”, disse.

Casey Stoner está fora da MotoGP desde 2012 (Foto: Repsol)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
FIM precisa adotar superlicença para selecionar melhor quem pode correr na MotoGP

“Isso não ajuda a situação, os pilotos não têm mais medo, porque não há limite em áreas onde antes havia um gramado que criava um obstáculo. Hoje, pensem ‘ei, vou passar direto por ele e não importa se eu sair da pista, porque está cheio de espaço depois disso’. Todo mundo tem de aprender a ter mais respeito uns pelos outros. Não acho que são só os jovens. Vi muito piloto maduro e experiente fazendo coisas semelhantes”, afirmou.

“Creio que isso vem das punições não serem duras o bastante e nem definitivas ou claras o bastante. Se tiver mais disso [punições e clareza], todo mundo vai ficar mais reservado. Para mim, a pior coisa que aconteceu em corridas de moto é a área de escape extra. Tira os limites e fica muito duro conter os pilotos dentro da pista”, finalizou.

Stoner, que se aposentou das competições em 2012, ainda aos 27 anos de idade, está fora do mundo da MotoGP desde que encerrou o acordo como piloto de testes com a Ducati, em 2018. Em 2021, a MotoGP criou um sistema de sensores colocados nas áreas de escape pintadas de verde para policiar os limites da pista. Se algum piloto desrespeitar o limite estabelecido mais de quatro vezes no fim de semana, é punido.

ELLEN, MET GALA, LA CASA DE PAPEL: ROLÊS ALEATÓRIOS DE 2021
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar