Chefe admite que Aprilia “fodeu tudo” com erro no Japão: “Vamos analisar e melhorar”

Massimo Rivola, chefe da Aprilia, condenou com poucas palavras o erro que impediu Aleix Espargaró de alcançar um melhor resultado em Motegi

Aleix Espargaró tinha altas expectativas para o GP do Japão, mas foram por água abaixo na corrida. Isso porque teve problemas com a RS-GP na volta de aquecimento e teve de voltar aos boxes para trocar a moto às pressas. Terminou em 16º. Após a prova, ele apontou que foi um erro da Aprilia, que não desativou o mapa eletrônico de economia de combustível, que serve justamente para poupar gasolina.

Como é algo que precisa ser modificado pelos próprios técnicos, foi por isso que ele fez a troca às pressas para sua moto reserva, que estava com pneus macios, o que não era o planejado. Em entrevista ao The Race, o chefe da equipe, Massimo Rivola, não quis culpar ninguém, mas expressou seu sentimentos de forma breve e sem rodeios.

“Em duas palavras: nós fodemos tudo”, disse ele. “Mas é um erro humano e pode acontecer. É nosso trabalho entender por que isso aconteceu agora de dois pontos de vista. Tem de haver um procedimento como no aviões, as checagens duplas, checklist triplo”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Aleix Espargaró foi prejudicado pela Aprilia no Japão (Foto: Aprilia)

“De outro ponto de vista, temos de ter certeza de que não complicar como fazer as coisas, e talvez façamos de uma maneira mais simples”, seguiu.

Rivola lamentou, mas disse que Espargaró teve um respiro já que Francesco Bagnaia abandonou e não conseguiu de aproximar de Fabio Quartararo. O líder do campeonato também terminou apenas na oitava posição, longe do pódio ou de uma possível vitória.

“Foi uma pena”, continuou o italiano. “Por um lado, tivemos sorte, porque o cara com quem estamos competindo não marcou muitos pontos, mas, por outro, poderíamos ter mudado o campeonato mundial de uma forma melhor para nós. Acho que o Aleix estaria pelo menos perto do pódio, considerando que correu com uma moto que tinha para ele o pneu errado”, analisou.

“Nem quero pensar que estamos relaxados, porque fizemos uma boa temporada até agora, não é esse o ponto. É verdade que não estamos acostumados a lutar por algo muito importante, mas, novamente, esse não é o ponto. Foi um erro humano que infelizmente pode acontecer. Não quero falar de sorte porque é nossa responsabilidade cobrir esses tipos de erros”, encerrou.

Com o resultado, Aleix saiude Motegi com 194 pontos, 24 atrás de Fabio Quartararo. A MotoGP volta na semana que vem com o GP da Tailândia, em Chang. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Espargaró tem problemas com a moto na volta de aquecimento (Vídeo: MotoGP)

LEIA TAMBÉM
FOTO: Suzuki segue Ducati e estreia asas traseiras de orelhas de ‘coelhinho’ no Japão
Marc Márquez prende luva na câmera e é puxado enquanto mecânico movimenta Honda
Aleix Espargaró tem problemas, troca moto às pressas e larga do pit-lane no Japão
Aleix Espargaró diz que erro da Aprilia forçou troca de moto e assume: “Me deixa chateado”
Bagnaia assume “grande erro” e diz: “Única coisa boa é que não levei Quartararo comigo”
Moto da Suzuki pega fogo, assusta e Tsuda abandona GP do Japão de MotoGP
Miller desfila força da Ducati, mas Japão altera equilíbrio da MotoGP em favor de Quartararo

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.