Parecia tudo encaminhado para uma pole-position de Jorge Navarro, mas o líder dos treinos livres sofreu uma queda e viu a chance escorrer por entre os dedos. Um pouco antes da classificação deste sábado (3), o tempo virou em Silverstone e chuva ajudou a mudar os protagonistas da Moto3. Com 2min33s642, Francesco Bagnaia colocou a Mahindra no topo da tabela de tempos.
Embalado desde o triunfo na Holanda, o piloto da Aspar mostrou um bom ritmo nas difíceis condições da pista de Northamptonshire e deixou Enea Bastianini para trás por uma diferença de 0s106.
Francesco Bagnaia conquistou sua primeira pole em Silverstone (Foto: Aspar)
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Bo Bendsneyder anotou o terceiro melhor tempo, mas não vai sair na primeira fila, já que foi punido pelo Painel de Comissários com cinco posições na ordem de partida.
Assim, Niccolò Antonelli herda o terceiro posto, com Brad Binder aparecendo para abrir a segunda linha da grelha, à frente de Joan Mir e Jules Danilo. Jorge Martín aparece em sétimo.
Estreando em Silverstone, Nicolò Bulega larga em nono, com o companheiro de VR46 Lorenzo Dalla Porta aparecendo para completar o top-10.
Saiba como foi o treino classificatório da Moto3 em Silverstone:
A chuva que parecia perseguir só a Moto2 caiu com força após o último treino livre e mudou as condições de pista em Silverstone. Na hora do treino classificatório da Moto3, a temperatura estava na casa dos 16°C, com o asfalto chegando a 18°C. A velocidade dos ventos estava em 13 km/h.
Forte ao longo de todos os treinos, Jorge Navarro começou bem também no molhado, de cara assumindo a liderança da sessão. 0s107 mais lento, Jorge Martín vinha em segundo, à frente de Enea Bastianini. Sempre bem na chuva, khairul Idham Pawi começou o treino em quinto.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Navarro melhorou mais na volta seguinte e permaneceu no topo da tabela, 1s199 à frente de Francesco Bagnaia, o segundo colocado. Martín era o terceiro. Binder vinha apenas em 11º.
Com cerca de dez minutos de treino, Navarro vinha tentando melhor, mas sofreu uma queda sem maiores consequências físicas. A moto, no entanto, ficou um tantinho abalada com o tombo na curva dez.
Com 2min35s163, Jorge Martín assumiu o comando da sessão, 0s166 à frente de Bagnaia. Bendsneyder era o terceiro, à frente de McPhee e Kornfeil.
Bendsneyder, aliás, tem uma pena para cumprir nesta etapa do Mundial. O holandês foi sentenciado com a perda de cinco posições no grid por ter rodado lento durante os treinos livres — uma ofensa repetida, o que determinou o tamanho da pena.
Bagnaia seguia melhorando na ponta, abrindo 0s241 de margem para Rodrigo, seu companheiro de Aspar. Rodrigo assumiu o terceiro posto, à frente de Kornfeil e Bulega. Binder era o décimo.
Pouco depois, John McPhee sofreu uma queda na Abbey, mesmo ponto em que Rodrigo caiu pouco depois.
Enquanto isso, Bagnaia conseguiu uma nova melhora, chegando a 2min34s271, 0s208 melhor que Joan Mir, o segundo colocado. Martín, Bulega e Locatelli completavam o top-5.
Com 17 minutos para o fim da sessão, Navarro ia chegando aos boxes da Estrella Galicia 0,0, onde a NSF250RW #9 já era cuidada pelos mecânicos.
Com 2min33s994, Bendsneyder se instalou na pole provisória, 0s277 à frente de Bagnaia. Antonelli era o terceiro, à frente de Binder e Mir. Mais atrás, María Herrera ocupava a décima colocação, 1s100 atrás do líder.
Antes do terço final da sessão, os pilotos foram aos boxes para os últimos ajustes. Bendsneyder liderava, com Bagnaia, Antonelli, Binder, Mir, Danilo, Martín, Bulega, Locatelli e Herrera.
De volta à pista, Bagnaia baixou para 2min33s642 e retomou a liderança, abrindo 0s352 para Bendsneyder.
Agora na VR46 como substituto de Romano Fenati, Lorenzo Dalla Porta abriu um bom giro, mas perdeu tempo nas parciais finais e apenas saltou para o décimo posto, 1s111 atrás de Bagnaia.
Enquanto isso, Bastianini apertou o passo e assumiu a segunda colocação, 0s106 mais lento que a pole provisória.
Já nos minutos finais da sessão, a chuva começou a piorar, o que não era uma boa notícia para Navarro. 23º na ordem de partida, o espanhol já estava de volta à pista, mas não parecia ter muitas chances de melhorar.
Herrera, por sua vez, sofreu uma queda na Farm, mas não se feriu. Única mulher no Mundial, María tinha o 13º tempo.
Pouco depois, foi Bulega quem caiu, com Martín tendo de evitar o italiano na curva 8. A coisa estava ficando feia por lá. Antonelli engrossou a estatística com um tombo na Woodcote, uma das mais rápidas curvas do circuito.
Com 2min35s588, Navarro conseguiu subir para a 17ª colocação, 1s946 mais lento que o líder.
#GALERIA(5769)
Moto3, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, grid de largada:
1 |
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
2:33.642 |
|
|
2 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
2:33.748 |
+0.106 |
|
3 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
2:34.383 |
+0.741 |
|
4 |
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
2:34.386 |
+0.744 |
|
5 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
2:34.479 |
+0.837 |
|
6 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
2:34.609 |
+0.967 |
|
7 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
2:34.647 |
+1.005 |
|
8 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
2:33.994 |
+0.352 |
P+5 |
9 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
2:34.669 |
+1.027 |
|
10 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
VR46 KTM |
2:34.753 |
+1.111 |
|
11 |
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
2:34.815 |
+1.173 |
|
12 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:34.920 |
+1.278 |
|
13 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
MH6 KTM |
2:35.094 |
+1.452 |
|
14 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
2:35.136 |
+1.494 |
|
15 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
2:35.169 |
+1.527 |
|
16 |
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
2:35.266 |
+1.624 |
|
17 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
2:35.336 |
+1.694 |
|
18 |
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:35.588 |
+1.946 |
|
19 |
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
KIEFER KTM |
2:35.651 |
+2.009 |
|
20 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
2:35.821 |
+2.179 |
|
21 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
2:35.822 |
+2.180 |
|
22 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
2:36.165 |
+2.523 |
|
23 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
2:36.254 |
+2.612 |
|
24 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
2:36.664 |
+3.022 |
|
25 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
2:36.842 |
+3.200 |
|
26 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE Mahindra |
3:36.931 |
+3.289 |
|
27 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE Mahindra |
2:37.036 |
+3.394 |
|
28 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
2:37.142 |
+3.500 |
|
29 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
2:37.567 |
+3.925 |
|
30 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
2:37.865 |
+4.223 |
|
31 |
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
2:38.209 |
+4.567 |
|
32 |
12 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
SAXOPRINT Peugeot |
2:38.705 |
+5.063 |
|
33 |
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
2:38.749 |
+5.107 |
|
34 |
62 |
STEFANO MANZI |
ITA |
MAHINDRA |
2:41.666 |
+8.024 |
|
35 |
53 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
MAHINDRA |
2:42.423 |
+8.781 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
JAKUB KORNFEIL |
MAL |
LAGLISSE KTM |
2:13.664 |
158.9 km/h |
|
MELHOR VOLTA |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:12.440 |
160.3 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA MOLHADA |
|
ar: 16ºC | pista: 17ºC |
|
PADDOCK GP #44 DEBATE VITÓRIAS DE ROSBERG EM SPA E DE RAHAL NO TEXAS
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.