Com novos pneus e eletrônica padronizada, dupla da Honda prevê temporada de surpresas na MotoGP em 2016

Com a chegada de uma eletrônica padrão e pneus Michelin em 2016, Marc Márquez e Dani Pedrosa avaliaram que é difícil fazer previsões sobre a próxima temporada da MotoGP. O jovem bicampeão considerou que a Ducati pode surpreender e encerrar jejum de vitórias

A MotoGP vai começar 2016 bastante renovada. A partir do próximo ano, a categoria máxima da motovelocidade mundial vai contar com um pacote eletrônico padrão e a Michelin como fornecedora única de pneus, o que deve modificar um pouco a ordem vigente no certame.
 
Às vésperas do início da pré-temporada, Marc Márquez e Dani Pedrosa avaliaram que é difícil fazer previsões, mas esperam um ano de surpresas pela frente.
Marc Márquez e Dani Pedrosa acreditam que o novo regulamento pode trazer surpresas para a MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)
Bicampeão da categoria rainha, Márquez acredita que a Ducati poderá brigar por vitórias no início da temporada 2016 da MotoGP, até porque usou no ano passado a ECU fornecida pela Magneti Marelli, embora com um software próprio. A montadora de Borgo Panigale deu grandes sinais de melhora no ano passado, mas ainda sonha em voltar aos tempos vitoriosos vividos na era Casey Stoner.
 
“Pessoalmente, creio que veremos algo talvez um pouco similar ao ano passado”, avaliou Márquez durante um evento da Honda no circuito Castellolí, em Barcelona. “Mudam muitas coisas e sei que será difícil chegar à primeira corrida, no Catar, com tudo 100% no lugar, mas talvez algum fabricante, vocês mencionaram a Ducati, possa começar bem, porque já trabalharam mais ou menos com essa eletrônica no ano passado”, continuou.
 
 “Já em Jerez as Ducati foram bastante rápidas, não só as oficiais, mas também [Scott] Redding e [Héctor] Barberá eram tão rápidos como nós”, indicou. “Assim, a princípio, eles podem surpreender e, talvez, ganhar corridas”, completou.
 
Companheiro do bicampeão na Honda, Dani Pedrosa afirmou que as mudanças no regulamento da MotoGP dificultam qualquer previsão.
 
“No começo, tudo pode ser uma incógnita por conta dessas mudanças que mencionamos. Creio que qualquer um pode surpreender, quem tiver as melhores sensações, quem tiver se adaptado melhor, ou, ao contrário, quem não tiver a moto tão bem acertada”, falou Dani. “Pode ser que, no início, as coisas não estejam tão bem ordenadas e pode ser interessante. E também há outros fatores, como os pneus”, seguiu.
 
“Neste ano, ninguém terá no sábado um pneu mais macio para a classificação, então o grid determinará mais essas primeiras voltas, algo que no ano passado contava muito. Às vezes, você tinha dificuldade nessas primeiras para passar outros pilotos que tinham feito uma classificação muito boa. Esse ano será diferente nesse sentido, já que todos teremos os mesmos pneus no sábado e na corrida”, apontou.
 
Recentemente, Shuhei Nakamoto, vice-presidente executivo da HRC, admitiu que a nova RC213V não é melhor do que sua versão anterior, que já tinha enfrentado dificuldades para encarar a YZR-M1 desenvolvida pela Yamaha.
 
“Estamos focados em fazer a moto menos agressiva”, contou Nakamoto em entrevista ao jornal espanhol ‘Marca’. “Estamos tentando coisas diferentes, mas, por alguma razão, ainda não fomos capazes de encontrar uma moto melhor do que a do ano passado”, continuou.
 
“Os engenheiros estão analisando os motivos e espero que consigamos encontrar uma solução antes do inicio da temporada”, concluiu.
VIU ESSA? PILOTO DÁ SURRA EM RIVAL EM PROVA DE MOTO

determinarTipoPlayer(“15733473”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.