Com promessa de reação da Honda, KTM reafirma força e vê Miller comandar lista de favoritos da Moto3

Apesar da promessa de reação da Honda, KTM segue ditando o ritmo na Moto3. Com Luis Salom e Maverick Viñales promovidos à Moto2, Jack Miller surge como favorito, mas ainda será preciso o desempenho de Álex Rins e Álex Márquez com a nova NSF250RW

KTM reafirma força e vê Miller como favorito ao título na Moto3
Moto2 se renova com astros da Moto3 para temporada 2014

A temporada 2014 da Moto3 novamente verá a força da KTM, mas, desta vez, a Honda vem mais forte na tentativa de deixar para trás o massacre do ano passado. Os primeiros testes indicam, entretanto, que a marca austríaca vai começar dando a nota no Mundial.

Ao longo de 2013, foram pilotos equipados com motos KTM que venceram todas as 17 etapas do Mundial de Moto3. Inicialmente, a marca nipônica acusou a rival de investir mais no equipamento do que o proposto pela categoria, mas acabou aceitando desembolsar um pouco mais para trabalhar na NSF250RW.

Jack Miller brilhou na pré-temporada (Foto: Red Bull KTM Ajo)

Na fase de testes deste ano, a KTM mostrou que veio forte mais uma vez, colocando seus pilotos quase sempre no topo da tabela de tempos. A Honda, entretanto, conseguiu evoluir durante esse tempo e Álex Márquez fechou os exercícios em Jerez de la Frontera com o segundo tempo, 0s100 atrás de Jack Miller, da Red Bull KTM Ajo.

O piloto australiano, aliás, apareceu como o favorito ao título de 2014. Sem Luis Salom e Maverick Viñales, que subiram para a Moto2, a categoria inicial ganhou novos protagonistas, e Miller, que recém-chegou ao time de Aki Ajo, foi um dos que mais se destacou na fase de testes.

Além do australiano, quem exibiu um bom ritmo na pré-temporada foi Niccolò Antonelli. O jovem titular da Gresini chegou a liderar algumas sessões de testes, mas perdeu muito ritmo na fase final dos exercícios.

A troca da Estrella Galicia 0’0

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando Álex Rins e Álex Márquez brilharam a bordo de uma KTM, para este ano o time de Emilio Alzamora decidiu alinhar no grid da categoria inicial com motos da Honda.

Os resultados da pré-temporada indicam que a NSF250RW ainda não está no nível das poderosas motos austríacas, mas, tratando-se do orgulho da Honda, certamente vai evoluir bastante ao longo do Mundial.

Levando em conta unicamente o talento de cada piloto, Álex Márquez e Álex Rins não podem ser descartados na briga pelo título, mas ainda é preciso avaliar o rendimento da nova Honda em uma situação real de corrida.

Romano Fenati testa com a equipe de Valentino Rossi (Foto: KTM)

VR46

Outra novidade da temporada 2014 é a estreia do Team Sky VR46, fruto de uma parceria entre a emissora italiana Sky e o multicampeão Valentino Rossi. O time vai contar com Romano Fenati e Francesco Bagnaia.

Na estreia do titular da Yamaha como dono de equipe, a escuderia vai contar com duas motos italianas e com pilotos que estão sendo formados na Academia de Pilotos VR46, também, claro, de propriedade de Rossi.

Nos exercícios realizados nos últimos meses, Fenati exibiu um bom ritmo com a nova moto, mas ainda precisa trabalhar um pouquinho mais para brigar sempre na ponta.

Eric Granado vai pilotar pela LaGlisse neste ano na Moto3 (Foto: LaGlisse)

Eric Granado de casa nova

Depois de fazer sua estreia no Mundial de Moto3 pela Aspar, Eric Granado vai defender as cores da LaGlisse na temporada 2014. Inicialmente, o brasileiro seguiria com a escuderia de Jorge Martínez, mas um conflito entre os patrocinadores do time – Drive M7 e Bell Ray – e os apoiadores pessoais do piloto – Red Bull e Mobil – forçaram a mudança.

Apoiado pela Aspar, Granado conseguiu uma vaga na LaGlisse, escuderia que foi campeã com Maverick Viñales em 2013. O brasileiro, então, passou a incorporar uma equipe de três pilotos, sendo companheiro de Jakub Kornfeil e Isaac Viñales. Também diferentemente do ano passado, Eric vai ter nas mãos uma moto KTM.

A fase de testes, aliás, já mostrou uma boa evolução do piloto paulista. Depois de um intenso trabalho físico durante o período de férias, Granado conseguiu andar regularmente dentro do top-10. Também, a troca de equipe parece ser muito positiva para Eric.

A estrutura comandada por Pablo Nieto tem experiência com jovens pilotos e fez um ótimo trabalho com a espanhola Ana Carrasco. Granado terá a chance de se desenvolver e, quem sabe, pontuar em todas as provas do calendário.

Husqvarna

A temporada 2014 da Moto3 também verá a estreia da Husqvarna. Sob o comando de Aki Ajo, a marca sueca terá Niklas Ajo e Danny Kent como pilotos. Durante os testes, Kent, que volta à Moto3 após uma temporada na Moto2, mostrou um bom ritmo e chegou a aparecer entre os ponteiros.

Na avaliação do piloto, a FR 250 GP, apesar de estreante, já está em um bom nível. Debutante de luxo Karel Hanika não é o único estreante da Moto3 em 2014, mas foi o que mais se destacou. Depois de brilhar a Red Bull Rookies Cup, o tcheco ganhou uma chance na Red Bull KTM Ajo e não fez feio.

Husqvarna estreia no Mundial neste ano (Foto: Avant/Husqvarna)

Apesar de estar debutando em uma categoria super competitiva, Hanika exibiu um bom ritmo desde os primeiros testes e rodou entre os ponteiros em várias das sessões realizadas em autódromos da Espanha.

Hanika pode até não ter chance de garantir o título de 2014, mas certamente vai roubar alguns pontinhos dos principais postulantes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.