Com Sepang recapeado, Michelin fala em dados “irrelevantes” da pré-temporada e admite: “Sabemos que será outra prova”

Palco de forte acidente com Loris Baz na pré-temporada, Sepang volta a desafiar a Michelin neste fim de semana. Fábrica francesa diz que reforma do traçado malaio tornou dados de exercício coletivo irrelevantes, mas aposta em teste privado para definir alocação ideal

Palco da penúltima etapa da temporada 2016, Sepang recebe o Mundial de Motovelocidade neste fim de semana em um circuito repaginado. Completamente recapeado e com algumas mudanças de layout, o traçado malaio é o novo desafio da Michelin, que vive no circuito asiático um de seus piores momentos do ano.
 
No primeiro teste da pré-temporada, Loris Baz teve o pneu traseiro estourado quando passava pela reta de Sepang a quase 300 km/h. Por sorte, o francês escapou de maiores lesões.
Sepang recebe a MotoGP neste fim de semana (Foto: Michelin)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Agora, a Michelin retorna a Sepang em condições diferentes. A pista de 5.546 metros foi recapeada e passou por modificações em diversos pontos de seu traçado. Assim, as informações coletadas ainda na fase de testes do certame perdem um pouco de importância.
 

Relacionadas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Por conta das mudanças, a Michelin testou na Malásia em meados do ano, com Cal Crutchlow e Colin Edwards, por exemplo, e decidiu levar para a prova deste fim de semana os compostos dianteiros macios, médios e duros, e os traseiros médios e duros, ambos em versão assimétrica, com a borracha mais rígida do lado direito dos pneus.
 
“Sepang é a última corrida do nosso tour transoceânico, mas não teremos facilidades por ser o fim da viagem”, disse Piero Taramasso, chefe do grupo de esporte a motor em duas rodas da Michelin. “O circuito foi recapeado desde que testamos aqui em fevereiro com todo o time da MotoGP, então a maioria dos dados é irrelevante em termos de nível de desgaste e consistência de aderência, mas nós fizemos um teste lá em meados da temporada, então temos uma base para trabalhar de prontidão para este fim de semana”, seguiu.
 
“O circuito tem duas longas retas e muitas zonas de freadas fortes, então a estabilidade da dianteira é importante em Sepang”, ponderou. “Tem também muitas curvas longas, então a aderência no limite da traseira será importante”, frisou.
 
“A pista também pode atingir temperaturas muito altas e tivemos de levar tudo isso em consideração antes de decidir a alocação deste fim de semana”, comentou Taramasso. “Sabemos que será outra prova dura para os nossos pneus, mas é por isso que nós estamos na MotoGP e, quanto mais aprendermos, melhor nós seremos”, concluiu.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!