Comissão Europeia adia decisão sobre negociação entre MotoGP e Liberty Media

A Comissão Europeia voltou a adiar a decisão do acordo entre Liberty Media e MotoGP em mais 20 dias, empurrando a resolução para junho de 2025. Negociação é investigada por suspeita de monopólio

Comissão Europeia segue como o último entrave para a concretização da compra da Dorna — promotora do Mundial de Motovelocidade — pelo Liberty Media, dona da Fórmula 1, como antecipou o GRANDE PRÊMIO em outubro do ano passado. Depois de anunciar o início de uma investigação sobre o acordo por suspeita de prática de monopólio e aglomeração comercial, decisão foi adiada para junho de 2025.

De acordo com a nova resolução da Comissão Europeia, definida no início desta semana, a nova data para uma resposta sobre a investigação foi adiada em 20 dias, empurrado para 16 de junho deste ano.

Desde que anunciou a compra de 86% das ações da Dorna Sports, que é a detentora dos direitos comerciais da MotoGP, o Liberty Media deixou claro que dependia da aprovação de órgãos antitruste de quatro lugares: União EuropeiaReino UnidoAustrália Brasil. Além de avaliações de Espanha Itália.

Às vésperas do fim de 2024, Brasil, Austrália e Reino Unido não representam mais barreiras, mas a União Europeia segue sendo um entrave. Em meados de outubro, o parlamentar belga Pascal Arimont pediu que o órgão investigue o grupo norte-americano, justamente por temer práticas de aglomeração comercial.

MotoGP e Liberty Media ainda negociam com a Comissão Europeia (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

No fim de dezembro, a Bloomberg confirmou uma investigação em curso, já que Teresa Ribeira, chefe antimonopólio da EU e vice-presidente da Espanha, teme a repercussão do acordo em setores de streaming e radiodifusão. Em comunicado, a Comissão apontou dois pontos centrais da investigação, que teve a data de resolução empurrada para o próximo ano.

“A transação levanta sérias preocupações sobre competição em mercados de países com poucas opções de licenciamento dos direitos de transmissão de conteúdos do esporte a motor na Europa, onde a Fórmula 1 é claramente o líder do mercado em todos os países e a MotoGP, geralmente, a única competição”, diz a decisão de Ribera.

“O acordo pode retirar importantes restrições de competição entre as partes em potenciais mercados maiores para licenciamento dos direitos de transmissão em todos os esportes, principalmente porque parece que F1 e MotoGP competem de perto”, seguiu.

Sob o guarda-chuva da Dorna estão não apenas MotoGP e Mundial de Superbike, mas também MotoEMundial Júnior, as Talent Cup ÁsiaBritânica e do Norte, o World Series de MiniGP, a Red Bull Rookies Cup e o Mundial Feminino de Motociclismo.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.