Öncü supera final eletrizante, bate Holgado por só 0s005 e vence na Moto3 na Áustria

Deniz Öncu guardou o bote no momento certo para ultrapassar Daniel Holgado e Ayumu Sasaki no último trecho do GP da Áustria e vencer no Red Bull Ring

Intensa como de costume. A Moto3 cumpriu o papel de ser extremamente disputada no GP da Áustria. E quem levou a melhor no Red Bull Ring foi Deniz Öncu. O turco da Ajo estudou o momento certo para dar o bote em Daniel Holgado e Ayumu Sasaki na última volta e vencer. Detalhe: só 0s005 à frente do #96.

Líder do campeonato, Holgado conseguiu ultrapassar Sasaki para ficar com o segundo lugar do pódio. O japonês, portanto, finalizou em terceiro.

Deniz Öncu venceu prova emocionante (Foto: KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Em quarto lugar aparece Collin Veijer, que se apresentou muito bem na Áustria ao longo do fim de semana. Ivan Ortolá, Riccardo Rossi, Ryusei Yamanaka aparecem em seguida.

Diogo Moreira finalizou em oitavo e teve ótima recuperação: de 19º para a zona de pontuação. David Muñoz e Stefano Nepa completam o top-10.

Com o resultado, Holgado sustenta a liderança do Mundial, com 26 pontos de frente para Sasaki. Öncü é o terceiro, diante de Iván Ortolá e Jaume Masià. Moreira avançou para sexto, com 94 pontos.

A Moto3 retoma as atividades no fim de semana do dia 3 de setembro, com o GP da Catalunha, a ser disputado em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como de MotoGP, Moto2 e MotoE.

Saiba como foi o GP da Áustria de Moto3:

O domingo amanheceu com sol e calor em Spielberg. Quando os pilotos da Moto3 começaram a alinhar no grid, os termômetros mediam 26°C no ambiente e no asfalto. A umidade do ar estava em 69%, com o vento soprando a 6 km/h no sentido sul.

Na hora da largada, o pole Collin Veijer, que estreava na posição principal do grid, não conseguiu sustentar a ponta e logo foi superado por Daniel Holgado. Logo depois, Deniz Öncü assumiu o segundo posto no mergulho para a curva 1. Moreira avançou para 16º.

Largada da Moto 3 na Áustria (Vídeo: MotoGP)

Uma vez em segundo, Öncü passou a pressionar Holgado, mas Veijer ia pressionando o turco. Ainda na segunda volta, o holandês deu o troco no turco e voltou ao segundo posto. Moreira era 13º.

Holgado aproveitou a disputa atrás para abrir um pequeno repiro na ponta, se afastando 0s2 de Veijer. No entanto, a diferença sumiu quase que de imediato.

Ainda na terceira volta, Moreira saltou para 11º, se aproximando de José Antonio Rueda, que era o próximo alvo.

Sasaki e Alonso vão ganhando posições (Vídeo: MotoGP)

Na volta 4, Jaume Masià começou a ter problemas com a Honda da Leopard e precisou abandonar a corrida.

Enquanto isso, Holgado ia firme na ponta, mas agora diante de Öncü, que tinha passado Veijer mais uma vez. David Alonso era o quarto, seguido por Ayumu Sasaki e Ricardo Rossi. Moreira era 10º.

Neste início de prova, o GP da Áustria se desenrolava de maneira diferente do habitual da Moto3. Os três primeiros tinham se isolado na frente, com um segundo pelotão formado com os três que vinham a seguir.

Com 14 voltas para o fim, Taiyo Furusato foi punido com uma volta longa por ter cortado a pista na curva 2.

Masià é o primeiro a abandonar na Áustria (Vídeo: MotoGP)

No início da oitava volta, Veijer voltou a passar Öncü e assumir o segundo posto, 0s1 atrás de Holgado. Alonso e Sasaki já tinham cortado a diferença e vinham mais e mais perto dos ponteiros.

No início da volta 9, Veijer foi por dentro e tomou a liderança de Holgado. Öncü era o terceiro, já com Alonso pertinho atrás. Sasaki era o quinto, com mais de 1s5 de frente para Rossi.

Daniel pouco demorou para retomar a liderança, aproveitando a reta do Red Bull Ring para colar em Veijer e usar o vácuo para mergulhar na frente. Mais atrás, Moreira era oitavo, buscando chegar em Ortolá, o sétimo.

Pouco depois, porém, Öncü partiu para cima e tomou o segundo posto, com Veijer superado por Alonso logo em seguida.

Alonso liderava a prova quando perdeu o controle da moto e abandonou (Vídeo: MotoGP)

Alonso pulou para segundo logo depois e já começou a pressionar Holgado pela ponta. Antes de abrir a 12ª volta, David colocou por dentro e tomou a ponta, mas, metros depois, caiu na curva 2. O jovem colombiano não se feriu e logo levantou para tentar voltar à corrida.

Assim, Holgado retomou o comando da disputa na Áustria, diante de Öncü, Sasaki e Veijer. Rossi ia isolado em quinto, com Ortolá tentando chegar. Moreira era sétimo, pressionado por Muñoz.

A corrida, aliás, vinha com muitas punições, como aconteceu, por exemplo, com Joshua Whatley e Joel Kelso, que tiveram de passar pela volta longa por exceder os limites de pista.

Com sete voltas para o fim, Ortolá conseguiu passar Rossi e avançar para a quinta colocação. Moreira, porém, vinha 2s5 atrás do italiano da Sic58.

A disputa pela vitória ganhou contornos eletrizantes no fim no Red Bull Ring (Vídeo: MotoGP)

Na ponta, Sasaki tomou a ponta de Holgado e quase que os dois tocaram, mas a manobra foi consolidada sem maiores sustos. Pouco depois, porém, Daniel reagiu e retomou a liderança.

Com quatro voltas para o fim, Moreira não resistiu à pressão de Yamanaka, que tomou a sétima colocação. Nono, Muñoz não vinha muito distante do brasileiro.

Na ponta, Sasaki seguia pressionando Holgado, que ia defendendo bem a ponta. Öncü era o terceiro colocado.

Na abertura da volta 18, Moreira deu o troco em Yamanaka e retomou a sétima colocação, deixando o japonês para resistir a Muñoz. O piloto da Aspar, porém, atacou o #10 mais uma vez e recuperou o sétimo lugar.

Deniz Öncü garantiu a vitória por muito pouco na Áustria (Vídeo: MotoGP)

Com duas voltas para o fim, Sasaki retomou a ponta no fim da reta. Öncü era terceiro, com Veijer ainda no pelotão. Daniel, porém, atacou de novo e retomou o comando, com Öncü passando Ayumu logo depois.

Na última volta, Sasaki conseguiu pegar a liderança mais uma vez, mas com Holgado pressionando de perto. O líder do Mundial partiu para cima, com Öncü aproveitando para pular para primeiro.

Sasaki não entregou os pontos. Os três se embolaram e foi o japonês quem prevaleceu. Daniel fez uma tentativa, mas foi contido pelo #71. Deniz, então, atacou e conseguiu a vitória por apenas 0s005. Sasaki completou o pódio.

Öncü e Holgado ficaram separados por só 0s005 (Foto: Reprodução)

Moto3 2023, GP da Áustria, Red Bull Ring, Corrida:

1D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo 20  voltas
2D HOLGADORed Bull KTM Tech3+0.005 
3A SASAKIIntactGP Husqvarna+0.119 
4C VEIJERIntactGP Husqvarna+0.136 
5I ORTOLÁMTA KTM+3.135 
6R ROSSISic58 Honda+5.270 
7R YAMANAKAAspar GasGas+8.137 
8D MOREIRAMSI KTM+8.382 
9D MUÑOZ BOE KTM+5.453 
10S NEPAMTA KTM+8.615 
11J RUEDARed Bull KTM Ajo+8.667 
12M BERTELLESnipers Honda+9.239 
13T SUZUKILeopard Honda9.516 
14K TOBASic58 Honda+14.741 
15D SALVADORCIP KTM+19.343 
16J KELSOPrüstelGP CFMoto+19.415 
17R FENATISnipers Honda+19.526 
18T FURUSATOTeam Asia Honda+20.345 
19X ARTIGASPrüstelGP CFMoto+21.524 
20N DETTWILERPrüstelGP CFMoto+21.758 
21F FARIOLIRed Bull KTM Tech3+21.850 
22S OGDENVisionTrack Honda+22.293 
23T BUASRITeam Asia Honda+29.684 
24L FELLONCIP KTM+31.814 
25A CARRASCOBOE KTM+31.858 
26M AJITeam Asia Honda+32.013 
27J WHATLEYVisionTrack Honda+36.954 
28S AZMANMSI KTM+45.512 
29D ALONSOAspar GasGas+36.381 
30J MASIÀLeopard HondaAbandonou 
KTM vive dilema na MotoGP 2024: pilotos demais e vagas de menos
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.