Foggia herda ponta com queda de Fenati e vence em Misano na Moto3. Acosta é 7º

Dennis Foggia sempre esteve entre os primeiros colocados em Misano. Mas só com a queda do então líder Romano Fenati é que o italiano sonhou com a vitória e não perdeu a chance de conquistar a segunda prova seguida para entrar na briga pelo título

O GP de San Marino da Moto3 parecia nas mãos de Romano Fenati. Com boa vantagem na liderança, o italiano desapareceu na frente dos rivais até cometer um erro sozinho e abandonar a prova. A corrida em Misano, então, caiu no colo de Dennis Foggia, que abriu uma boa diferença para o pelotão nas voltas finais e venceu pela segunda vez seguida no ano, colocando-se de vez na briga pelo título.

Niccolò Antonelli ficou em segundo. O italiano cometeu um erro quando ocupava a posição no início da prova, caiu para sétimo, mas conseguiu se recuperar e garantir um lugar no pódio. Andrea Migno, que andou desde o começo entre os primeiros colocados, fechou o pódio caseiro em Misano.

VEJA TAMBÉM
Como fica o grid da MotoGP para a temporada 2022?

Dennis Foggia segue vivo na briga pelo título da Moto3 (Foto: Leopard Racing)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sergio García fez uma corrida de recuperação e terminou na quarta colocação. Jaume Masià foi o quinto, seguido por Darryn Binder. O líder Pedro Acosta sofreu para encontrar um bom ritmo e foi apenas discreto, na sétima posição, acompanhado por Carlos Tatay, Stefano Nepa e Ayumu Sasaki.

Com o resultado desta 14ª etapa da temporada 2021 da Moto3, Acosta chegou aos 210 pontos e abriu 42 de frente para Foggia, que avançou para o segundo posto pelo critério de desempate, já que tem mais vitórias do que García. Fenati vem em seguida, com 76 de atraso, com Masià fechando o top-5.

O japonês Yuki Kunni não participou do GP de San Marino e da Riviera de Rimini já que foi suspenso pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) por ter causado um acidente com Alberto Surra na curva 11 de Misano durante o treino livre 3. Os dados coletados da moto confirmaram que o titular do Team Asia estava rodando lento na linha de corrida e, por isso, a Corte de Apelações rejeitou o recurso da equipe e confirmou a pena imposta pelos comissários.

A Moto3 volta às pistas no próximo dia 3 de outubro para o GP das Américas, em Austin, no Texas. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de Moto3:

O domingo na costa Adriática da Itália amanheceu com céu parcialmente encoberto, mas sem chuva. Antes da largada, os termômetros mediam 26°C, com o asfalto chegando a 28°C. A velocidade do vento era de 6 km/h.

No grid, a escolha de pneus foi uniforme: todos calçaram o dianteiro duro, o M, e o traseiro macio, o S2.

Na largada, Niccolò Antonelli saiu bem e tomou brevemente a ponta na curva 1, mas logo foi superado por Romano Fenati, o dono da pole. Andrea Migno assumiu o terceiro posto, à frente de Dennis Foggia, posições que se inverteram ainda no primeiro giro.

A largada do GP de San Marino da Moto3 (Vídeo: MotoGP)

Ao fim do primeiro giro, Fenati já tinha aberto um caminhão de vantagem, o que só aumentou com a disputa entre Antonelli e Foggia. O piloto da Leopard chegou a atacar o titular da Avintia, mas o pupilo de Valentino Rossi defendeu bem a posição.

Quando as coisas acalmara, Niccolò foi rápido em contar a vantagem de Fenati, que tinha passado de 0s6, mas baixou para cerca de 0s36.

Ainda no segundo giro, Elia Bartolini caiu na curva 4 depois de uma enorme sacudida. O italiano não sofreu lesões mais graves, mas não conseguiu voltar à corrida.

Enquanto isso, Fenati ia firme no topo da tabela, 0s425 melhor que Antonelli. Foggia era o terceiro, seguido por Andrea Migno, Xavier Artigas, Jaume Masià, Darryn Binder, Sergio García, Pedro Acosta e Ayumu Sasaki.

Sergio García e Jaume Masià se tocaram nas primeiras voltas (Vídeo: MotoGP)

Emendando uma volta rápida atrás da outra, Fenati não facilitou a aproximação de Antonelli. Na volta 5, os dois vinham separados por 0s610, com Andrea Migno tomando o terceiro posto de Foggia por alguns instantes antes de levar o troco.

Foggia, porém, não conseguiu sustentar a posição, que voltou para Andrea numa errada de Dennis, com Masià também passando para ocupar o quarto posto. Binder vinha em sexto, seguido por Garcia e Artigas.

Foggia não tardou em recuperar a posição de Masià, mas se manteve atrás de Migno, que tinha se afastado mais de Antonelli. O líder do Mundial vinha em nono, mais de 1s4 atrás de Artigas, o oitavo colocado.

Ainda na volta 8, Stefano Nepa conseguiu passar Pedro, que caiu para a décima colocação, não muito distante de Riccardo Rossi, o 11º. Rival pelo título, Sergio Garcia seguiu outro roteiro e avançou para a quinta colocação após passar Masià na curva 8.

Antonelli errou na curva 4 e perdeu algumas posições na corrida (Vídeo: MotoGP)

Pouco depois, Foggia conseguiu recuperar a terceira posição de Migno. Em seguida, a situação melhorou ainda mais para o piloto da Leopard, já que Antonelli escapou da pista na curva 4 e despencou para sétimo. Assim, a vantagem de Fenati saltou para mais de 1s4 na liderança.

Ainda nessa primeira parte da corrida, Artigas foi punido por cortar as curvas 1 e 2 e recebeu uma volta longa da direção de prova.

Garcia, aliás, seguiu tentando aproveitar o fim de semana discreto de Acosta. Na volta 11, o espanhol avançou para o terceiro posto, mas acabou superado por Migno e Binder pouco depois.

Com 11 voltas para o fim do GP de San Marino e da Riviera de Rimini, Antonelli conseguiu recuperar uma posição e avançou para sexto, 3s4 atrás de Fenati.

Romano Fenati caiu quando liderava com folga em Misano (Vídeo: MotoGP)

Com dez voltas para o fim, porém, o domínio de Fenati ruiu. O italiano da equipe de Max Biaggi caiu na curva 15 após perder a frente da Husqvarna quando tinha 2s8 de margem na liderança. O italiano deixou a pista caminhando, mas desolado.

Assim, Foggia assumiu a liderança com 0s3 de margem para Migno. García subiu para terceiro, mas logo foi superado por Binder. Acosta, por outro lado, seguia sem chamar a atenção, em oitavo, mas agora bastante mais perto de um rival, o italiano Stefano Nepa.

No giro 16, García atacou Binder e conseguiu retomar a terceira posição apesar da resistência inicial do sul-africano. Darryn, aliás, foi superado também por Masià na sequência.

García tentou um ataque para cima de Migno, mas errou e acabou perdendo duas posições. O piloto da Aspar rapidamente subiu para o quarto lugar, mas ainda sem conseguir recuperar de Masià o último posto do pódio.

Sergio conseguiu tomar a posição de Masià pouco depois, com Antonelli também aproveitando para passar o espanhol. Na ponta, Foggia seguia com quase 0s4 de vantagem. Mais atrás, Acosta caiu para décimo depois de uma manobra dura de Carlos Tatay na curva 10.

Dennis Foggia abriu vantagem nas voltas finais em Misano (Vídeo: MotoGP)

Com três voltas para o fim, Antonelli conseguiu passar García para tomar o terceiro posto, com Masià aproveitando para deixar o vice-líder do Mundial para trás na sequência. Sergio, porém, não tardou em responder o ataque de Jaume e recuperar uma posição. Mais atrás, Acosta já estava de volta à nona colocação.

O líder do Mundial, aliás, conseguiu passar Nepa e assumiu o oitavo lugar, não muito distante de Tatay.

Na volta 22, Antonelli passou Migno na freada da curva 1 para recuperar o segundo posto na corrida, já mais 0s7 atrás de Foggia. García era o quarto, seguido por Masià, Binder, Tatay, Acosta, Sasaki e Nepa.

Na abertura da última volta, Foggia já tinha se afastado mais 0s7 de Antonelli, que não vinha tão distante assim de Migno. García era o quarto depois de tomar a posição de Masià, inclusive com toque. O piloto da Aspar, porém, já estava mais de 1s distante do pódio.

Foggia recebeu a bandeirada com 0s565 de margem para Antonelli, com Migno fechando o segundo pódio consecutivo 100% italiano.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Moto3 2021, GP de San Marino, Misano, Corrida:

1D FOGGIALeopard Honda39:17.00223 voltas
2N ANTONELLIAvintia KTM+0.565 
3A MIGNOSnipers Honda+0.817 
4S GARCIAAspar KTM+2.140 
5J MASIÀRed Bull KTM Ajo+3.098 
6D BINDERSIC HONDA+7.633 
7P ACOSTARed Bull KTM Ajo+9.991 
8C TATAYAvintia KTM+10.184 
9S NEPABOE KTM+10.341 
10A SASAKITech3 KTM+10.344 
11R ROSSIBOE KTM+10.360 
12I GUEVARAAspar KTM+14.626 
13J MCPHEESIC HONDA+14.898 
14K TOBACIP KTM+15.019 
15T SUZUKISIC58 Honda+15.072 
16J ALCOBAGresini Honda+18.859 
17R YAMANAKAPrüstel KTM+18.874 
18M BERTELEVR46 Riders Academy+18.921 
19L FELLONSIC58 Honda+19.303 
20A FERNÁNDEZMAX Husqvarna+21.363 
21D ÖNCÜTech3 KTM+26.962 
22M KOFLERCIP KTM+30.466 
23A SURRASnipers Honda+46.656 
24A FARID IZDIHARAsia Honda+53.470 
25F SALACPrüstel KTMAbandonou 
26X ARTIGASLeopard HondaAbandonou 
27R FENATIMAX HusqvarnaAbandonou 
28E BARTOLINIVR46 Riders AcademyAbandonou 
29G RODRIGOGresini HondaNão largou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.