Dorna minimiza crise e garante etapa da MotoGP na Argentina na temporada 2025

A MotoGP não correu na Argentina em 2024 por conta de problemas financeiros e decisão de corte de custos do governo federal, mas vai retornar a Termas de Río Hondo no próximo ano. Para 2026, com a volta de Goiânia, a Dorna faz mistério

A MotoGP sofreu com algumas baixas no calendário da temporada 2024, sendo uma delas na Argentina. Por problemas financeiros, a etapa realizada no circuito de Termas de Río Hondo foi cancelada e deixou uma lacuna no campeonato. Para 2025, porém, a prova foi reintegrada ao cronograma e a categoria está confiante.

O próximo ano será o último do contato entre as duas parte. Para 2026, o Mundial de Motovelocidade vai retornar ao Brasil por cinco anos, com uma etapa em Goiânia, o que levantou rumores de que poderia acontecer uma substituição dos circuitos no futuro.

Em entrevista exclusiva para o GRANDE PRÊMIO, Carlos Ezpeleta, diretor-esportivo da Dorna — promotora do campeonato —, afirmou que alguma prova deve sair do calendário em 2026 para a entrada de Goiânia, mas não quis abrir o jogo sobre qual será a modificação. Além disso, garantiu a prova na Argentina em 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Argentina ficou fora do calendário da MotoGP na temporada 2024 (Foto: Repsol)

“Pela matemática, alguma vai sair, mas ainda não sabemos qual será. Para 2026, teremos de tomar uma decisão sobre qual vai sair. O contrato da Argentina acaba em 2025, mas também temos a possibilidade de rodízio [de circuitos] na Espanha”, afirmou.

“O GP da Argentina, para 2025, está confirmado e em ordem. Não falta nada no circuito, está pronto há anos”, finalizou o dirigente.

O Autódromo Oscar y Juan Gálvez, localizado em Buenos Aires, vai passar por obras de infraestrutura e, assim, alcançar a licença de Grau 2 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A MotoGP, porém, também está no radar dos administradores do circuito.

O circuito de Buenos Aires já recebeu o Mundial de Motovelocidade no passado, primeiro entre 1961 e 1963, depois em momentos esporádicos dos anos 80 e 90. Em 2014, o país voltou a receber a prova, mas em outra localidade.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.