Dovizioso faz balanço positivo, mas se vê “mais feliz do que algumas pessoas na Ducati”

Depois de oito temporadas, o italiano de Forli se despediu do time de Borgo Panigale no GP de Portugal. Três vezes vice-campeão da MotoGP, Andrea não tem vaga no grid do próximo ano

Andrea Dovizioso fez um balanço positivo das oito temporadas que disputou com a Ducati. O italiano se despediu do time de Bolonha no GP de Portugal, mas não tem vaga para 2021. O piloto de Forli planeja um ano sabático, mas ainda espera ter a chance de voltar à MotoGP no ano seguinte.

Titular da casa de Bolonha desde 2013, Dovizioso foi três vezes vice-campeão da MotoGP, mas a melhor performance veio mesmo em 2017, quando disputou o título com Marc Márquez até a corrida final, em Valência. O campeonato deste ano, porém, foi bastante abaixo da expectativa, especialmente considerando a ausência do hexacampeão.

Andrea Dovizioso fechou o campeonato na quarta colocação (Foto: Ducati)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Questionado sobre o balanço dos oito anos com a Ducati, Dovizioso respondeu: “Muito, muito positivo”.

“Acho que a medida do quando você pode ficar feliz com alguma coisa depende de onde você começa e todo mundo esquece isso. É difícil lembrar como era a situação há oito anos, como era a situação há sete anos”, disse. “Mas eu me lembro muito bem. Então, sim, estou feliz com isso”, frisou.

“Com certeza, não conseguimos vencer o título e essa seria a situação perfeita, mas estou mais feliz do que algumas pessoas na Ducati e isso é algo com que estou realmente desapontado, porque não celebramos e não vivemos os três anos especiais que vivemos de uma maneira normal”, contou. “Isso é algo com que não estou feliz. Toda situação pode afetar a decisão e a razão de estarmos nessa situação”, continuou.

Com o sexto lugar no GP de Portugal, Dovizioso assegurou o quarto lugar na classificação do Mundial de Pilotos, 36 pontos atrás do campeão Joan Mir.

“No fim, com a sensação que tive neste ano, terminar em quarto é mais uma confirmação de que a minha abordagem e a minha mentalidade em relação ao campeonato funciona”, observou. “Mas a sensação não era realmente boa para lutar pelo campeonato, então estou desapontado com isso”, admitiu.

Apesar de a separação chegar em um momento de conflito entre Andrea e a Ducati, o piloto afirmou que guarda boas memórias da passagem por Bolonha, ainda que não esteja exatamente infeliz por partir. Em agosto passado, foi Dovizioso quem comunicou à equipe que encerraria a negociação pela renovação de contrato.

“Vou sentir falta de muitas coisas, pois tenho uma boa relação com algumas pessoas dentro da Ducati, a minha equipe”, comentou. “Isso é algo que nunca tive na minha carreira, porque quando você passa oito anos com as mesmas pessoas, conquista algumas boas vitórias, a relação fica muito, muito boa”, avaliou.

“Vou sentir falta de muitas coisas, mas, por outro lado, também me sinto mais leve no momento, pois tem algo de que não gosto muito nesta situação”, falou. “Terminar nesta situação, me sinto mais leve, me sinto bem. Não sinto que queira continuar nessa condição”, encerrou.

LEIA TAMBÉM
Saída de Rossi do time de fábrica da Yamaha encerra capítulo dos mais belos da MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.