Ducati encerra seca que vinha desde era Stoner com título no Mundial de Construtores

Com o revés da Suzuki no GP de Portugal, a casa de Bolonha aproveitou o segundo lugar de Jack Miller para conquistar um título que não vinha desde 2007

13 anos após conquistar o Mundial de Construtores, a Ducati voltou a vencer a disputa entre os fabricantes da MotoGP. A conquista anterior data de 2007, ainda na era Casey Stoner, o único a ter sido campeão com a marca de Bolonha.

A Ducati chegou ao circuito de Portimão empatada com a Suzuki na liderança do campeonato. A prova em Portimão, porém, vai bastante dura para a fábrica de Hamamatsu, mas a casa de Borgo Panigale comemorou um segundo lugar com Jack Miller.

Ducati celebrou título de Construtores em Portugal (Foto: Ducati)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Assim, os italianos chegaram aos 221 pontos, 17 a mais que a Yamaha, que passou a Suzuki para ficar com o segundo posto graças ao terceiro lugar de Franco Morbidelli.

No total, a Ducati conseguiu duas vitórias em 2020 ― uma com Dovizioso e outra com Petrucci ― e outros sete pódios: um de Andrea, quatro de Jack Miller, um de Francesco Bagnaia e outro de Johann Zarco.

Diretor-executivo da Ducati, Claudio Domenicali celebrou o resultado e aproveitou a oportunidade para se despedir de Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci, que se despediram da equipe em Portugal. O três vezes vice-campeão da MotoGP não tem vaga no grid de 2021, mas o vencedor do GP da França vai defender a Tech3.

“Vencer o Mundial de Construtores é muito recompensador, especialmente depois de um ano tão complicado que nos forçou a superar obstáculos e situações que nunca vivenciamos antes”, disse Domenicali. “Foi uma temporada bizarra, mas trabalhando em conjunto com nossos engenheiros e todos os pilotos Ducati, conseguimos fazer a Desmosedici GP competitiva em todos os circuitos do calendário do campeonato, com pódios em oito ocasiões, incluindo duas vitórias”, lembrou.

“Obrigada a Andrea Dovizioso, Danilo Petrucci, Jack Miller, Pecco Bagnaia e Johann Zarco por nos permitirem somar um segundo título de Construtores à nossa história na MotoGP. E obrigado também a todo departamento da Ducati Corse por mais uma vez demonstrar que com paixão, dedicação e determinação você pode atingir resultados importantes como este”, comentou. “Aproveito a oportunidade para desejar sorte a Andrea e Danilo para o futuro. Eles estiveram conosco durante muitos anos e, juntos, vivemos grandes momentos. Obrigado por tudo”, completou.

Chefe da Ducati Corse, o departamento de competições da marca, Gigi Dall’Igna ressaltou que a temporada foi dificultada pela pandemia do novo coronavírus, o que impediu a fábrica de entender melhor o novo pneu introduzido pela Michelin em 2020, que foi apontado ao longo ano como o grande causador de dificuldades para a Desmosedici.

“Vencer o Mundial de Construtores é certamente uma meta importante para a Ducati, porque demonstra a qualidade das inovações tecnológicas que foram desenvolvidas nos últimos anos e que hoje estão na Desmosedici GP”, comentou Dall’Igna. “Foi, certamente, uma temporada difícil, especialmente depois da introdução do novo pneu traseiro e da impossibilidade de testarmos durante o ano, o que nos impediu de estudar melhor o desempenho dele”, continuou.

“Ainda assim, a Desmosedici GP foi uma moto competitiva em quase todas as pistas. Portanto, estamos satisfeitos com os resultados obtidos neste 2020 e por termos conseguido nosso segundo título de Construtores na MotoGP”, comemorou. “Obrigado a toda a equipe da Ducati Corse, aos pilotos e equipes que, com trabalho e comprometimento, nos permitiram alcançar essa importante vitória”, encerrou.

MotoGP 2020, Mundial de Construtores:

  PolesVitóriasPontos
1DUCATI12221
2YAMAHA97204
3SUZUKI2202
4KTM33200
5HONDA1144
6APRILIA51

LEIA TAMBÉM
Saída de Rossi do time de fábrica da Yamaha encerra capítulo dos mais belos da MotoGP

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.