Ducati encerra seca que vinha desde era Stoner com título no Mundial de Construtores

Com o revés da Suzuki no GP de Portugal, a casa de Bolonha aproveitou o segundo lugar de Jack Miller para conquistar um título que não vinha desde 2007

13 anos após conquistar o Mundial de Construtores, a Ducati voltou a vencer a disputa entre os fabricantes da MotoGP. A conquista anterior data de 2007, ainda na era Casey Stoner, o único a ter sido campeão com a marca de Bolonha.

A Ducati chegou ao circuito de Portimão empatada com a Suzuki na liderança do campeonato. A prova em Portimão, porém, vai bastante dura para a fábrica de Hamamatsu, mas a casa de Borgo Panigale comemorou um segundo lugar com Jack Miller.

Ducati celebrou título de Construtores em Portugal (Foto: Ducati)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Assim, os italianos chegaram aos 221 pontos, 17 a mais que a Yamaha, que passou a Suzuki para ficar com o segundo posto graças ao terceiro lugar de Franco Morbidelli.

No total, a Ducati conseguiu duas vitórias em 2020 ― uma com Dovizioso e outra com Petrucci ― e outros sete pódios: um de Andrea, quatro de Jack Miller, um de Francesco Bagnaia e outro de Johann Zarco.

Diretor-executivo da Ducati, Claudio Domenicali celebrou o resultado e aproveitou a oportunidade para se despedir de Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci, que se despediram da equipe em Portugal. O três vezes vice-campeão da MotoGP não tem vaga no grid de 2021, mas o vencedor do GP da França vai defender a Tech3.

“Vencer o Mundial de Construtores é muito recompensador, especialmente depois de um ano tão complicado que nos forçou a superar obstáculos e situações que nunca vivenciamos antes”, disse Domenicali. “Foi uma temporada bizarra, mas trabalhando em conjunto com nossos engenheiros e todos os pilotos Ducati, conseguimos fazer a Desmosedici GP competitiva em todos os circuitos do calendário do campeonato, com pódios em oito ocasiões, incluindo duas vitórias”, lembrou.

“Obrigada a Andrea Dovizioso, Danilo Petrucci, Jack Miller, Pecco Bagnaia e Johann Zarco por nos permitirem somar um segundo título de Construtores à nossa história na MotoGP. E obrigado também a todo departamento da Ducati Corse por mais uma vez demonstrar que com paixão, dedicação e determinação você pode atingir resultados importantes como este”, comentou. “Aproveito a oportunidade para desejar sorte a Andrea e Danilo para o futuro. Eles estiveram conosco durante muitos anos e, juntos, vivemos grandes momentos. Obrigado por tudo”, completou.

Chefe da Ducati Corse, o departamento de competições da marca, Gigi Dall’Igna ressaltou que a temporada foi dificultada pela pandemia do novo coronavírus, o que impediu a fábrica de entender melhor o novo pneu introduzido pela Michelin em 2020, que foi apontado ao longo ano como o grande causador de dificuldades para a Desmosedici.

“Vencer o Mundial de Construtores é certamente uma meta importante para a Ducati, porque demonstra a qualidade das inovações tecnológicas que foram desenvolvidas nos últimos anos e que hoje estão na Desmosedici GP”, comentou Dall’Igna. “Foi, certamente, uma temporada difícil, especialmente depois da introdução do novo pneu traseiro e da impossibilidade de testarmos durante o ano, o que nos impediu de estudar melhor o desempenho dele”, continuou.

“Ainda assim, a Desmosedici GP foi uma moto competitiva em quase todas as pistas. Portanto, estamos satisfeitos com os resultados obtidos neste 2020 e por termos conseguido nosso segundo título de Construtores na MotoGP”, comemorou. “Obrigado a toda a equipe da Ducati Corse, aos pilotos e equipes que, com trabalho e comprometimento, nos permitiram alcançar essa importante vitória”, encerrou.

MotoGP 2020, Mundial de Construtores:

  PolesVitóriasPontos
1DUCATI12221
2YAMAHA97204
3SUZUKI2202
4KTM33200
5HONDA1144
6APRILIA51

LEIA TAMBÉM
Saída de Rossi do time de fábrica da Yamaha encerra capítulo dos mais belos da MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.