5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Os vencedores da Fórmula E 2024 após rodada dupla em Misano
MotoGP

Em baixa na Honda, Lorenzo anuncia aposentadoria da MotoGP aos 32 anos

Em uma coletiva de imprensa em Valência, Jorge Lorenzo anunciou que vai deixar a MotoGP no fim da temporada. O GP da Comunidade Valenciana será o último do #99 na classe rainha do Mundial de Motovelocidade

 
Uma era da MotoGP vai chegar ao fim em 2019: Jorge Lorenzo anunciou nesta quinta-feira (14) que vai deixar o Mundial no fim da temporada. O GP da Comunidade Valenciana deste fim de semana será o último do #99 no Mundial de Motovelocidade.

"Há dias que são importantes na vida de um piloto. Quando você vence sua primeira corrida, quando vence seu primeiro campeonato, e quando anuncia sua aposentadoria. A corrida desse fim de semana vai ser a minha última na MotoGP", disse Lorenzo, emocionado durante coletiva convocada de última hora em Valência.

O espanhol logo tratou de dizer onde, de fato, o fim da carreira na MotoGP começou: com a queda durante o fim de semana do GP da Holanda.

 
Aos 32 anos, Lorenzo faz uma temporada bastante aquém de suas capacidades e, assim, os rumores de aposentadoria o acompanharam ao logo de praticamente todo o ano, especialmente após um forte acidente nos treinos em Assen. Jorge, no entanto, sempre manifestou o interesse em cumprir integralmente o contrato com a Honda, que é válido até o próximo ano.
 
Nesta manhã, porém, a organização do Mundial convidou jornalistas para uma coletiva de imprensa especial às 15h (11h de Brasília), um indício de o fim se aproximava. Ao lado de Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, a promotora do Mundial, Lorenzo anunciou que vai pendurar o capacete após a etapa no Ricardo Tormo.
Jorge Lorenzo (Foto: Repsol)
Paddockast #41
MAIORES VITÓRIAS DE HAMILTON NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Tricampeão da MotoGP ― e penta no Mundial de Motovelocidade ―, Lorenzo vê a carreira chegar ao fim em baixa. Depois de nove temporadas com a Yamaha, onde conquistou três títulos, 44 vitórias, 107 pódios e 39 poles, o piloto de Palma de Maiorca, Jorge optou por uma aventura na Ducati, mas o início difícil com a Desmosedici acabou por culminar num divórcio precoce. 
 
Ainda que tenha se entendido com o protótipo italiano e conquistado três vitórias e mais um pódio em 2018, Lorenzo não renovou com a casa de Bolonha e fechou com a Honda para substituir o ex-rival Dani Pedrosa, que se aposentou no fim do ano passado e passou a atuar como piloto de testes da KTM. O time do sonho com Marc Márquez, porém, jamais chegou a existir.
 
Enquanto o #93 se aproxima do recorde de 400 pontos e conquistou em 2019 seu sexto título na MotoGP, Lorenzo amarga apenas a 19ª colocação na tabela, com só 25 pontos. Além da falta de um bom encaixe com a RC213V, o espanhol sofreu bastante com lesões ao longo do ano e nunca esteve em plena forma para competir.
 
Em meados da temporada, enquanto Lorenzo se recuperava das lesões sofridas na Holanda, surgiram rumores de uma volta à Ducati para defender as cores da Pramac, mas o #99 acabou optando por seguir com a Honda. A situação, todavia, não melhorou.
 
Como se tudo isso não fosse o bastante, Lorenzo viu a pressão aumentar com a chegada de Johann Zarco à LCR. Fora da KTMem uma decisão pessoal que pegou todos de surpresa em meados da temporada ―, o francês foi chamado pelo time de Lucio Cecchinello para substituir Takaaki Nakagami, que teve de se afastar para uma cirurgia. O #5 aproveitou bem a chance e fez uma boa exibição nas duas corridas que fez até aqui, ganhando, inclusive, elogios de Alberto Puig, o chefe da equipe apoiada pela Repsol. 
 
Sem perspectivas de melhora, ainda que a escuderia da asa dourada prepare uma nova RC213V para 2020, Lorenzo optou por sair de cena em casa e se despedir da MotoGP em Valência.
 

O GP da Comunidade Valenciana de MotoGP está marcado para o domingo, às 10h (de Brasília). Acompanhe aqui a cobertura do GRANDE PRÊMIO.