Martín inverte papéis com liderança mais longa e se transforma em alvo na MotoGP 2024

Depois de tanto caçar Francesco Bagnaia na temporada 2023, Jorge Martín assume a liderança da MotoGP em 2024 e vira o homem a ser derrotado dentro do grid, pelo menos até a próxima etapa

A temporada 2023 da MotoGP foi quase perfeita para Jorge Martín. Correndo por uma equipe satélite, brigou pelo título até a última do campeonato, mas acabou sendo derrotado. O que realmente marcou a disputa, no entanto, foi o fato de ter liderado a disputa contra Francesco Bagnaia por apenas 24 horas, durante o fim de semana do GP da Indonésia, e só.

Na ocasião, Martín continuou com a boa fase no certame e venceu a corrida sprint para assumir a ponta do campeonato, abrindo sete pontos de vantagem para Bagnaia. Na prova principal, parecia encaminhar novo triunfo e liderava com larga vantagem, mas caiu e viu o rival conquistar o topo do pódio.

Muita coisa mudou de lá até hoje, é verdade, mas não a boa fase de Martín. E nem a disputa com Bagnaia. Na abertura o campeonato de 2024, no Catar, o espanhol levou a melhor no sábado mais uma vez, mas viu o piloto da Ducati vencer no domingo e sair líder na tabela de pontos depois de 24h.

Agora, porém, há uma diferença e o espanhol da Pramac pode curtir a liderança do campeonato por mais tempo. O fim de semana em Portimão ofereceu uma vitória dominante para Martín, que sai como comandante do Mundial de Pilotos até pelo menos a próxima etapa, em Austin, no próximo fim de semana. Enfim, um tempo a mais para relaxar no posto.

Jorge Martín fez a festa com a vitória em Portimão (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A queda na Indonésia ainda o abala, mesmo que tente superar. Depois do acidente, Martín culpou sujeira na pista, mas admitiu que estava tentando “humilhar” seus rivais na corrida. Agora quer manter os pés no chão.

“Tinha dúvidas sobre mim mesmo desde o ano passado. Tinha medo de perder e, no fim, voltei a vencer”, afirmou após a conquista no GP de Portugal.

“Junto com meu psicólogo, trabalhamos muito esses meses para ter dúvidas e controlar as coisas, estando mais tranquilos. Agora, sei no que pensar durante a corrida, sei falar comigo mesmo. Antes, eu me deixava levar. Mas agora eu consigo me manter centrado. Foi complicado manter um ritmo tão rápido, mas tive que seguir martelando volta a volta. Manter esse ritmo foi a chave”, destacou o piloto da Pramac.

Mais do que ser o primeiro colocado na tabela, o espanhol abriu boa vantagem. Atualmente, está com 60 pontos, contra 42 do vice Brad Binder, o que faz todo mundo acreditar que pode sair de Austin ainda na frente. Só um desastre — ou dois, talvez — pode mudar a situação. Mas o conforto está claro na pilotagem de alguém que não quer perder a segunda chance na briga pelo título.

MotoGP volta à pista entre os dias 12 e 14 de abril, para o GP das Américas, em Austin, terceira etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.