Para a prova deste domingo, a Michelin preparou uma alocação mais ampla. A fábrica francesa levou os pneus dianteiros macios, médios e duros, e traseiros macios e médios. Entre os compostos de chuva, os dianteiros eram extramacios, macios e médios, com as borrachas macias e duras reservadas para a roda de trás.
No grid, as escolhas de pneus foram diferentes. Crutchlow, Rossi e Viñales optaram pelo pneu duro na frente e médio atrás. Pedrosa e Laverty escolheram um par de macios, enquanto Márquez colocou o composto mole na frente e médio atrás.
Quando as luzes se apagaram na reta do circuito de Northamptonshire, os 73.310 espectadores viram Rossi saltar para a ponta, à frente de Crutchlow e Viñales. Pedrosa se manteve em quarto, à frente de Laverty, Redding e Lorenzo. Márquez cau para décimo depois de um enrosco com Redding.
Pouco depois, Viñales partiu para o ataque e assumiu a ponta, diante de Rossi e Crutchlow. Laverty, então, passou Cal e logo depois passou Valentino.
O acidente foi bem feio e os pilotos escaparam por pouco de serem atingidos por quem vinha atrás.
Enquanto Loris ainda recebia tratamento, a direção de prova comunicou que a disputa seria reiniciada para 19 voltas, uma a menos que a previsão original.
Minutos depois, a direção de prova anunciou que Baz estava consciente e recebendo atendimento médico. Pol, por sua vez, tinha sua condição classificada como ‘Ok’.
Ao ser colocado na ambulância, Baz acenou para o público, mostrando que estava bem.
Na sequência, a direção anunciou que o pit-lane seria aberto às 11h48 (de Brasília) para o procedimento de relargada rápida, quando os competidores têm 60 segundos para deixar os boxes e podem contar com apenas um mecânico na pista.
No retorno ao grid, alguns pilotos tinham colocado pneus novos, mas sem mudar a opção feita anteriormente.
Como a corrida é reiniciada do zero, os pilotos retomam as posições originais de largada, agora sem Baz e Pol Espargaró. No grid, a temperatura permanecia em 18°C, com o vento soprando a uma velocidade de 14 km/h.
Na hora da relargada, Crutchlow saiu bem mais uma vez e se manteve na ponta, à frente de Rossi, Viñales, Pedrosa e Márquez.
Marc logo passou Dani e se instalou em quarto, com Redding em sexto, seguido por Lorenzo, Iannone e Laverty.
Metros adiante, Viñales passou Rossi e assumiu o segundo posto. O piloto da Suzuki passou na Stowe, superando o italiano nos freios.
Pouco depois, o #25 assumiu a ponta, com Márquez se instalando em terceiro depois de bater Rossi na Loop. Iannone era o quinto.
Na ponta, Viñales abriu 0s310 de margem, enquanto Márquez também tentava se afastar de Rossi. Mais atrás, Lorenzo assumiu o sétimo posto, à frente de Dovizioso.
Pressionado, Márquez atacou Crutchlow e pegou o segundo posto, já 0s777 atrás de Maverick que vinha em ótimo ritmo. Rossi estava por perto e quase pegou Cal por dentro.
Líder, Viñales tratou de exibir o bom ritmo da GSC-RR e tratou de se afastar dos concorrentes, chegando a exibir mais de 1s de diferença para Márquez. O espanhol da Suzuki tinha a melhor volta da corrida: 2min02s339.
Stefan Bradl não durou muito na disputa e caiu ainda no início. O germânico não se machucou.
Maverick Viñales. Cal Crutchlow e Valentino Rossi formaram o pódio (Foto: Yamaha)
Na sequência, foi Redding quem foi ao chão. O britânico caiu na curva oito, mas também não se feriu e voltou para a pista.
Enquanto isso, Viñales ia fugindo, abrindo mais de 1s5 de margem para Márquez. Crutchlow seguia em terceiro, pressionando por Rossi, que tinha Iannone tentando chegar. Pedrosa era o sexto, seguido de Lorenzo, Dovizioso, Aleix e Miller.
Em seu ano de despedida da Suzuki, Viñales ia fazendo uma excelente prova, imprimindo o mesmo ritmo forte exibido ao longo de todo o fim de semana. Atrás, as coisas iam igualmente bem, com Márquez, Crutchlow e Rossi colados na briga pelo segundo posto.
No fim do quarto giro, Rossi passou Crutchlow por dentro na Brooklands e assumiu o segundo lugar, 0s170 atrás de Márquez, que já tinha 2s29 de atraso para Maverick.
Sem demora, o italiano passou Márquez Na Stowe e pulou para segundo. Mais atrás, Pedrosa subiu para quinto, à frente de Iannone, Dovizioso e Lorenzo.
Valentino, então, apertou o passo, cravando sua melhor volta até então: 2min02s745. Ainda assim, Viñales seguia bem na frente, com 2min538 de folga.
Com ritmo mais forte, o #46 também abriu logo de cara em relação a Márquez, se afastando 0s4 do rival.
Enquanto isso, Redding levou um novo tombo — bem parecido com o primeiro —, agora na curva 13.
Mesmo com um bom ritmo, Rossi não conseguia diminuir a margem de Viñales, que seguia firme na ponta tentando buscar seu primeiro triunfo na MotoGP.
Terceiro, Márquez também vinha fazendo suas melhores parciais, tentando se manter próximo de Rossi.
Mais atrás, o estreante Alex Lowes ia em 15º, com mais de 3s de margem para Rabat, o 16º.
Na nona volta, Márquez vinha perto de Rossi, mas acabou sendo ultrapassado por Crutchlow, que vinha coladinho atrás e aproveitou um errinho do #93 na Stowe. Um pouco atrás, Iannone passou Pedrosa pelo quinto posto.
Com Viñales em ritmo de fuga, os demais pilotos do top-6 iam pertinho na briga pelo segundo posto. A MotoGP prometia um final e tanto.
Mais atrás, Lorenzo fazia uma prova para lá de apagada. Nono colocado, o espanhol tinha 6s de vantagem para Petrucci.
Na volta seguinte, Iannone passou Márquez e assumiu o quarto lugar, coladinha em Crutchlow, que também ia perto de Rossi.
Sem muita demora, Iannone passou Cal e assumiu o terceiro lugar, pouco mais de 0s2 atrás de Rossi. O italiano da Ducati tinha uma bela aderência.
Com oito giros para o fim, Iannone passou Rossi, mas acabou levando o troco pouco depois. Iannone tinha um ritmo muito veloz, mas precisaria de tempo para tentar impressionar Viñales, que tinha 4s631 de folga na frente.
Andrea não se deu por vencido e tratou de passar Rossi mais uma vez, agora na entrada da Copse. O motor da Ducati não é batido com facilidade na reta.
Líder, Maverick era cerca de 0s5 mais rápido que os pilotos que vinham atrás.
Depois de um período de discrição, Márquez voltou ao ataque, agora para tirar de Crutchlow o quarto posto. O britânico, porém, reagiu rápido.
Enquanto os ponteiros brigavam feio, a direção de prova anunciou uma punição de 1s a Aleix Espargaró por exceder os limites da pista na curva sete.
Depois de passar Márquez, Crutchlow partiu para cima de Rossi e assumiu o terceiro posto com uma manobra por dentro. O #35 fez duas manobras em um espaço de três curvas.
Logo depois, foi Márquez quem passou Rossi, que caiu para a quinta colocação. Pedrosa vinha por perto, em sexto.
Rossi não deixou barato e tratou de superar Marc novamente, enquanto Iannone fez das suas e caiu na Luffield, abandonando a disputa. Crutchlow, então, subiu parta segundo, mais de 5s atrás de Viñales. Rossi vinha em terceiro, seguido por Márquez e Pedrosa.
Márquez chegou a escapar da pista no meio da disputa ao entrar rápido demais em uma das curvas do circuito.
Apesar do errinho, o espanhol logo voltou para a briga e passou o italiano um pouco depois, após uma bela disputa entre os dois.
Com o pega entre os dois ponteiros no Mundial, Crutchlow escapou na frente, abrindo quase 1s de margem. Pedrosa e Dovizioso, por outro lado, voltaram à briga pelo título.
Confiante após passar Rossi, Márquez foi em busca de Cal e passou, mas entrou numa dura briga com o britânico.
Minutos depois, o #93 errou de novo e escapou da pista mais uma vez, agora voltando em quinto, atrás de Pedrosa. A falha na Stowe vai custar caro ao espanhol.
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