Bastianini força ultrapassagem em Martín para vencer na Emília-Romanha. Bagnaia cai
Enea Bastianini caçou Jorge Martín nas últimas voltas em Misano, forçou uma dura ultrapassagem no giro final e levou a melhor para conseguir a vitória. Marc Márquez fechou o pódio. Pecco Bagnaia decepcionou em casa e abandonou novamente
A MotoGP viu um GP da Emília-Romanha recheado de polêmicas, acidentes e reviravoltas neste domingo (22). A disputa pela vitória foi decidida apenas na última volta, com uma ousada manobra de Enea Bastianini. O italiano forçou a passagem contra Jorge Martín na curva 4, jogou o rival para fora e garantiu o 100º triunfo da Ducati na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Martín precisou se contentar com a segunda posição. Apesar das muitas reclamações no momento da bandeirada, o espanhol garantiu mais 20 importantes pontos e abriu vantagem no campeonato porque o rival Francesco Bagnaia voltou a cair e abandonar.
Bagnaia largou na pole e liderou no início, mas depois perdeu rendimento e caiu para a terceira posição. Na metade final, reagiu e começou a encostar nos líderes, mas errou no fim da reta oposta e foi ao solo mais uma vez nesta temporada, terminando zerado no fim de semana em casa.
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Marc Márquez foi discreto, mas aproveitou erros dos rivais para terminar na terceira colocação. Marco Bezzecchi ficou em quarto, à frente de Franco Morbidelli, Maverick Viñales, Fabio Quartararo, Aleix Espargaró, Álex Márquez e Miguel Oliveira no top-10.
A MotoGP volta na próxima semana com o GP da Indonésia, em Mandalika, para a 15ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o GP da Emília-Romanha de MotoGP:
A MotoGP encontrou o céu parcialmente nublado para o GP da Emília-Romanha deste domingo. Às vésperas da largada em Misano, a temperatura era de 22°C, com o asfalto chegando a 30°C. A umidade relativa do ar era de 66%, com o vento soprando a 6 km/h.
Para a prova deste domingo, a escolha de pneus foi praticamente uniforme. De acordo com os dados da Michelin, todos os pilotos optaram por um par de médios, exceto Marco Bezzecchi, que optou por um macio na dianteira.
Na pole pela terceira vez na temporada, Francesco Bagnaia repetiu a sprint e não saiu tão bem, superado por Jorge Martín ainda no início. Logo em seguida, porém, o espanhol vacilou e permitiu o troco do italiano. Enea Bastianini vinha em terceiro, diante de Brad Binder e Pedro Acosta. Marc Márquez passou Marco Bezzecchi para ser o sexto colocado.
Ainda na primeira volta, Binder passou a ser alvo de uma grande pressão de Acosta, que, por sua vez, também era pressionado por Marc Márquez. As posições, contudo, iam sendo mantidas.
Na segunda volta da corrida, Binder caiu no primeiro setor da pista, motivando uma bandeira amarela. O sul-africano não se feriu e logo levantou para tentar voltar à pista.
Na ponta, a pressão de Martín era intensa em cima de Bagnaia. O espanhol chegou a ensaiar um ataque, mas a dupla quase tocou, o que facilitou a chegada de Bastianini.
Martín retardou a freada na 8 e passou Pecco, mas abriu a trajetória e facilitou o troco. Bastianini vinha juntinho, com Acosta aproveitando para tentar se aproximar.
Sem conseguir uma fuga decisiva, Bagnaia seguia tendo de fechar a porta na cara de Martín. Na volta 4, Martín atacou de novo e, desta vez, conseguiu passar na Quercia, a curva 8, e ficar. Bastianini seguia perto, agora com Acosta e Marc Márquez junto.
Uma vez na frente, Martín tratou de abrir vantagem, se afastando quase 0s5 ao estabelecer em 1min31s244 o novo recorde de melhor volta em Misano. Sem conseguir acompanhar o #89, Pecco passou a sofrer a pressão de Bastianini, que conseguiu passar na volta 5. Acosta era agora o próximo rival do #1.
Com Bastianini na caçada, Martín abriu a volta 6 roçando o 1s de margem, mas diferença logo começou a baixar, com Enea virando parciais melhores.
Mais atrás, Fabio Quartararo vinha em sétimo, mas defendendo a posição de Franco Morbidelli. Aleix Espargaró e Maverick Viñales vinham logo a seguir.
Dono de um ritmo forte, Bastianini seguiu cortando a vantagem de Martín. Na volta 8, após o #23 estabelecer em 1min31s057 um novo recorde para a corrida, o intervalo entre eles era de menos de 0s3.
Jorge chegou a afastar mais um tiquinho, mas Enea voltou a devorar a margem, passando a buscar um ponto em que pudesse lançar um ataque. Atrás, Pedro Acosta caiu na 15 e abandonou a disputa sem maiores lesões.
Assim, Marc Márquez foi promovido ao quarto posto, 1s3 atrás de Bagnaia. Bezzecchi, Quartararo, Morbidelli, Aleix Espargaró, Maverick Viñales e Álex Márquez no top-10.
Tal qual aconteceu na sprint, Martín levou uma advertência por exceder os limites de pista, mas, desta vez, não se desconcentrou a ponto de perder a posição.
Com 17 voltas ainda pela frente, Martín não conseguia se livrar, mas Bastianini tampouco chegada de maneira mais decisiva. Atrás, Marc Márquez vinha tentando cortar o atraso para brigar com Bagnaia pelo terceiro posto.
Jorge, então, aumentou o ritmo e, assim, abriu mais de 0s6 de vantagem para Bastianini. Isolado, Bagnaia não via Marc Márquez aproximar, mas tampouco conseguia avançar.
Ainda restando 14 voltas em Misano, Bezzecchi também foi advertido por não respeitar os limites da pista.
Depois de ver a diferença roçar os 0s8, Bastianini voltou a cortar o atraso, enquanto Bagnaia também vinha em um ritmo mais forte, registrando a melhor volta pessoal na 14ª passagem.
Na volta 15, Bagnaia foi ainda melhor, registrando em 1min30s939 a melhor volta da corrida. O #1, porém, ainda tinha 2s3 de atraso para o companheiro de Ducati.
Bastianini, todavia, não estava minimamente preocupado com Pecco. O foco do #23 era mesmo Martín, que vinha ficando menos distante a cada metro de Misano.
Mas Martín ainda tinha resposta. Faltando 11 giros, o espanhol da Pramac se afastou 0s6. Atrás, Bagnaia fez outra melhor volta, chegando a 1min30s877.
Seguindo o vai e vem, Bastianini cortou a vantagem de Martín de novo, chegando a 0s4. Pecco vinha mais perto também, agora 1s8 atrás de Enea.
Na 19ª das 27 voltas, a diferença entre Martín e Bastianini seguia abaixo de 0s4, mas Pecco tinha se afastado de novo, vindo agora a 1s9 do parceiro de Ducati.
Valendo a 100ª vitória da Ducati na MotoGP, Martín e Bastianini seguiam intercalando setores rápidos, com a diferença subindo e descendo. A sete voltas da bandeirada, a diferença ficou menor de 0s3.
Enea seguiu chegando, mas, atrás, um revés importante: Bagnaia caiu na curva 8, abandonando a disputa e promovendo Marc Márquez ao pódio.
Assistindo de fora, Pecco agora era um torcedor fervoroso de Bastianini, já que uma vitória do #23 reduziria o prejuízo em pelo menos 5 pontos.
Enquanto a Pramac se preparava para indicar a Martín o abandono de Pecco, o espanhol sentia crescente a pressão de Bastianini, que agora vinha a pouco mais de 0s1.
Com cinco giros para o fim, Martín vacilou e saiu da trajetória, mas Bastianini não conseguiu aproveitar para tomar a posição, já que o #89 fechou a linha a tempo de evitar a passagem.
Enea, contudo, não aliviou e seguiu pressionando. Atrás, Morbidelli vinha mais e mais perto de Quartararo na briga pela quinta colocação.
Faltando quatro voltas para o fim, Fabio Di Giannantonio foi punido com uma volta longa por exceder os limites da pista.
Com três para o fim, Enea intensificou o ataque, mas Martín resistiu mais uma vez. A perseguição, porém, continuava.
Mais rápido, Bastianini não conseguia achar um ponto de ataque, mas nem por isso entregava os pontos. Vez ou outra, Martín se afastava de novo, mas nada decisivo.
Os dois abriram a última volta separados por 0s175, mas Enea grudou mais ainda e forçou a passagem na 4, forçando uma escapada de pista de Jorge, que reclamou, mas voltou para a pista, agora sem chance de troco.
Bastianini recebeu a bandeirada com 5s002 de frente e deu à Ducati o 100º triunfo na MotoGP. Além disso, o resultado em Misano garante o título de construtores de 2024 para a casa de Bolonha.
MotoGP 2024, GP da Emília-Romanha, Misano, Resultado final:
1 | E BASTIANINI | Ducati | 41:14.653 | 27 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +5.002 | |
3 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +7.848 | |
4 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +9.200 | |
5 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | +13.601 | |
6 | M VIÑALES | Aprilia | +15.484 | |
7 | F QUARTARARO | Yamaha | +20.922 | |
8 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +22.795 | |
9 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +27.704 | |
10 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | +31.891 | |
11 | J MIR | Honda | +33.062 | |
12 | L MARINI | Honda | +35.411 | |
13 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +36.335 | |
14 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +37.395 | |
15 | J ZARCO | LCR Honda | +38.909 | |
16 | J MILLER | KTM | +40.454 | |
17 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +46.394 | |
18 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +47.755 | |
19 | B BINDER | KTM | +1:25.918 | |
20 | F BAGNAIA | Ducati | Abandonou | |
21 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | Abandonou | |
22 | A RINS | Yamaha | Não largou |