Bastianini supera Martín e vence sprint da MotoGP no GP da Grã-Bretanha. Bagnaia cai
Enea Bastianini precisou forçar uma ultrapassagem em Jorge Martín para garantir a primeira vitória em corrida sprint de 2024, em Silverstone. Jorge Martín e Aleix Espargaró fecharam o pódio
A MotoGP voltou das férias cercada de drama, surpresas e vitória de Enea Bastianini na corrida sprint do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, neste sábado (3). Contando com erros rivais e uma grande ultrapassagem, o italiano voltou a terminar na frente, conquistando o feito pela primeira vez na temporada 2024.
Jorge Martín assumiu a liderança logo na largada, mas acabou superado por Bastianini na reta final e terminou na segunda posição, mas ainda não reassumiu a liderança do certame. O pódio da sprint ainda contou com Aleix Espargaró, que largou na pole e fechou em terceiro.
Relacionadas
Brad Binder ficou no quarto lugar, com Pedro Acosta no top-5. Álex Márquez, Jack Miller, Maverick Viñales, Fabio Di Giannantonio e Miguel Oliveira fecharam os dez melhores no circuito inglês.
RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Líder do campeonato, Francesco Bagnaia largou bem, mas rapidamente perdeu posições. Depois, tentou se recuperar e caiu. Outra queda importante foi de Marc Márquez, já na parte final da corrida curta em Silverstone.
Franco Morbidelli sofreu acidente logo na largada, tocando e derrubando Fabio Di Giannantonio. Ambos abandonaram e, por conta isso, o piloto da Pramac foi punido com duas voltas longas na corrida principal, deste domingo.
A largada da MotoGP para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, está marcada para às 9h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP em Silverstone:
A MotoGP encontrou um sábado de céu carrancudo em Silverstone. Às vésperas da largada da corrida sprint, as nuvens davam o tom da paisagem, com a temperatura na casa dos 21°C e o asfalto chegando a 37°C. A umidade relativa do ar estava em 53%, com o vento soprando a 1 km/h.
Para as 10 voltas da sprint de Silverstone, a maioria dos pilotos calçou compostos macios na traseira, com exceção de Jack Miller, que optou pelo médio. Na dianteira, o médio foi maioria, mas Aleix Espargaró, Marc Márquez, Maverick Viñales e Miguel Oliveira apostaram no duro, enquanto Takaaki Nakagami e Raúl Fernández foram de macios.
No apagar das luzes na pista de Northamptonshire, o pole Aleix Espargaró saiu bem, mas dividiu o mergulho da 1 com Francesco Bagnaia, que levou a melhor e ficou com a liderança. Ainda na primeira curva, Marco Bezzecchi e Franco Morbidelli se enroscaram e caíram. Os dois precisaram de atendimento, mas a corrida seguiu adiante.
Enquanto isso, Jorge Martín saltou para a liderança, seguido por Enea Bastianini. Aleix desceu para terceiro, diante de Bagnaia.
Ainda com a bandeira amarela exibida no setor 1, Morbidelli deixou a pista caminhando com ajuda de um médico. As imagens não mostraram a saída de Marco, mas a MotoGP informou que ambos estavam conscientes e indo ao centro médico da pista.
Mais atrás, Acosta atacou Binder pelo quinto posto, mas destruiu a aerodinâmica da RC16 #33 num toque. Márquez aproveitou e passou os dois, mas Pedro deu o troco logo em seguida.
Marc respondeu e manteve a quinta posição, com Binder passando a Acosta para ser o sexto. Álex Márquez vinha não muito distante.
Pelo replay da largada foi possível ver que Morbidelli perdeu o controle da moto e acabou causando a queda de Bezzecchi.
Na volta 3, Martín viu a vantagem diminuir na liderança, mas apenas marginalmente. Bastianini seguia em segundo, mas com um respiro um pouquinho maior em relação a Aleix, o terceiro.
Depois de alguns momentos mais calmos, Pecco passou a forçar o ritmo, buscando Aleix, que, por sua vez, tentava chegar em Bastianini. Martín tinha a pressão do #23 bem mais intensa no momento.
Faltando ainda seis voltas, Bagnaia cravou em 1min58s260 a melhor volta da corrida, mas, pouco depois, caiu na curva 4, abandonando a disputa. O italiano não se machucou, mas agora precisava torcer por Bastianini para conter o estrago na classificação do campeonato.
Sem a pressão de Bagnaia, Aleix aproveitou para buscar os ponteiros, juntando em Bastianini. O piloto da Ducati, contudo, vinha focado em pegar Martín.
Com cinco voltas para o fim, Bastianini passou na 1, mas abriu a trajetória pouco depois e facilitou o X. ‘Bestia’ ainda fez pressão, mas foi contido. Mais adiante, Enea insistiu e passou mais uma vez, agora mantendo a porta trancada para impedir o revide.
Na passagem seguinte, Fabio Di Giannantonio foi punido com uma volta longa por infringir os limites de pista. O italiano já tinha sido advertido, mas errou mais uma vez e pagou a pena de imediato.
Na ponta, Bastianini se afastou quase 0s3 de Martín, mas ainda sem quebrar a resistência de Jorge. Só a vitória colocaria o #89 de volta à liderança do campeonato.
Virando mais rápido, Bastianini se afastou ainda mais, roçando 0s5 de intervalo em relação a Martín. O piloto da Pramac, aliás, tinha acabado de receber uma advertência por desrespeitar os limites de pista.
Com só dois giros para o fim, Marc Márquez caiu na 16, mas escapou de lesões mais importantes e conseguiu voltar para a corrida. Ainda assim, sem qualquer chance de pontuar.
Líder, Bastianini abriu a volta final com 0s9 de vantagem para Martín, que não vinha tão à frente assim de Aleix. O piloto da Aprilia, porém, ainda não tinha um ponto de ataque.
Com a bandeirada, Bastianini venceu a sprint pela primeira vez, seguido por Martín e Aleix Espargaró.
MotoGP 2024, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Corrida sprint:
1 | E BASTIANINI | Ducati | 10 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +1.094 |
3 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +2.023 |
4 | B BINDER | KTM | +8.644 |
5 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | +8.777 |
6 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +9.043 |
7 | J MILLER | KTM | +11.504 |
8 | M VIÑALES | Aprilia | +11.689 |
9 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +11.828 |
10 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | +13.328 |
11 | F QUARTARARO | Yamaha | +15.373 |
12 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +18.234 |
13 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +18.326 |
14 | J ZARCO | LCR Honda | +18.492 |
15 | L MARINI | Honda | +19.050 |
16 | J MIR | Honda | +19.674 |
17 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +29.302 |
18 | R GARDNER | Yamaha | +31.070 |
19 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | NC |
20 | F BAGNAIA | Ducati | NC |
21 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | NC |
22 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | NC |
23 | A RINS | Yamaha | NL |