Bastianini supera Martín e vence sprint da MotoGP no GP da Grã-Bretanha. Bagnaia cai

Enea Bastianini precisou forçar uma ultrapassagem em Jorge Martín para garantir a primeira vitória em corrida sprint de 2024, em Silverstone. Jorge Martín e Aleix Espargaró fecharam o pódio

A MotoGP voltou das férias cercada de drama, surpresas e vitória de Enea Bastianini na corrida sprint do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, neste sábado (3). Contando com erros rivais e uma grande ultrapassagem, o italiano voltou a terminar na frente, conquistando o feito pela primeira vez na temporada 2024.

Jorge Martín assumiu a liderança logo na largada, mas acabou superado por Bastianini na reta final e terminou na segunda posição, mas ainda não reassumiu a liderança do certame. O pódio da sprint ainda contou com Aleix Espargaró, que largou na pole e fechou em terceiro.

Relacionadas


Brad Binder ficou no quarto lugar, com Pedro Acosta no top-5. Álex Márquez, Jack Miller, Maverick Viñales, Fabio Di Giannantonio e Miguel Oliveira fecharam os dez melhores no circuito inglês.

RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024

Enea Bastianini voltou a triunfar na MotoGP (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Líder do campeonato, Francesco Bagnaia largou bem, mas rapidamente perdeu posições. Depois, tentou se recuperar e caiu. Outra queda importante foi de Marc Márquez, já na parte final da corrida curta em Silverstone.

Franco Morbidelli sofreu acidente logo na largada, tocando e derrubando Fabio Di Giannantonio. Ambos abandonaram e, por conta isso, o piloto da Pramac foi punido com duas voltas longas na corrida principal, deste domingo.

A largada da MotoGP para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, está marcada para às 9h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP em Silverstone:

A MotoGP encontrou um sábado de céu carrancudo em Silverstone. Às vésperas da largada da corrida sprint, as nuvens davam o tom da paisagem, com a temperatura na casa dos 21°C e o asfalto chegando a 37°C. A umidade relativa do ar estava em 53%, com o vento soprando a 1 km/h.

Para as 10 voltas da sprint de Silverstone, a maioria dos pilotos calçou compostos macios na traseira, com exceção de Jack Miller, que optou pelo médio. Na dianteira, o médio foi maioria, mas Aleix Espargaró, Marc Márquez, Maverick Viñales e Miguel Oliveira apostaram no duro, enquanto Takaaki Nakagami e Raúl Fernández foram de macios.

No apagar das luzes na pista de Northamptonshire, o pole Aleix Espargaró saiu bem, mas dividiu o mergulho da 1 com Francesco Bagnaia, que levou a melhor e ficou com a liderança. Ainda na primeira curva, Marco Bezzecchi e Franco Morbidelli se enroscaram e caíram. Os dois precisaram de atendimento, mas a corrida seguiu adiante.

A largada da corrida sprint em Silverstone foi agitada (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Enquanto isso, Jorge Martín saltou para a liderança, seguido por Enea Bastianini. Aleix desceu para terceiro, diante de Bagnaia.

Ainda com a bandeira amarela exibida no setor 1, Morbidelli deixou a pista caminhando com ajuda de um médico. As imagens não mostraram a saída de Marco, mas a MotoGP informou que ambos estavam conscientes e indo ao centro médico da pista.

Mais atrás, Acosta atacou Binder pelo quinto posto, mas destruiu a aerodinâmica da RC16 #33 num toque. Márquez aproveitou e passou os dois, mas Pedro deu o troco logo em seguida.

Brad Binder teve a aerodinâmica danificada por um toque com Pedro Acosta (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Marc respondeu e manteve a quinta posição, com Binder passando a Acosta para ser o sexto. Álex Márquez vinha não muito distante.

Pelo replay da largada foi possível ver que Morbidelli perdeu o controle da moto e acabou causando a queda de Bezzecchi.

Na volta 3, Martín viu a vantagem diminuir na liderança, mas apenas marginalmente. Bastianini seguia em segundo, mas com um respiro um pouquinho maior em relação a Aleix, o terceiro.

Depois de alguns momentos mais calmos, Pecco passou a forçar o ritmo, buscando Aleix, que, por sua vez, tentava chegar em Bastianini. Martín tinha a pressão do #23 bem mais intensa no momento.

Faltando ainda seis voltas, Bagnaia cravou em 1min58s260 a melhor volta da corrida, mas, pouco depois, caiu na curva 4, abandonando a disputa. O italiano não se machucou, mas agora precisava torcer por Bastianini para conter o estrago na classificação do campeonato.

Pecco Bagnaia errou no começo da prova, caiu e abandonou a sprint (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Sem a pressão de Bagnaia, Aleix aproveitou para buscar os ponteiros, juntando em Bastianini. O piloto da Ducati, contudo, vinha focado em pegar Martín.

Com cinco voltas para o fim, Bastianini passou na 1, mas abriu a trajetória pouco depois e facilitou o X. ‘Bestia’ ainda fez pressão, mas foi contido. Mais adiante, Enea insistiu e passou mais uma vez, agora mantendo a porta trancada para impedir o revide.

Enea Bastianini passou Jorge Martín pela liderança na sprint (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na passagem seguinte, Fabio Di Giannantonio foi punido com uma volta longa por infringir os limites de pista. O italiano já tinha sido advertido, mas errou mais uma vez e pagou a pena de imediato.

Na ponta, Bastianini se afastou quase 0s3 de Martín, mas ainda sem quebrar a resistência de Jorge. Só a vitória colocaria o #89 de volta à liderança do campeonato.

Virando mais rápido, Bastianini se afastou ainda mais, roçando 0s5 de intervalo em relação a Martín. O piloto da Pramac, aliás, tinha acabado de receber uma advertência por desrespeitar os limites de pista.

Com só dois giros para o fim, Marc Márquez caiu na 16, mas escapou de lesões mais importantes e conseguiu voltar para a corrida. Ainda assim, sem qualquer chance de pontuar.

Marc Márquez caiu já na parte final da sprint (Vídeo: Reproduçao/ MotoGP)

Líder, Bastianini abriu a volta final com 0s9 de vantagem para Martín, que não vinha tão à frente assim de Aleix. O piloto da Aprilia, porém, ainda não tinha um ponto de ataque.

Com a bandeirada, Bastianini venceu a sprint pela primeira vez, seguido por Martín e Aleix Espargaró.

MotoGP 2024, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Corrida sprint:

1E BASTIANINIDucati10 voltas
2J MARTÍNPramac Ducati+1.094
3A ESPARGARÓAprilia+2.023
4B BINDERKTM+8.644
5P ACOSTAGasGas Tech3+8.777
6Á MÁRQUEZGresini Ducati+9.043
7J MILLERKTM+11.504
8M VIÑALESAprilia+11.689
9F DI GIANNANTONIOVR46 Ducati+11.828
10M OLIVEIRATrackhouse Aprilia+13.328
11F QUARTARAROYamaha+15.373
12R FERNÁNDEZTrackhouse Aprilia+18.234
13A FERNÁNDEZGasGas Tech3+18.326
14J ZARCOLCR Honda+18.492
15L MARINIHonda+19.050
16J MIRHonda+19.674
17T NAKAGAMILCR Honda+29.302
18R GARDNERYamaha+31.070
19M MÁRQUEZGresini DucatiNC
20F BAGNAIADucatiNC
21M BEZZECCHIVR46 DucatiNC
22F MORBIDELLIPramac DucatiNC
23A RINSYamahaNL

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.