Granado vence duelo particular com Casadei e garante poles da MotoE na Grã-Bretanha
Em classificação marcada por acidentes e bandeira vermelha, Eric Granado superou Mattia Casadei e assegurou as duas poles do fim de semana da MotoE na Grã-Bretanha
A MotoE realizou a classificação para o GP da Grã-Bretanha nesta sexta-feira (4), e o brasileiro Eric Granado levou a melhor ao garantir as duas poles do fim de semana com o tempo de 2min10s912. Mattia Casadei finalizou na segunda colocação, 0s223 atrás, enquanto Hector Garzó larga em terceiro.
Kevin Manfredi sai na quarta colocação, logo à frente de Kevin Zannoni, com Randy Krummenacher, Nicolas Spinelli, Andrea Mantovani, Matteo Ferrari e Jordi Torres fechando o top-10.
Relacionadas
As atividades da MotoE continuam no sábado, com a realização da corrida 1 a partir das 8h15 (horário de Brasília). No mesmo dia, a largada da corrida 2 está prevista para 12h10. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi a classificação da MotoE em Silverstone
Tito Rabat foi o primeiro a registrar tempo na parte inicial da atividade, com 2min12s040 — rapidamente superado por Alessandro Zaccone, Andrea Mantovani e Mattia Casadei, que assumiu a ponta com 2min10s884.
Maria Herrera, por sua vez, não conseguiu registrar uma volta competitiva na primeira tentativa e ficou com 2min37s164, na última posição.
Rabat logo melhorou seu tempo, saltando para 2min11s821, mas ainda acima do que precisava para tomar o segundo lugar de Mantovani. Quem conseguiu subir foi Zaccone, que tomou o terceiro posto com 2min11s524.
Na tentativa seguinte, Rabat mais uma vez teve dificuldades de ganhar tempo e permaneceu em quarto, enquanto Alessio Finello virou 2min11s981 e se aproximou no quinto lugar. Na reta final do Q1, poucas mudanças: enquanto Casadei foi direto aos boxes, os pilotos tentaram bater a marca de Mantovani para tomar a segunda — e última — vaga ao Q2.
No entanto, ninguém conseguiu chegar ao tempo do italiano, que se garantiu no Q2 logo atrás de Casadei. Zaccone, Rabat, Finello, Luca Salvadori, Miquel Pons, Hikari Okubo, Mika Perez e Maria Herrera acabaram eliminados no Q1, nesta ordem.
No Q2, a primeira volta registrada ficou na casa de 2min14s480, cortesia de Randy Krummenacher. Ainda antes disso, entretanto, Jordi Torres perdeu o controle e sofreu com uma queda feia, sem maiores incidentes. Enquanto o piloto ainda estava sendo atendido, Matteo Ferrari também passou reto e caiu. Os dois abandonaram imediatamente a sessão.
Alguns segundos depois, o brasileiro Eric Granado deu o ar da graça e tomou a ponta da atividade, anotando 2min10s912. Casadei logo se colocou no segundo lugar, com 2min11s135, enquanto Hector Garzó registrou o terceiro melhor tempo e ficou com 2min11s740.
Nicolas Spinelli marcou sua primeira volta com apenas 2min30s para o fim do Q2, com um 2min11s943 suficiente para colocá-lo no quinto lugar. Logo em seguida, porém, a direção de prova optou por acionar a bandeira vermelha e paralisar a sessão após os acidentes consecutivos de Torres e Ferrari.
A repetição do acidente mostrou que a moto de Ferrari destruiu a parte frontal ao se chocar com o guard-rail, o que causou a quebra da roda dianteira. Assim, os fiscais de pista não conseguiram retirar o veículo, que precisou aguardar um guindaste chegar à curva 2.
Com apenas 3 minutos no relógio para as últimas voltas, todos os pilotos voltaram à pista para as tentativas finais. Kevin Manfredi melhorou seu tempo e tomou o terceiro lugar momentaneamente, mas Garzó não deu brecha e se recolocou na posição. Granado, por sua vez, não conseguiu melhorar e precisou torcer, mas ninguém conseguiu alcançá-lo na ponta.