Espargaró confirma bom ritmo da Pons e garante pole em Motegi com 0s137 de diferença para Márquez

Pol Espargaró confirmou o bom desempenho da Kalex da Pons no circuito de Motegi e garantiu a pole-position para o GP do Japão de Moto2. Marc Márquez e Tito Rabat completam primeira fila

 

► As melhores imagens deste sábado de MotoGP no circuito de Motegi

Ainda vivo na luta pelo título de 2012, Pol Espargaró conquistou a pole-position para o GP do Japão de Moto2 neste sábado (13). O piloto da Pons confirmou o bom desempenho de sua Kalex no circuito de Motegi e garantiu a posição de honra ao anotar 1min50s886.

A liderança do treino nipônico foi dividida entre Marc Márquez e Espargaró. O piloto da Catalunya liderou a primeira metade da sessão, mas não conseguiu responder após perder a ponta para o rival. O líder da temporada chegou a cair para a terceira colocação, mas conseguiu superar Tito Rabat em seu último giro e colocou o piloto da moto 80 no último posto da primeira fila.

Pons mostrou força no circuito de Motegi (Foto: MotoGP)

Scott Redding ficou com o quarto posto, 0s387 atrás do tempo da pole. Thomas Lüthi vem na sequência, com Johann Zarco fechando a segunda fila. Bradley Smith é o sétimo, seguido por Julian Simon e Nico Terol. Toni Elías completa o top-10.

Eric Granado não fez uma boa sessão e vai largar na última colocação. O brasileiro registrou 1min55s057 no melhor de seus 18 giros pelo circuito e ficou a 4s171 do tempo da pole.

 

Saiba como foi a classificação da Moto2 no Japão:
 
Espargaró começou se impondo e assumiu a liderança da sessão logo na primeira volta. Márquez tinha o segundo tempo, seguido por Redding, Rabat e Zarco.
 
Com dez minutos de treino, Márquez baixou todas as três primeiras parciais do circuito e tomou a ponta da tabela com 1min51s193, 0s187 mais rápido que Espargaró.
Márquez dominou a parte inicial da classificação (Foto: MotoGP)
Na sequência foi a vez de Rabat confirmar seu bom ritmo no Japão. O piloto da Pons anotou 1min51s351 e assumiu a segunda posição, à frente de Espargaró, Lüthi, Smith e Zarco.
 
Faltando pouco menos de 20 minutos para o fim, Redding vinha em ótima volta, mas perdeu tempo e não conseguiu bater a marca de Márquez. O britânico se instalou no segundo posto, 0s080 atrás do rival espanhol. 
 
Na ponta, Espargaró seguia se esforçando pela pole. O piloto da Pons cravou 1min51s232 e se instalou na segunda posição, 0s039 atrás de Márquez. Com menos de 15 minutos para o fim da sessão, Pol tomou a ponta com 1min51s130. 
 
Perto da marca de dez minutos para o fim, Márquez deixou os boxes da Catalunya para tentar um novo ataque a pole. Se o líder da temporada não conseguia melhorar, Rabat não teve problemas para mostrar a força da Kalex, registrar 1min51s156 e assumir o segundo lugar, 0s026 atrás do companheiro de Pons. 
 
Com menos de cinco minutos para o fim, Iannone vinha buscando uma boa marca para sair do 17º posto do grid, mas se acidentou na curva 9 de Motegi. O italiano conseguiu voltar, mas restava pouco tempo para o fim da atividade.
Rabat lutou pela pole neste fim de semana (Foto: MotoGP)

Rabat vinha vem, baixando todas parciais, mas acabou errando e saindo da pista. Com um ótimo desempenho nos dois últimos setores de Motegi, Espargaró baixou ainda mais seu tempo de volta, abrindo 0s270 de vantagem para Tito.
 
Com o cronometro zerado, Pol e Marc vinham bem, mas Márquez foi mal no segundo setor e não foi rápido suficiente para roubar a pole. 

Moto2, GP do Japão, Motegi, Grid de Largada:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.