Di Giannantonio dá golpe, mas Marc Márquez poupa forças e segue favorito na Alemanha
Fabio Di Giannantonio faz uma ótima temporada na MotoGP. Contudo, Marc Márquez parece poupar-se para o que realmente importa em Sachsenring
Fabio Di Giannantonio deu um recado importante ao terminar o dia como líder do treino da MotoGP nesta sexta-feira (11), em Sachsenring. Na verdade, o piloto da VR46 só colocou na mesa mais uma demonstração de que faz uma grande temporada em 2025 ao cravar 1min19s071 no cronômetro e, além de superar os irmãos Márquez, bater o recorde da pista alemã.
No TL1, o piloto da moto #49 já dava sinais de que seria competitivo com a Desmocedici GP25. Di Giannantonio terminou em sexto, mas figurou dentro do top-5 durante praticamente todos os minutos da atividade. Marc Márquez foi quem liderou pela manhã, mas, durante a tarde, Diggia esperou o último instante para achar uma volta muito forte e terminar o treino principal na frente.
É curioso como Di Giannantonio passou de piloto descartável ainda em 2024 para um dos mais prestigiados e requisitados no fim daquele mesmo ano. A VR46 garantiu a permanência do italiano e a recompensa — ao menos até agora — é totalmente justificável dentro da pista.
Embora ainda esteja atrás do companheiro de equipe, Franco Morbidelli, no Mundial de Pilotos, a diferença é de apenas três pontos e a disputa é a mais acirrada entre pilotos da mesma equipe na MotoGP 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
É claro que é importante ver um piloto diferente aparecendo entre os ponteiros na MotoGP. E aqui também vale o registro do ótimo dia de Álex Márquez, que mesmo sem estar totalmente recuperado da fratura sofrida após a queda em Assen, alcançou o segundo melhor tempo do dia com a Gresini e deve somar pontos importantes para a sequência do campeonato.
Mas a realidade está aí batendo na nossa porta todos fins de semana e não deve ser ignorada. A sensação, após o treino da tarde, é de que Marc Márquez poupou equipamento para mostrar sua verdadeira força nos momentos que realmente importam.
Liderar o treino e estar em 10º tem o mesmo efeito prático: o avanço ao Q2. Marc Márquez terminou em terceiro, mas está lá e, nos minutos finais da atividade, não atacou a pista para diminuir o próprio tempo como costuma fazer.

O próprio #93 alertou para o excesso de confiança e manteve os pés no chão quando foi perguntado sobre favoritismo na Alemanha. Porém, quando falamos de Sachsenring, estamos falando de um Marc Márquez absolutamente dominante. E, pelo menos até agora e apesar do incrível resultado de Diggia, nada parece ameaçá-lo de mais um fim de semana na ponta do grid com a Ducati.
A MotoGP volta a acelerar neste sábado (12) para a definição do grid de largada e a corrida sprint do GP da Alemanha, em Sachsenring, 11ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
GP da Alemanha de MotoGP: veja os horários em Brasil e Portugal
| DIA | CATEGORIA | SESSÃO | BRA* | POR |
| Sábado | MotoGP | Classificação | 5:50 | 9:50 |
| Sábado | Moto3 | Classificação | 7:50 | 11:50 |
| Sábado | Moto2 | Classificação | 8:45 | 12:45 |
| Sábado | MotoGP | Corrida Sprint | 10:00 | 14:00 |
| Domingo | MotoGP | Warm-Up | 4:40 | 8:40 |
| Domingo | Moto3 | Corrida | 6:00 | 10:00 |
| Domingo | Moto2 | Corrida | 7:15 | 11:15 |
| Domingo | MotoGP | Corrida | 9:00 | 13:00 |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!