Di Giannantonio renova por dois anos e segue na VR46 com moto oficial da Ducati
A VR46 anunciou nesta quarta-feira (7) que Fabio Di Giannantonio vai seguir com a equipe pelas próximas duas temporadas. Italiano será um piloto oficial da marca de Borgo Panigale e garantiu a GP25 para a temporada 02025 da MotoGP
Fabio Di Giannantonio fica. Alvo do interesse da concorrência, o italiano optou por renovar com a VR46 por dois anos, mas o status de piloto oficial da Ducati. Pelo novo acordo, o #49 vai guiar uma GP25 na próxima temporada.
O anúncio da renovação de Fabio com a VR46 não chega como surpresa. No fim de semana, Davide Tardozzi, chefe da equipe de Borgo Panigale, queimou a largada e confirmou que Di Giannantonio ia seguir com a equipe, com moto oficial, e terá Franco Morbidelli como parceiro. A confirmação da equipe de Valentino Rossi encaixa uma peça do tabuleiro.
Relacionadas
O acordo marca, também, uma virada na carreira de Di Giannantonio. Ano passado, o piloto de Roma esteve a um passo de ficar fora do grid ao perder a vaga na Gresini para Marc Márquez, mas, na última hora, acabou resgatado pelo time dirigido por Alessio Salucci, o Uccio, e chefiado por Pablo Nieto. Neste ano, em um novo cenário, o #49 passou a ser alvo do interesse de rivais, com Fabio Quartararo fazendo campanha pública para que ele se juntasse à Pramac, que será satélite da Yamaha a partir de 2025.
“Há 9 meses, me vi sem uma moto para seguir o meu sonho e hoje assino um contrato com duas das entidades mais importantes da MotoGP. É difícil acreditar”, disse Di Giannantonio. “Estou muito feliz por poder continuar essa fantástica jornada com a VR46 e a Ducati Corse pelas próximas duas temporadas”, celebrou.
RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Cheguei aqui quase que por acaso, imediatamente me senti em casa e estamos trabalhando muito bem com a equipe. Quero agradecer Vale, Uccio, Pablo, a equipe toda, a Ducati e o meu staff pessoal. Não deixamos nada ao acaso”, comentou. “Estamos abrindo um novo capítulo, mal posso esperar. Vou estar na pista por duas temporadas com uma Ducati oficial, [então] podemos e devemos alcançar resultados ambiciosos. É um projeto enorme, onde me sinto 100% envolvido e posso mirar o degrau mais alto do pódio. Seguimos trabalhando, estamos crescendo a cada fim de semana: isso é mais uma injeção de ânimo para darmos sempre o nosso melhor”, encerrou.
Diretor da VR46, Salucci celebrou a renovação e destacou o trabalho duro de Di Giannantonio na equipe após chegar de última hora no fim do ano passado.
“O período de dois anos de 2025/2026 da VR46 está começando a tomar forma. Depois do anúncio da semana passada da parceria com a Ducati, hoje podemos confirmar que Fabio, graças a um acordo assinado diretamente com a fábrica de Borgo Panigale, vai usar o amarelo neon da equipe pelas próximas duas temporadas”, disse Uccio. “Não posso esconder a minha satisfação. Ele chegou aqui no último minuto, está trabalhando muito duro, está sempre lá com os caras mais fortes e merece esse resultado. É um momento muito importante para o futuro da equipe, a relação com a Ducati está cada vez mais forte e só podemos agradecer aos Lubrificantes Pertamina e todos os parceiros que nos apoiam e seguem acreditando neste ambicioso projeto”, encerrou.
Diretor-geral da Ducati Corse, a divisão de corridas, Gigi Dall’Igna deu boas-vindas ao italiano e destacou a evolução constante de Di Giannantonio.
“Estamos felizes em ter Fabio Di Giannantonio entre os nossos pilotos Ducati pelos próximos dois anos”, disse Gigi. “Diggia sempre mostrou uma grande confiança no nosso projeto, e a dedicação e o talento dele o levaram a crescer constantemente na MotoGP”, apontou.
“Estamos confiantes de que, junto com a VR46 e tendo uma Desmosedici GP oficial, ele terá ainda mais oportunidades de extrair o máximo potencial. Bem-vindo oficialmente à família Ducati, Fabio!”, encerrou.
Com o anúncio, resta apenas uma vaga na VR46. Além do ‘indício’ dado por Tardozzi, a própria VR46 já tinha manifestado o interesse em contra com Morbidelli, que é um integrante da Academia de Pilotos VR46.
A MotoGP volta às pistas entre os dias 16 e 18 de agosto com o GP da Áustria, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.