Di Giannantonio toma ponta na curva 1, escapa na Espanha e vence pela 1ª vez na Moto2
Fabio Di Giannantonio assumiu a liderança do GP da Espanha na largada e venceu a prova com autoridade, sem ser ameaçado pelos rivais. Marco Bezzecchi e Sam Lowes fecharam o pódio, com Raúl Fernández em quarto
Fabio Di Giannantonio" target="_blank">Fabio Di Giannantonio não deu chances para a concorrência no GP da Espanha. Com uma bela largada, o italiano assumiu a liderança no começo da disputa, dominou a corrida e venceu de ponta a ponta, entrando de vez na briga pelo título.
Foi também a primeira vitória do piloto da Gresini na Moto2 e a primeira da equipe desde a morte do dono Fausto Gresini, há dois meses, vítima da Covid-19.
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Marco Bezzecchi e Sam Lowes completaram o pódio em Jerez. Remy Gardner, Raúl Fernández, Xavi Vierge, Ai Ogura, Joe Roberts, Arón Canet e Marcel Schrotter fecharam os dez primeiros no circuito espanhol.
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Com o resultado desta quarta etapa da temporada, Gardner segue na liderança do Mundial, agora com três pontos de vantagem para Lowes. Fernández aparece em terceiro, seguido por Bezzecchi e Di Giannantonio. Todo o top-5 está coberto por 17 pontos.
No Mundial de Construtores, a Kalex, claro, soma cem pontos, 64 a mais que a Boscoscuro, fabricante da Speed Up. MV Agusta tem só 4 pontos no ano. Pelo Mundial de Equipes, a Red Bull KTM Ajo soma 132 pontos, 43 a mais que a Marc VDS. VR46, Gresini e Italtrans também estão entre as cinco melhores colocadas.
Jake Dixon desfalcou a corrida deste domingo em Jerez. O piloto da SRT sofreu uma queda no warm-up e acabou barrado pelos médicos após ser diagnosticado com uma concussão.
A Moto2 volta à ação no dia 16 de maio, com o GP da França, quinta etapa do calendário. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.
Saiba como foi o GP da Espanha de Moto2:
Em um domingo de sol, a Moto2 entrou na pista com a temperatura na casa dos 20°C, com o asfalto batendo os 36°C. O vento era apenas uma brisa leve, soprando a 2 km/h.
Para esta quarta etapa da temporada, a maioria dos pilotos optou pelo pneu dianteiro mais duro, com exceção de Gardner, Augusto Fernández, Albert Arenas e Somkiat Chanta, que foram com o mais macio. Na traseira, a Dunlop ofereceu uma única opção.
Na hora da largada, Gardner até saiu bem, mas foi Fabio Di Giannantonio quem mergulhou primeiro na curva 1. Augusto Fernández também saiu bem e se colocou em terceiro, seguido por Raúl Fernández e Xavi Vierge.
Sam Lowes logo foi ao ataque e tomou a quinta colocação de Vierge, que ficou para se defender de Marco Bezzecchi.
Imprimindo um ritmo forte, Di Giannantonio tratou de abrir 0s6 de margem na liderança já na abertura da terceira volta, com Raúl passando Augusto para pressionar Gardner pela terceira colocação.
Ainda na terceira volta, Augusto Fernández caiu na curva 6. Pouco depois, Nicolò Bulega também levou um tombo no mesmo ponto.
Enquanto isso, Di Giannantonio se afastou ainda mais, abrindo 0s9 de distância para Gardner. Raúl ia reduzindo o atraso, mas tinha Lowes se aproximando atrás. Bezzecchi também passou Vierge e vinha tentando chegar no britânico da Marc VDS.
Também neste começo de corrida, Somkiat Chantra abandonou após uma queda forte. Apesar do impacto, o piloto escapou sem lesões maiores.
Na oitava volta, Bezzecchi conseguiu passar Lowes para ocupar a quarta colocação, já 2s7 atrás de Di Giannantonio, que ia se afastando mais e mais do pelotão. Marco, porém, levou o troco do britânico, que não conseguiu sustentar a posição por muito tempo e retornou ao quinto lugar.
Rodando mais rápido, Raúl conseguiu tomar o segundo posto de Gardner e passou a remar para tentar encurtar a vantagem de Di Giannantonio, que estava em 2s5.
Remy, por outro lado, não conseguiu acompanhar o espanhol e nem tampouco manter a posição, já que foi superado por Bezzecchi pouco depois. Quinto, Lowes tinha 0s5 de atraso para o líder do Mundial.
Marco logo se afastou de Remy e foi tentando encostar em Raúl, que não conseguia se aproximar do líder. Com um ritmo sólido, Di Giannantonio tinha 2s4 de vantagem com nove voltas para o fim do GP de Portugal.
Quem também encerrou mais cedo a participação na corrida foi Simone Corsi. O piloto da MV Agusta caiu na curva 11 e viu a moto executar uma sequência de piruetas na brita de Jerez.
Com sete giros para o fim, Fernández conseguiu se aproximar um pouco de Di Giannantonio, reduzindo o atraso em relação ao piloto da Gresini para 2s1. Mas o espanhol é que estava mesmo ameaçado, já que Bezzecchi tinha só 0s2 de atraso. Gardner era o quarto, à frente de Lowes e Vierge.
Ainda na volta 17, Marco aproveitou a saída da curva 13, a Jorge Lorenzo, para passar Fernández e assumir o segundo posto, agora com 2s7 de atraso para Di Giannantonio.
Gardner também forçou o ritmo e conseguiu se aproximar de Fernández, ameaçando a posição do companheiro de equipe. No entanto, foi Lowes quem passou com um movimento agressivo, derrubando o australiano para a quinta colocação.
O britânico, aliás, decidiu movimentar o final da corrida e partiu para o ataque também na direção de Fernández. Sam assumiu o terceiro posto, com Gardner também superando o companheiro de equipe.
Ainda nas primeiras corridas na Moto2, Raúl acabou com os pneus esgotados e perdeu totalmente o contato com o companheiro de Ajo pouco depois, se afastando mais de 4s.
Assim, Di Giannantonio recebeu a bandeirada com 1s7 de vantagem para Bezzecchi, com Lowes ficando com o terceiro posto. Gardner foi o quarto, à frente de Fernández.
Moto2 2021, GP da Espanha, Jerez, Corrida:
1 | F DI GIANNANTONIO | Speed UP | 39:07.396 | 23 voltas |
2 | M BEZZECCHI | VR46 Kalex | +1.722 | |
3 | S LOWES | Marc VDS Kalex | +2.229 | |
4 | R GARDNER | Red Bull KTM Ajo Kalex | +3.019 | |
5 | R FERNÁNDEZ | Red Bull KTM Ajo Kalex | +8.571 | |
6 | X VIERGE | SIC Kalex | +12.181 | |
7 | A OGURA | Team Tady Kalex | +12.313 | |
8 | J ROBERTS | American Kalex | +12.523 | |
9 | A CANET | Aspar Speed Up | +14.407 | |
10 | M SCHROTTER | Intact Kalex | +17.152 | |
11 | M RAMÍREZ | American Kalex | +18.071 | |
12 | J NAVARRO | Speed UP | +18.720 | |
13 | S MANZI | Forward MV Agusta | +25.775 | |
14 | L BALDASSARRI | PONS Kalex | +25.896 | |
15 | B BENDSNEYDER | RW NTS | +27.326 | |
16 | L DALLA PORTA | Italtrans Kalex | +31.359 | |
17 | H SYAHRIN | Aspar Speed Up | +35.845 | |
18 | C VIETTI | VR46 Kalex | +36.433 | |
19 | T LÜTHI | Intact Kalex | +38.197 | |
20 | Y MONTELLA | Speed UP | +39.789 | |
21 | T ARBOLINO | Intact Kalex | +40.083 | |
22 | T HADA | RW NTS | +1:02.980 | |
23 | T MARCON | Forward MV Agusta | +1:20.544 | |
24 | C BEAUBIER | American Kalex | Abandonou | |
25 | S CORSI | Forward MV Agusta | Abandonou | |
26 | A ARENAS | Aspar Speed Up | Abandonou | |
27 | H GARZÓ | PONS Kalex | Abandonou | |
28 | S CHANTRA | Team Tady Kalex | Abandonou | |
29 | A FERNÁNDEZ | Marc VDS Kalex | Abandonou | |
30 | N BULEGA | Gresini Kalex | Abandonou |