Quartararo lista evoluções da Yamaha e diz que espera novo motor ainda em 2024

Fabio Quartararo contou que já teve quatro motores e quatro chassis diferentes ao longo da temporada 2024 e ainda deve receber novidades antes do fim do campeonato

A temporada 2024 da MotoGP está quase no fim, mas a Yamaha ainda não deu o trabalho por encerrado. Fabio Quartararo confirmou que deve receber uma nova configuração de motor e um chassi diferente ainda neste ano.

Por conta da queda de desempenho, a Yamaha está no grupo D do sistema de concessões da MotoGP, junto com a Honda. E, por isso, tem direito a um série de benesses, incluindo o direito de desenvolver o motor ao longo do ano.

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A casa de Iwata, então, tem usufruído deste direito e tentando evoluir a performance da YZR-M1. De acordo com Quartararo, já foram quatro motores testados ao longo do ano, assim como quatro chassis.

Às vésperas do GP da Tailândia, Fabio se mostrou confiante em um bom desempenho em Chang.

Fabio Quartararo destacou que a Yamaha está pensando constantemente em evoluir a moto (Foto: Yamaha)

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“Acho que a pista não será tão ruim para nós, especialmente em uma volta. Então, claramente, a meta é estar no Q2 a partir da tarde de amanhã e tentar alcançar um grande resultado”, disse Quartararo.

Na visão de Quartararo, o pneu traseiro de construção mais resistente que a Michelin levou para a Tailândia para lidar com o calor tropical e com o layout de Buriram pode ajudar a Yamaha, já que limita a performance das outras motos.

“[Tem um] pneu diferente que, para nós, não é uma grande diferença, mas acho que, para os outros, eles têm menos potencial com esse potencial. Então acho que isso pode ser importante”, ponderou. “Sabemos que nos falta aderência e, especialmente, aceleração e velocidade máxima nesta pista. Mas têm outras coisas que podemos tentar para controlar e sermos rápidos”, considerou.

Por falar em velocidade máxima, Fabio está usando um motor mais lento da Yamaha, já que é a especificação preferida dele, mas o francês ainda espera um novo propulsor para a YZR-M1 até o fim da temporada.

“É o que eu mais gosto, mas é também o mais lento. Então, infelizmente, perdemos em muitas áreas”, assumiu. “Teremos, acho, uma nova especificação, antes do fim da temporada com mais velocidade máxima. Isso é super importante, pois estamos perdendo muito em performance em linha reta”, ponderou.

Fabio apontou, contudo, que essa nova especificação não chega pensando em 2025.

“É uma mentalidade diferente, pois, com as concessões, nunca estamos pensando em 2025. Sempre pensamos em tornar a moto melhor e melhor”, explicou. “Mudamos o motor quatro vezes esse ano, quatro chassis, acho que teremos mais um antes de Valência. Não temos realmente uma moto 2025. A moto que estamos usando agora está apenas evoluindo passo a passo. Isso que eu estou dizendo”, detalhou.

“Acho que o teste de Valência será muito importante, pois também teremos algumas coisas diferentes, mas também o teste de pré-temporada com quatro motos, o shakedown”, apontou. “Temos muitos dias de testes, então acho que isso será muito importante para dar um passo à frente”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar neste fim de semana, com o GP da Tailândia, em Buriram, 18ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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