Quartararo passa por cirurgia no braço direito e foca em retorno em Le Mans

Fabio Quartararo não conseguiu escapar de uma cirurgia no braço direito. O piloto da Yamaha sofreu com síndrome compartimental em Jerez e se viu com graves problemas físicos

Fabio Quartararo terminou a corrida em desespero (Vídeo: MotoGP)

O que era apenas para ser uma bateria de exames para Fabio Quartararo acabou virando uma cirurgia. O piloto francês, que terminou o GP da Espanha com problemas físicos decorrentes de uma síndrome compartimental, passou com sucesso por uma intervenção no braço direito.

A cirurgia foi realizada no centro hospitalar de Aix-en-Provence, no sul da França. Quartararo ainda não recebeu alta, mas a expectativa da Yamaha é que seja possível disputar o GP da França, próximo do calendário, normalmente. A corrida em Le Mans está marcada para 16 de maio.

Dono da pole no GP da Espanha, Fabio era favorito à vitória e chegou a liderar boa parte das voltas. Isso até a síndrome compartimental se manifestar, fazendo o pilotos despencar na tabela. Ao fim das 25 voltas, Quartararo recebeu a bandeirada em 13º, 18s907 atrás de Jack Miller, o vencedor. A situação preocupante levou à decisão conjunta de tirar o piloto de 22 anos dos testes coletivos em Jerez.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Fabio Quartararo precisou de cirurgia no braço direito (Foto: Reprodução/Twitter)

Também conhecida como arm pump, a síndrome compartimental é resultado do aumento da pressão em uma determinada área do corpo, com a queda na perfusão sanguínea de músculos e órgãos. O problema é bastante frequente em pilotos de moto. Esta, inclusive, não é a primeira vez que Fabio é afetado pelo problema. Em 2019, ano que estreou na classe rainha, o francês foi submetido a uma cirurgia para tratar o problema.

A cirurgia é um novo obstáculo na caça de Quartararo ao título da MotoGP. O francês venceu duas das quatro primeiras corridas do ano, mas virou vice-líder após o resultado ruim em Jerez. São 64 pontos, pouco atrás do líder Francesco Bagnaia, com 66.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube