Aldeguer se recupera de erro no Catar e vence terceira prova seguida na Moto2

Fermín Aldeguer errou no começo da corrida em Lusail, caiu para a nona colocação, mas se recuperou de forma magistral para vencer mais uma vez na temporada. O campeão Pedro Acosta foi apenas o oitavo

Fermín Aldeguer comprovou mais uma vez a boa fase na Moto2 e ganhou mais alguns pontos com as equipes da MotoGP. Depois de perder uma pole que parecia garantida no Catar, o espanhol fez uma prova de recuperação depois de errar logo no começo, superou os adversários com facilidade e venceu com autoridade em Lusail, com quase dois segundos de vantagem. É a terceira conquista seguida do piloto no campeonato.

Manuel González novamente andou bem e ficou na segunda posição. O espanhol superou o compatriota Arón Canet com uma chegada incrível. Os dois dividiram os últimos metros e o piloto da moto #18 levou a melhor por apenas 0s008.

Ai Ogura ficou com a quarta colocação depois de bater Jake Dixon na última volta da prova. Somkiat Chantra foi o sexto, com Celestino Vietti, Pedro Acosta, Alonso López e o pole Joe Roberts completando o top-10 no Catar.

Moto2 volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Fermín Aldeguer venceu a terceira seguida na Moto2 (Foto: Speed Up)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi o GP do Catar da Moto2:

Achou que está calor só aqui no Brasil? Achou errado! A noite chegou no Catar, mas as altas temperaturas continuaram firmes, com termômetros na casa de 26ºC no ar e 30ºC na pista, além de ventos de apenas 3 km/h.

Na largada, Joe Roberts foi bem e impediu o ataque de Celestino Vietti na primeira curva, mantendo a liderança. Fermín Aldeguer foi bem também e subiu para o terceiro lugar, seguido por Arón Canet e Jake Dixon.

Joe Roberts largou bem e manteve a liderança do GP do Catar (Vídeo: MotoGP)

Quem largou mal, porém, foi Pedro Acosta. Campeão desta temporada, o espanhol foi engolido pelo pelotão e caiu para o 13º lugar na primeira volta.

Canet reagiu logo na primeira volta e tomou a segunda posição de Vieti. Aledeguer, por outro lado, errou no final da reta principal e despencou para o nono lugar.

Com um ritmo agressivo no início, Canet colocou por dentro na curva 6, mergulhou e superou Roberts para tomar a liderança. Dixon foi para a terceira posição.

Agressivo, Aron Canet ultrassou Joe Roberts e assumiu a liderança do GP do Catar (Vídeo: MotoGP)

Depois do começo alucinante, formou-se um quarteto na frente, com Canet, Roberts, Dixon e Manuel González separados por apenas 0s6.

A primeira vítima do dia foi Sean Dylan Kelly, que perdeu o controle e caiu na curva 3, causando bandeira amarela no início do traçado.

Na volta 6, Canet apertou o ritmo e passou a ampliar a vantagem, chegando a 0s6 para Roberts. O americano, porém, logo se recuperou e diminuiu para 0s3.

Em prova de recuperação, Aldeguer passou González na volta 8 e subiu para o quarto lugar. Dixon também reagiu e superou Roberts na briga pelo segundo lugar.

No oitavo giro, Arbolino perdeu o controle da moto e escapou da pista, retornando apenas no 11º lugar, no fim do pelotão. Ao mesmo tempo, Lukas Tulovic foi ao chão e abandonou a disputa.

Aproveitando o final da reta principal, Aldeguer passou Dixon e foi a segundo. Algumas curvas depois, o espanhol mergulhou por dentro contra Canet e assumiu a liderança com facilidade.

Fermín Aldeguer passou Aron Canet com facilidade e saltou para o primeiro lugar no Catar (Vídeo: MotoGP)

Com um ritmo avassalador, Aldeguer rapidamente abriu 0s6 para Canet e impediu qualquer chance de contra-ataque do adversário. Enquanto isso, o espanhol sofria pressão de Dixon e González na briga pelo segundo lugar.

González também foi para o ataque e passou Dixon, assumindo o terceiro lugar. Mais atrás, Ai Ogura já aparecia na quinta posição.

Aldeguer seguia em ritmo intenso. O espanhol fez a melhor volta da prova, com 1min57s712, e abriu mais de um segundo de vantagem para Canet. No giro seguinte, Fermín marcou 1min57s647 e novamente fez a volta mais rápido.

Outro abandono na prova foi de Kohta Nozane, que caiu no fim do pelotão e deixou a disputa em Lusail.

A 6 voltas para o fim, González superou Canet no final da reta principal e tomou o segundo lugar. Neste momento, porém estava 1s8 atrás do líder da prova.

No fim, ainda houve tempo para mais uma briga. Ogura foi para o ataque contra Dixon pelo quarto lugar, superando no início da penúltima volta. O britânico, porém, deu o troco no giro seguinte.

Na volta final, González e Canet trocaram de posição diversas vezes. Na linha de chegada, melhor para Manu, que superou o colega por apenas 0s009. Ogura bateu Dixon e fechou o top-5 na prova vencida por Aldeguer.

Em uma disputa acirrada na volta final, Manuel González passou Aron Canet na linha de chegada (Vídeo: MotoGP)

Moto2 2023, GP do Catar, Lusail, Corrida:

POSIÇÃOPILOTOEQUIPEDIFERENÇA
1F ALDEGUERSpeed UP Boscoscuro18 VOLTAS
2M GONZÁLEZVR46 Master Camp Kalex+2.643
3A CANETPONS Kalex+2.652
4A OGURATeam Asia Kalex+4.585
5J DIXONAspar Kalex+4.645
6C VIETTIFantic Kalex+5.936
7S CHANTRATeam Asia Kalex+6.212
8P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex+6.598
9A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+7.269
10T ARBOLINOMarc VDS Kalex+11.302
11J ROBERTSItaltrans Kalex+11.565
12S LOWESMarc VDS Kalex+11.663
13M RAMÍREZAmerican Kalex+16.105
14D BINDERIntactGP Kalex+16.306
15J ALCOBAGresini Kalex+19.293
16D FOGGIAItaltrans Kalex+19.513
17S GARCIAPONS Kalex+19.602
18B BALTUSRW Kalex+19.968
19Z VAN DEN GOORBERGHRW Kalex+23.303
20A ESCRIGForward+25.075
21A ARENASRed Bull KTM Ajo Kalex28,571
22B BENDSNEYDERSAG Kalex+28.636
23I GUEVARAAspar Kalex+30.571
24R SKINNERAmerican Kalex+32.413
25T HADASAG Kalex+35.127
26M CASADEIFantic Kalex+36.741
27K NOZANEVR46 Master Camp KalexNão completou
28L TULOVICIntactGP KalexNão completou
29S KELLYForwardNão completou
30F SALACGresini KalexNão largou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.