FIM vê equilíbrio de culpa e deixa incidente entre Bagnaia e Álex Márquez sem punição

O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) revisou o incidente entre Francesco Bagnaia e Álex Márquez no GP de Aragão, mas não considerou nenhum dos pilotos como “predominantemente responsável pelo incidente”

O acidente de Bagnaia e Álex Márquez no fim da prova (Vídeo: Reprodução/Aragón Deporte)

O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) deixou passar em branco o incidente entre Francesco Bagnaia e Álex Márquez no GP de Aragão de domingo (1). Os fiscais não consideram apontar um dos pilotos como “predominantemente responsável” pelo lance.

Restando cinco voltas para o fim, Pecco vinha cortando a diferença para Álex, que escapou da linha na curva 12. Na sequência, o #1 ficou um pouquinho à frente, mas, no ápice da 13, Márquez ficou sem espaço, os dois se tocaram e caíram de maneira forte. Apesar do susto, nenhum dos dois se feriu com gravidade.

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Enquanto Bagnaia acusa Álex de não ter parado de acelerar até tirá-lo da corrida, o mais novo dos irmãos Márquez considera que o titular da Ducati era o único com chance de evitar o contato, já que tinha visão do que estava acontecendo.

O Painel ouviu os dois pilotos, analisou imagens e os dados de telemetria, mas não conseguir ir além de um equilíbrio de responsabilidades.

Álex Márquez e Francesco Bagnaia não concordaram sobre acidente em Aragão (Foto: Divulgação/MotoGP)

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“O incidente entre Bagnaia #1 e Márquez #73 na volta 18, na curva 13, foi colocado sob investigação e revisado depois da corrida”, começou o Painel. “Os Comissários da FIM na MotoGP entrevistaram os dois pilotos e ouviram a explicação do incidente das duas perspectivas, assim como revisou múltiplas transmissões e outras imagens disponíveis e dados da moto”, continuou.

“Durante a audiência, os dois pilotos explicaram que os níveis de aderência fora da linha de corrida eram difíceis, e a opinião dos Comissários é de que este foi um fator que contribuiu, neste caso, com a habilidade dos pilotos de ter opções para evitar contato”, apontou. “A conclusão dos Comissários da FIM na MotoGP depois de considerar todos os pontos, e sem nenhum fator de evidência conclusivo, é que nenhum dos dois pilotos pode ser determinado como predominantemente responsável pelo incidente”, completou.

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