Foggia escapa na volta final e vence primeira na Moto3 no GP da Tchéquia
O piloto da Leopard colocou a Honda no topo do pódio do GP da Tchéquia ao receber a bandeirada com 0s205 de vantagem para Albert Arenas. Ai Ogura completa o pódio
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O grande dia de Dennis Foggia no Mundial de Motovelocidade, enfim, chegou. O piloto da Leopard foi certeiro neste domingo (9), soube controlar a concorrência e, com uma atuação sem erros na volta final, abriu vantagem para cruzar a linha de chegada com 0s205 de folga e vencer pela primeira vez na Moto3.
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No apagar das luzes, Gabriel Rodrigo saiu bem e tomou a ponta, mas logo depois deu uma bela sacudida e vou Albert Arenas assumir o comando. O piloto da Aspar, porém, não consolidou a liderança, que foi assumida por Dennis Foggia.
O piloto da Leopard se manteve na liderança por seguidas voltas, mas sem conseguir abrir uma vantagem decisiva. Enquanto isso, os rivais foram mudando: Tatsuki Suzuki e Jaume Masià caíram e abandonaram. Tony Arbolino errou e despencou no pelotão.
Na reta final da disputa em Brno, a pressão no italiano da Leopard aumento. Ai Ogura chegou a tomar brevemente a liderança, mas Dennis conseguiu dar o troco e voltar ao comando, abrindo um respiro crucial.
Nos metros finais, o #7 não encontrou rivais e viu a bandeirada com 0s205 de vantagem para Albert Arenas, o líder do Mundial. Ai Ogura apareceu só 0s046 atrás para ficar com o terceiro posto.
Niccolò Antonelli ficou com o quarto posto, seguido por John McPhee e Raúl Fernández. Jeremy Alcoba ficou em sétimo, com o photo-finish decidindo a disputa pelo oitavo lugar em favor de Arbolino, com Romano Fenati aparecendo em nono, 0s001 atrás. Stefano Nepa fecha o top-10.
Com o resultado desta quarta etapa da temporada 2020 da Moto3, Arenas chegou aos 70 pontos e lidera o campeonato com 18 de frente para Ogura. McPhee tem a terceira colocação, seguido por Suzuki, Raúl Fernández, Foggia, Arbolino, Celestino Vietti e Gabriel Rodrigo. Jeremy Alcoba completa o top-10, 42 pontos atrás do líder.
Na disputa entre os construtores, a Honda lidera com 90 pontos, só quatro a mais que a KTM. A Husqvarna aparece na lanterna, com só 17 tentos. A Aspar lidera a disputa do Mundial de Equipes, à frente da Sic58.
Saiba como foi o GP da Tchéquia de Moto3:
A Moto3 foi a primeira das classes a correr o GP da Tchéquia neste domingo. Quando alinhou para o grid de largada, o céu estava claro e o tempo quente, com termômetro atingindo 28ºC e o asfalto batendo 37ºC. A umidade estava a 51% e uma leve brisa soprava a 3 km/h.
Quem largou da pole-position foi Raúl Fernández, sua primeira posição de honra do grid na categoria. Saindo ao seu lado estava o argentino Gabriel Rodrigo, com Tatsuki Suzuki completando a primeira fila do pelotão.
Albert Arenas, atual líder da classificação, precisaria escalar algumas posições ao longo da prova, pois conseguiu apenas o sétimo posto para a largada. Davide Pizzoli teria de largar do fundo do grid e cumprir uma punição de volta longa por pilotagem irresponsável durante o Q1.
Largada autorizada em Brno, com Raúl caindo para a terceira colocação. Na briga pela primeira colocação, Gabriel chegou a pular para a ponta, mas Arenas teve excelente saída e era o primeiro colocado.
Quando tentava se aproximar do #75 da Aspar, o argentino da Gresini sofreu um forte highside e quase foi ao chão. Mas o piloto conseguiu controlar a moto, mas perdeu diversas colocações e acabou em oitavo.
No fim do primeiro giro, Albert liderava o pelotão já com uma vantagem de 0s854. Tony Arbolino é que aparecia na segunda colocação, com Ai Ogura, Fernández e Suzuki completando os cinco primeiros.
Tony tentava usar o vácuo para se aproximar do espanhol, conseguindo tirar 0s6 de desvantagem. Entretanto, precisou lidar com a pressão de Fernández, não conseguiu segurar o piloto da Red Bull KTM Ajo e caiu para terceiro.
As coisas estavam bastante próximas no circuito tcheco com os primeiros 11 pilotos separados por apenas 1s007. O pelotão que brigava pelas primeiras colocações tinha nada menos que oito pilotos.
Quando estava na segunda colocação, Suzuki cometeu um pequeno erro, levando a moto ao limite e quase caindo. O japonês da SIC58 conseguiu controlar o lance, mas acabou caindo para quarto.
Dennis Foggia tratou de se intrometer na batalha pelas primeiras colocações. O italiano saltou para a primeira colocação e vinha imprimindo grande ritmo. O piloto da Leopard virava mais rápido em todos os setores do circuito tcheco, abrindo mais de 0s2 para o restante do pelotão.
Enquanto isso, Arenas caiu para o terceiro posto, com Ogura também passando o líder da classificação. Entretanto, o espanhol da Aspar conseguiu voltar para a segunda colocação. O piloto estava apenas a 0s081 do primeiro colocado.
Com dez voltas para o final, a ordem na pista era Foggia, Arenas, Arbolino, Ogura, Fernádez, Suzuki, John McPhee, Jaume Masià, Nicolò Antonelli e Jeremy Alcoba.
Na reta final da disputa, duas quedas foram vistas. Maximiliam Kofler foi o primeiro a ir ao chão, com Alonso López caindo logo depois. Suzuki, que estava entre as primeiras colocações, também acabou levando um tombo.
Com a ordem do momento, Arenas seguia como líder da classificação, com a vice-liderança passando para as mãos de McPhee. Ogura vinha em terceiro, com Suzuki e Arbolino fechando o top-5.
As coisas estavam movimentadas em Brno e ainda era impossível cravar qual seria o resultado final. Faltando apenas seis voltas para a bandeira quadriculada, Foggia era o líder, enquanto Arenas caiu para a quinta posição.
Foggia tentava se desprender do restante dos pilotos e começou a ganhar pequeno respiro. O piloto da Leopard conseguiu vantagem de 0s331 para Masià, o segundo colocado. Entretanto as coisas ainda mudariam.
O titular da Leopard, companheiro do ponteiro da prova, acabou perdendo a frente de sua moto e foi ao chão, abandonando a prova com duas voltas para o fim. Quem herdou a segunda posição foi Ogura.
Os últimos metros tinham nove pilotos brigando pelas posições da ponta. Foggia e Ogura protagonizaram um belo embate, com Arenas entrando na briga, com os pilotos chegando a ficar lado a lado na briga. O primeiro pelotão tinha oito pilotos na disputa.
Bandeira quadriculada e a vitória ficou com Foggia, sua primeira vitória na Moto3, terceiro pódio na classe. Arenas foi o segundo colocado, com Ogura completando o pódio do dia.
Moto3 2020, GP da Tchéquia, Brno, Final:
1 | D FOGGIA | Leopard Honda | 39:06.370 | 18 voltas |
2 | A ARENAS | Aspar KTM | +0.205 | |
3 | A OGURA | Asia Honda | +0.251 | |
4 | N ANTONELLI | SIC58 Honda | +0.381 | |
5 | J MCPHEE | SIC HONDA | +0.509 | |
6 | R FERNANDEZ | Red Bull KTM Ajo | +0.808 | |
7 | J ALCOBA | Gresini Honda | +0.889 | |
8 | T ARBOLINO | Snipers Honda | +1.647 | |
9 | R FENATI | MAX Husqvarna | +1.648 | |
10 | S NEPA | Aspar KTM | +8.815 | |
11 | K TOBA | Red Bull KTM Ajo | +8.828 | |
12 | D BINDER | CIP KTM | +8.849 | |
13 | C VIETTI | VR46 KTM | +8.866 | |
14 | A MIGNO | VR46 KTM | +8.986 | |
15 | D ÖNCÜ | Tech3 KTM | +9.089 | |
16 | S GARCIA | Estrella Galicia 0,0 Honda | +9.124 | |
17 | R YAMANAKA | Estrella Galicia 0,0 Honda | +9.589 | |
18 | C TATAY | Avintia KTM | +9.723 | |
19 | G RODRIGO | Gresini Honda | +12.594 | |
20 | A SASAKI | Tech3 KTM | +12.656 | |
21 | B BALTUS | Prüstel KTM | +23.720 | |
22 | K PAWI | SIC Honda | +23.766 | |
23 | J DUPASQUIER | Prüstel KTM | +31.955 | |
24 | D PIZZOLI | RBA KTM | +36.734 | |
25 | F SALAC | Snipers Honda | +47.046 | |
J MASIÀ | Leopard Honda | NC | ||
Y KUNII | Asia Honda | NC | ||
T SUZUKI | SIC58 Honda | NC | ||
A LÓPEZ | MAX Husqvarna | NC | ||
M KOFLER | CIP KTM | NC | ||
R ROSSI | RBA KTM | NC |
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